O mar baixou no sábado e as manobras aéreas ganharam espaço no último sábado em Haleiwa, North Shore de Oahu, Hawaii.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Esquerdas de 1,5 metros apareceram e formaram rampas perfeitas para os voos de frontside de Gabriel Medina, que atingiu o segundo maior placar – 17.00 pontos – do Reef Hawaiian Pro em sua estreia na Tríplice Coroa Havaiana de 2012.
Além dele, os catarinenses Alejo Muniz e Willian Cardoso e o potiguar Jadson André, também passaram para as oitavas de final na primeira das duas etapas seguidas do ASP World Prime no Hawaii.
Só que os quatro brasileiros irão competir juntos em duas baterias. Na sexta oitava de final, Alejo Muniz e Willian Cardoso enfrentam os experientes australianos Tom Whitaker e Nathan Hedge.
Já Gabriel Medina e Jadson André, que necessita de ótimos resultados para permanecer na elite dos top-34 para o WCT de 2013, vão disputar as últimas vagas para as quartas de final contra o jovem australiano Perth Standlick e o havaiano Gavin Gillette.
Estas duas provas do ASP Prime são decisivas para fechar o grupo dos dez surfistas que o ranking mundial unificado classifica para completar a elite dos top-34 do ASP World Tour.
Com a atualização dos resultados do Reef Hawaiian Pro, a derrota do cearense Heitor Alves para Dane Reynolds (EUA) e Nathan Hedge (AUS), lhe custou a saída do G-10 do ASP World Ranking. O carioca Raoni Monteiro, que não foi competir em Haleiwa, também caiu, com ambos sendo ultrapassados pelo americano Brett Simpson e o australiano Kieren Perrow.
O catarinense Jean da Silva também perdeu em sua primeira apresentação em Haleiwa na sexta-feira e é o próximo ameaçado. Principalmente pelos havaianos Sebastien Zietz e Fredrick Patacchia, que já passaram para as quartas de final nas duas baterias das oitavas que fecharam o sábado no Hawaii. Eles superam os 14.200 pontos do atual campeão sul-americano da ASP South America, se alcançarem as semifinais no Reef Hawaiian Pro.
Vitórias brasileiras Willian Cardoso também fazia parte do pelotão dos quatro brasileiros que fechavam o G-10 antes da Tríplice Coroa Havaiana, mas continua defendendo a sua vaga e está invicto em Haleiwa. No sábado, conquistou a primeira das três vitórias verde-amarelas do dia e subiu da 29.a para a 28.a posição no ranking que, no momento, está garantindo até o 31.o colocado para o WCT do ano que vem, que passou a ser Jean da Silva.
O também catarinense Alejo Muniz ganhou a bateria seguinte e já tem sua permanência confirmada entre os top-34 por mais uma temporada. Assim como Gabriel Medina, que venceu o último confronto da terceira fase com os seus aéreos-reverse perfeitos de frontside nas esquerdas que estavam entrando no sábado de mar pequeno em Haleiwa, em se tratando de Hawaii. O também paulista Wiggolly Dantas cometeu interferência nesta bateria e foi um dos seis brasileiros eliminados na rodada de estreia das principais estrelas do Reef Hawaiian Pro.
Seis eliminados O primeiro a cair foi o guarujaense Jessé Mendes, que ficou em último no confronto mais esperado do dia, com Kelly Slater e Sunny Garcia confirmando o favoritismo. Duas baterias depois, o cearense Heitor Alves foi barrado por Dane Reynolds e Nathan Hedge. O paulista Alex Ribeiro perdeu na que foi vencida por Willian Cardoso, o mesmo acontecendo com Filipe Toledo, que igualmente ficou em último na que Jadson André se classificou em segundo na vitória do havaiano Keanu Asing.
Foi marcada uma chamada para a continuação das oitavas de final no domingo, porém, como o mar continuou perdendo pressão no sábado e baixando em Haleiwa, a expectativa é de que a comissão técnica do Reef Hawaiian Pro aguarde a entrada do swell que já aparece nas previsões para entrar nos últimos dias do prazo do evento, que vai até o próximo domingo ainda, dia 25.
Baterias pendentes das oitavas de final
3 Michel Bourez (Tah), CJ Hobgood (EUA), Matt Wilkinson (Aus) e Sunny Garcia (Haw)
4 Kelly Slater (EUA), Patrick Gudauskas (EUA), Brett Simpson (EUA) e Cory Lopez (EUA)
5 John John Florence (Haw), Dane Reynolds (EUA), Dusty Payne (Haw) e Kekoa Bacalso (Haw)
6 Alejo Muniz (Bra), Willian Cardoso (Bra), Tom Whitaker (Aus) e Nathan Hedge (Aus)
7 Bede Durbidge (Aus), Ezekiel Lau (Haw), Keanu Asing (Haw) e Evan Valiere (Haw)
8 Gabriel Medina (Bra), Jadson André (Bra), Perth Standlick (Aus) e Gavin Gillette (Haw)