Quiksilver ISA Junior

Medina quebra na final

Gabriel Medina, Quiksilver ISA Junior 2010, Piha, Nova Zelândia

Com atuação histórica, Gabriel Medina conquista o Quiksilver ISA Junior 2010. Foto: Cory Scott / ISA.
Desempenho do brasileiro é elogiado pelo inglês Martin Potter, campeão mundial em 1989. Foto: Cory Scott / ISA.

Com uma atuação simplesmente sensacional, o brasileiro Gabriel Medina arrebentou com os adversários para vencer o Quiksilver ISA Junior 2010 na praia de Piha, Nova Zelândia.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

O surfista de São Sebastião (SP) somou incríveis 19.90 (notas 10 e 9.90) para derrotar o aussie Jordin Watson (14.92), o tahitiano Tamaroa McComb (14.9O) e o sul-africano Beyrick de Vries (12.96).

 

Para se ter ideia do show do brasileiro, ele se deu ao luxo de descartar notas 9.46, 8.50, 8.20 e 7.40, sendo que entre os adversários, o que conseguiu uma nota mais ou menos próxima foi Jordin Watson, um 7.60.

 

Em condições similares às do dia anterior, acordamos para assistir um garoto de 16 anos brilhar, ou melhor, arrepiar em Piha!

 

Gabriel usou e abusou das manobras progressivas, além de não falhar em nenhum quesito da velha e tradicional linha de surf.

 

Com muita polidez e harmonia, o menino demoliu as paredes com pressão, jogando muita água para cima. Sem falar nos aéreos, que alcançaram alturas extraordinárias.

 

Neozelandeses, franceses, tahitianos e todas as outras pessoas presentes aplaudiram de pé a uma das mais impressionantes performances já vistas na historia da ISA – palavras do mestre Martin Potter, muito impressionado com a apresentação de Gabriel.

 

O dia do campeão começou em uma bateria tranquila contra o francês Dimitri Ouvre e os havaianos Keanu Aising e Tanner Hendrickson. Muita onda surfada e um alto nível de surf apresentado pelo havaiano Tanner.

 

Gabriel e Tanner conquistaram a vaga para a final da repescagem. O eliminado Dimitri foi o melhor francês no evento. Com um desempenho muito bom, ele provou que a França é uma das novas potências do surf mundial.

 

Com a pausa para a próxima bateria e a mudança de maré, as ondas de Piha Sul começaram a mudar de banco e as famosas esquerdas de The Bar voltaram a funcionar para a grande final da repescagem, onde o campeão e o vice conquistariam a vaga para a finalíssima.

 

A bateria contava com Gabriel Medina, o havaiano Tanner Hendrickson, o tahitiano Tamaroa McComb e o português Frederico de Morais. Gabriel surfou com muita maestria e levou a vaga junto com o tahitiano.

 

Tudo pronto para a grande final. Atletas do Brasil, Tahiti, África do Sul e Austrália duelavam pelo título mais cobiçado da categoria Masculina. Mal sabíamos que estávamos a momentos de presenciar um dos maiores shows de surf já apresentado em competições oficiais da ISA.

 

O Super Medina abusou dos aéreos, tail slides, big floaters, batidas invertendo muito o bico para a parte de dento da onda e sempre com muita água para cima.

 

A cada manobra o público presente ia ao delírio. Mais loucura ainda era quando vinham os scores que, de forma crescente, chegaram aos perfeitos 10 pontos. Isso foi em uma onda em que ele bateu muito forte e aplicou um monster grab 360º aerial na sequencia. A nota deixou os adversários precisando de combinação de notas para virar a bateria. Gabriel deixou a água com um 10 e um 9.90.

 

Ele quase igualou seu próprio feito de conquistar duas notas dez em uma final (a outra foi no Quiksilver King of the Groms 2009, em setembro na França). Caso isso tivesse acontecido, ele teria sido o primeiro surfista a fazer isso em duas finais diferentes, superando o eneacampeão mundial Kelly Slater.

 

Festa brasileira na praia. Todos na areia prontos para receber o campeão e trazê-lo ao lugar mais alto do pódio. Hino nacional brasileiro em Piha cantado por atletas, comissão técnica e todos os brasileiros presentes. Que festa para Gabriel!

 

Também foram importantes as participações do diretor técnico Marcos Bukão, pois sem sua ajuda o Brasil não teria a chance de ter competido nos jogos da ISA; Charles Medina, que adotou e foi o responsável pelos meninos; a comissão técnica do Brasil e a equipe da Beach & Byte.

 

A próxima parada da ISA acontece em outubro, no Peru. (Colaboraram Chico Padilha e Dimas Menelau).

 

Atualizado às 14:50.

 

Resultados do Quiksilver ISA Junior 2010

 

Masculino sub-18

 

1 Gabriel Medina (Bra)

2 Jordi Watson (Aus)

3 Tamaroa McComb (Tah)

4 Beyrick de Vries (Afr)

 

Feminino sub-18

 

1 Tyler Wright (Aus)

2 Alessa Quizon (Haw)

3 Sarah Baum (Afr)

4 Lakey Peterson (EUA)


Masculino sub-16

 

1 Matt Banting  (Aus)

2 Jake Halstead (EUA)

3 Koa Smith (Haw)

4 Hiroti Arai (Jap)

 

Equipes

 

1 Austrália

2 Hawaii

3 EUA

 

Exit mobile version