#A Ecotoxicologia é a ciência que tem como princípio básico o estudo dos efeitos das substâncias químicas sobre os organismos vivos, desde os níveis moleculares e bioquímicos até níveis maiores de organização, como populações e comunidades de seres vivos em seus ecossistemas, incluindo as formas de transporte, distribuição, transformação, interações e destino final dessas substâncias nos diferentes compartimentos do meio-ambiente.
Esta ciência conta agora com a Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (SETAC Brasil), uma forma de organização social cujo objetivo principal é o desenvolvimento tecnológico e científico aliado aos interesses de diferentes segmentos da sociedade brasileira. Em sua composição devem ser distribuídos, de modo igualitário, representantes dos setores privado, governamental e acadêmico.
A SETAC Brasil tem como meta a adoção de medidas científicas no equacionamento e no gerenciamento de problemas ambientais, com o intuito de sempre aprimorar a qualidade de vida das pessoas em geral, e é ligada a uma instituição global (SETAC Global) que está presente na Europa, América do Norte, Ásia/Oceania e América Latina.
Uma vez que a maior parte das substâncias químicas é liberada no ambiente sob forma de efluentes líquidos, que acabam contaminando os corpos hídricos, a comunidade surfística pode receber a criação da SETAC Brasil como uma boa notícia, pois o combate a poluição aquática conta agora com o respaldo técnico adequado e organizado.
Outro fator positivo é que pelo menos um surfista faz parte da diretoria desta sociedade, pois o autor desta matéria pega onda há mais de 15 anos e foi eleito conselheiro da mesma, o que é uma garantia de que nossa comunidade será representada e nossas opiniões serão levadas para as discussões quando necessário.
Para obter mais informações visite a página da SETAC Brasil.