Coca-Cola Quiksilver

Medina no show da virada

Gabriel Medina, Coca-Cola Quiksilver Prime 2012, Itaúna, Saquarema (RJ)

Gabriel Medina levanta a torcida com virada nas oitavas-de-final. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.
Alex Ribeiro é o outro brasileiro na briga pelo título. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Os paulistas Gabriel Medina e Alex Ribeiro continuam na briga pelo título do Coca-Cola Quiksilver Prime 2012 na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver a entrevista de Medina


Clique aqui para ver a entrevista de Alex Ribeiro

 

Dos sete representantes do país que chegaram ao quarto dia de competição, cinco foram eliminados neste sábado e apenas Medina e Alex seguem em busca dos US$ 40 mil oferecidos ao campeão do evento.

Hizunomê Bettero, Jean da Silva, Willian Cardoso, Filipe Toledo e Wiggolly Dantas perderam em baterias acirradas e despediram-se do evento na nona posição, com 2.400 pontos no ranking da divisão de acesso ao World Tour.

 

As ondas melhoraram neste sábado em Itaúna e proporcionaram bons momentos para Alex Ribeiro e Gabriel Medina brilharem nas oitavas-de-final da etapa Prime em Saquarema.

Primeiro foi a vez de Alex Ribeiro acelerar nas séries de 1,5 metros e dar um verdadeiro show de rasgadas e aéreos na vitória sobre o francês Romain Cloitre.

Surfista da Praia Grande, Alex teve a tranquilidade de um gigante na quarta bateria das oitavas e cravou nota 9.00, a maior da disputa, com uma sequência de rasgadas e um aéreo na finalização.

Cloitre tentou reverter a situação e soltou as pauladas de backside, mas anotou 6.83 em sua melhor onda e perdeu o confronto por 15.07 a 11.16.

O resultado já é o melhor de Alex Ribeiro em etapas do circuito mundial. Agora o brasileiro encara o norte-americano Kolohe Andino na segunda bateria das quartas-de-final.

 

Show da virada Em uma bateria de fortes emoções, o brasileiro Gabriel Medina virou para cima do espanhol Jonathan Gonzalez e carimbou seu passaporte às oitavas-de-final em grande estilo.

Medina não teve vida fácil durante toda a bateria e chegou a quebrar sua prancha na metade da disputa, quando viu o atleta das Ilhas Canárias somar duas notas 5.83 e disparar na liderança. O brasileiro passou a precisar de nota 8.16 para virar.

Sem a prioridade, o atleta de Maresias atacou todas as ondas que apareciam em sua frente e diminuiu um pouco a diferença. Passou a buscar uma nota 7.49.

 

Quando as esperanças já começavam a diminuir, Medina tratou de provar que com ele não tem batalha perdida.

 

Na sua última tentativa, em uma onda aparentemente sem força, ele soltou dois aéreos muito altos de frontside e conseguiu 8.93 pontos para pular na frente e levar a torcida brasileira ao delírio em Saquarema.

 

O placar final ficou em 13.10 a 11.66. Medina é o adversário do australiano Matt Wilkinson nas quartas-de-final.

##

Kai Otton luta pelo bicampeonato em Saquarema. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.
Matt Wilkinson encara Medina no duelo entre os tops do World Tour. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Primeira baixa O ubatubense Hizunomê Bettero foi eliminado pelo havaiano Sebastien Zietz no duelo que abriu o Coca-Cola Quiksilver 2012 neste sábado em Itaúna, Saquarema (RJ).

 

Zietz, que já havia derrotado Simão Romão na repescagem, confirmou a fama de carrasco dos brasileiros e aplicou a virada sobre Bettero na contagem regressiva.

 

O confronto foi bastante equilibrado e, depois de um início tímido, Hizunomê conseguiu a liderança com 6.17 e 4.77 em duas esquerdas rabiscadas até o inside.

 

Mas, ao contrário dos últimos dias, o ubatubense preferiu não arriscar nas manobras progressivas e viu Sebastien conseguir uma boa sequência de rasgadas nos segundos finais.

O havaiano precisava de 4.95 e conseguiu 5.10 para vencer por 11.10 a 10.94.

Brasil x EUA
No primeiro duelo Brasil x EUA entre Jean da Silva e Kolohe Andino, quem levou a melhor foi o jovem surfista de San Clemente, Califórnia.

As ondas ficaram clássicas para mais uma bateria de alto nível em Itaúna. Jean largou na frente com 8.17 pontos em uma bela esquerda de frontside, mas Kolohe reagiu rápido e cravou 7.17 na onda de trás.

O brasileiro estava na frente e com a prioridade, mas perdeu a vantagem em uma onda sem expressão e deixou o caminho livre para Kolohe descer um tubaço de backside e anotar 9.57, a maior nota do dia.

Jean precisou de 8.58, mas as séries pararam de bombar em Saquarema e o placar terminou em 16.74 a 8.90 para o norte-americano.

 

No segundo confronto entre um brasileiro e um norte-americano, Nathan Yeomans levou a melhor sobre Filipe Toledo por 13.10 a 9.67. Yeomans trabalhou muito bem de frontside e deu poucas chances ao jovem surfista de Ubatuba.

 

Mais perdas Willian Cardoso e o australiano Matt Wilkinson fizeram uma das baterias mais aguardadas das oitavas-de-final do Coca-Cola Quiksilver.

 

As séries, que bombaram na bateria anterior entre Romain Cloitre e Alex Ribeiro, resolveram dar uma pausa para o azar do brasileiro, inspirado nos primeiros dias de evento.

 

A três minutos do final, Willian passou a seção com velocidade e soltou a rasgada de backside para anotar 3.50 e pular na frente com 0.50 pontos de vantagem.

Experiente, Wilko precisou de apenas 1.50 pontos e ainda tinha a prioridade na bateria. A poucos segundos do apito da buzina, o aussie descolou 2.13 para avançar às quartas-de-final com a vitória de 8.96 a 8.33.

 

Na penúltima bateria do dia, o paulista Wiggolly Dantas travou uma batalha acirrada contra o havaiano Keanu Asing.

 

Em mais um final emocionante, o havaiano precisava de 6.86 e virou para cima do brasileiro com 6.90 em uma onda bem mesclada com batidas e rasgadas de frontside.

 

Rumo ao bi O australiano Kai Otton segue vivo na briga pelo bicampeonato do Coca-Cola Quiksilver 2012. Na única bateria que não reuniu brasileiros neste sábado, Otton despachou o conterrâneo Perth Standlick por 16.27 a 8.50.

Com uma performance consistente, o atual campeão somou 7.67 e 8.60 para deixar Standlick em combinação de notas para virar o placar.

 

Uma nova chamada acontece neste domingo às 8:30 horas.

Confira mais fotos em nossas próximas atualizações.

 

Oitavas-de-final

 

1 Sebastien Zietz (Haw) 11.10 x 10.94 Hizunomê Bettero (Bra)
2 Kai Otton (Aus) 16.27 x 8.50 Perth Standlick (Aus)
3 Kolohe Andino (EUA) 16.74 x 8.90 Jean da Silva (Bra)
4 Alex Ribeiro (Bra) 15.07 x 11.16 Romain Cloitre (Fra)
5 Matt Wilkinson (Aus) 8.96 x 8.33 Willian Cardoso (Bra)
6 Gabriel Medina (Bra) 13.10 x 11.66 Jonathan Gonzalez (CNY)
7 Keanu Asing (Haw) 12.67 x 12.63 Wiggolly Dantas (Bra)
8 Nathan Yeomans (EUA) 13.10 x 9.67 Filipe Toledo (Bra)

 

Quartas-de-final

 

1 Sebastien Zietz (Haw) x Kai Otton (Aus)
2 Kolohe Andino (EUA) x Alex Ribeiro (Bra)

3 Matt Wilkinson (Aus) x Gabriel Medina (Bra)

4 Keanu Asing (Haw) x Nathan Yeomans (EUA)

Exit mobile version