Diego Meinha vence última etapa no Guarujá e fica com o título do Okdok Paulista na categoria Open. Foto: Ivan Storti / fotosport.com.br. |
Clique aqui para ver as fotos
A Longboard e a Feminina reservaram mais emoção e foram definidas somente na final. Vale destacar que, nas quatro categorias, os vencedores da etapa faturaram os títulos da temporada, sendo que Luana Coutinho assegurou o tricampeonato.
Campeões do circuito fazem a festa no pódio. Foto: Ivan Storti / fotosport.com.br. |
O novo campeão começou a decisão em desvantagem – enquanto Rodney ia muito bem – mas com uma onda 7,5 pontos virou o resultado. ?Por ele (Rodney) ser local, tinha mais chances, mas procurei ficar tranquilo e deu certo?, afirmou.
Além de Rodney, ele tinha como rival Carlos Bahia, então líder, que não disputou a etapa e torcia contra, do Rio de Janeiro, via internet, mas acabou como vice-campeão.
?Não acreditei que venci a etapa e levei o título. Estou muito feliz e dedico essa conquista ao Olimpinho?, comentou Kleber, referindo-se ao ex-campeão brasileiro, que foi assassinado recentemente no Rio de Janeiro.
O guarujaense Marcelinho do Tombo ainda ficou em segunda lugar e Rodney terminou na terceira posição, à frente de Adriano Lima, também do Guarujá.
A decisão feminina também teve momentos emocionantes. Luana Coutinho surfou superando fortes dores no joelho para chegar ao tricampeonato estadual. Na final, ela garantiu a vitória com uma nota 8, numa esquerda muito boa. Juciele ainda tentou reagir, mas depois ainda cometeu interferência e foi punida com a perda da metade de sua segunda melhor nota.
?O joelho doeu muito, mas agora posso parar e tratar, porque consegui o tri. Foi superação?, disse a surfista de 17 anos, que em 2007 pretende se concentrar nas disputas profissionais, depois de tratar o lesão no menisco. Juciele ainda terminou na segunda colocação, o que lhe valeu o vice-campeonato. Outras duas ubatubenses da nova geração, Camila Cássia e Natali Paola, chegaram novamente à final e terminaram em terceiro e quarto lugares, as mesmas colocações no ranking 2006.
Na disputa Open, 12 surfistas competiram em Guarujá com chances de chegar ao título e o título foi definido ainda na semi, quando Dodô Veiga, de Praia Grande, e Diego Charleaux, de Ubatuba, perderam em suas baterias, e Diego Meinha foi o único candidato a avançar para a decisão. Surfando sem pressão, ele ainda garantiu a segunda vitória seguida no Circuito para ratificar a conquista.
?Sinceramente, não esperava por isso. Ainda mais ganhar a etapa. Sabia que estava difícil, com bons surfistas brigando. Foi maravilhoso?, comemorou o campeão, de 20 anos, que ainda não sabe o que fará na próxima temporada. ?Estou pensando se viro profissional ou não. Vou pensar com calma?, revelou. Na etapa, Rene Oliveira, de São Sebastião, que uma semana antes faturou o título paulista universitário, ficou com o 2º lugar, seguido de seu conterrâneo, Adriano Camargo, e do guarujaense Dárcio Dias.
##
Luana Coutinho é tricampeã paulista. Foto: Ivan Storti / fotosport.com.br. |
Clique aqui para ver as fotos
O título foi garantido ao chegar à semifinal, mas na decisão, ele mostrou um surf consistente e com um 8,5 não deu chances aos rivais.
Na água, três títulos brasileiros profissionais ? um do próprio Paulinho, aliás, o primeiro da história da Abrasp, em 1987, e dois do ubatubense Ricardo Toledo, em 91 e 95.
Paulo Matos, 43, conquista seu primeiro título master. Foto: Ivan Storti / fotosport.com.br. |
Douglas Lima, de São Sebastião, ficou na terceira posição e o estreante na categoria, Roberto Versa, de Praia Grande, completou o pódio.
Aos 43 anos de idade, Paulinho vibrou muito com a primeira conquista master, já avisando que não pretende parar de competir como profissional.
?Enquanto Deus me der vida e saúde, vou continuar surfando, competindo e quero voltar a me destacar entre os pro. Esse título me deu muito ânimo. Foi uma alegria ver que tem muita gente de nível competindo e fui campeão. Essa conquista é graças a uma pessoa que acreditou no meu potencial, o Jorge Araújo, da Herbalife, que investiu e o resultado veio. Também tem a Ripwave e o Duda Castex, que me ajudaram?, destacou.
Além das disputas, a final do Okdok teve como atração a demonstração de surf foil com o big rider Jorge Pacelli. Esta foi a 16ª edição do ranking paulista open e a terceira temporada com o patrocínio da Okdok, surfwear que estão no mercado desde 1984. Todos os resultados do Okdok Paulista de surf estão disponíveis no site Fpsurf.com.br.
O Okdok Paulista de Surf 2006 teve o patrocínio de Supatech e Brisbane – tecidos com qualidade Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio de Eberle, Kyw, Potência, Ripwave, Sky Gráfica e Styllos. Colaboração das Prefeituras e associações de Surf de São Sebastião, de Peruíbe e de Guarujá, e também do Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Organização: Federação Paulista de Surf.
Resultados
Open
1 Diego Meinha (São Vicente)
2 Rene Oliveira (São Sebastião)
3 Adriano Camargo (São Sebastião)
4 Dárcio Dias (Guarujá)
Feminina
1 Luana Coutinho (Ubatuba)
2 Juciele Rodrigues (Bertioga)
3 Camila Cássia (Ubatuba)
4 Natali Paola (Ubatuba)
Master
1 Paulo Matos (Guarujá)
2 Ricardo Toledo (Ubatuba)
3 Douglas Lima (São Sebastião)
4 Roberto Versa (Praia Grande)
Longboard
1 Kleber Silvano (Itanhaém)
2 Marcelinho do Tombo (Guarujá)
3 Rodney Costa (Guarujá)
4 Adriano Lima (Guarujá)
Ranking final
Open
1 Diego Meinha (São Vicente) ? 2.430
2 Dodô Veiga (Praia Grande) ? 2.087
3 Diego Charleaux (Ubatuba) ? 1.896
4 Alex Ribeiro (Praia Grande) ? 1.617
Feminina
1 Luana Coutinho (Ubatuba) ? 2.729
2 Juciele Rodrigues (Bertioga) ? 2.710
3 Camila Cássia (Ubatuba) ? 2.241
4 Natali Paola (Ubatuba) – 2.195
Master
1 Paulo Matos (Guarujá) ? 3.000
2 Ricardo Toledo (Ubatuba) ? 2.366
3 Douglas Lima (São Sebastião) ? 2.140
4 Neno Matos (Guarujá) ? 1.896
Longboard
1 Kleber Silvano (Itanhaém) ? 2.187
2 Carlos Bahia (São Sebastião) ? 1.900
3 Rodney Costa (Guarujá) ? 1.895
4 Ricardo Toledo (Ubatuba) ? 1.516