SuperSurf

Meninas abrem disputas

Cláudia Gonçalves, SuperSurf 2008, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Cláudia Gonçalves compete pela primeira vez em casa na elite nacional. Foto: Nilton Santos.

A categoria Feminina vai inaugura o SuperSurf 2009 no Guarujá com duas campeãs brasileiras disputando a primeira bateria da temporada na praia de Pitangueiras.

 

Como alguns surfistas ainda estão voltando do WQS no exterior e a previsão é de grandes ondas para os próximos dias, a direção técnica da Divisão Principal do Circuito Brasileiro decidiu iniciar a etapa de abertura com as meninas.

 

A primeira chamada na estréia do balneário paulista no SuperSurf está marcada para as 8:30 horas da quinta-feira.

 

?Têm atletas que competiram na Escócia até ontem (terça-feira), outros ainda não voltaram dos Estados Unidos, além do que a quinta-feira será o dia de menores ondas desta semana, conforme as previsões?, explica Pedro Falcão, gerente geral (tour manager) do

Circuito Brasileiro.

 

?Preferimos já confirmar antecipadamente o início do campeonato com a primeira fase feminina e, dependendo do mar, podemos até realizar a segunda fase também na quinta-feira, ou então continuar com o masculino?, afirma Pedro.

 

Com a confirmação, duas campeãs brasileiras vão abrir oficialmente o SuperSurf 2009 na Praia das Pitangueiras. A tetracampeã Andréa Lopes e a número 1 de 1998, Brigitte Mayer, disputarão as duas primeiras vagas para a segunda fase, contra a também carioca Gabriela Teixeira.

 

Brigitte já estava treinando na segunda feira junto com a guarujaense Cláudia Gonçalves, que pela primeira vez vai poder competir em casa na Divisão Principal do Circuito Brasileiro criada no ano 2000.

 

?Poxa, até que enfim o SuperSurf chegou aqui no Guarujá?, comemora Claudinha, uma das três surfistas que no último final de semana participaram do primeiro 6 estrelas do WQS feminino de 2009 em Portugal. ?Vai ser muito bom poder sair de casa para vir para a praia. As etapas aqui no litoral paulista sempre eram realizadas em Maresias (São Sebastião) ou em Itamambuca (Ubatuba). São duas praias com altas ondas, mas aqui em Pitangueiras dá boas ondas aqui no Canto do Maluf?, analisa Claudinha.

 

Se a primeira bateria é toda carioca, a segunda é toda paulista, com Cláudia Gonçalves estreando junto com outra surfista que competiu em Portugal no último fim de semana, Suelen Naraisa, de Ubatuba, além de Bruna Queiroz, de São Sebastião, que está retornando a elite do SuperSurf esse ano.

 

Logo depois do confronto paulista, entra no mar a tetracampeã brasileira e defensora do título, a cearense Tita Tavares, junto com a catarinense Marina Werneck e a convidada da Federação Paulista de Surf, Camila Cássia.

 

A categoria Masculina também pode começar na quinta-feira, mas será iniciada pela triagem que foi criada para os surfistas que ficaram de fora da elite nacional terem uma chance de poderem participar das etapas do SuperSurf.

 

São oito surfistas divididos em duas baterias e a primeira ficou formada pelo pernambucano Paulo Moura e três paulistas, Wagner Pupo, Ricardo Ferreira e Leandro Santos. Na outra estão outro paulista, Gilmar Silva, o gaúcho Rodrigo Dornelles e os cariocas Yuri Sodré e Simão Romão.

 

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SUPER SURF 2009, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da marca Nicoboco e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, além de apoio da Revista Fluir e do site Waves.Terra. Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

 

Todas as cinco etapas serão transmitidas pelo http://www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também passando ao vivo pela ESPN Brasil. Esta primeira etapa na Praia das Pitangueiras também conta com importante apoio da Prefeitura Municipal do Guarujá e do Hotel Gávea, organização técnica da ABRASP com colaboração da Federação Paulista de Surf (FPS).

 

O SuperSurf 2009 é apresentado por Volkswagen e Nova Schin. O circuito nacional mais rico do mundo é conta com co-patrocínio da Nicoboco e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Apoio: Waves e Fluir. Desde sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

Todas as cinco etapas serão transmitidas nos sites SuperSurf e Abrasp. As finais no domingo também passam ao vivo na ESPN Brasil. Esta primeira etapa na Praia das Pitangueiras também conta com importante apoio da Prefeitura Municipal do Guarujá e do Hotel Gávea. Organização técnica: Abrasp, com colaboração da Federação Paulista de Surf (FPS).

 

##

Andrea Lopes cai na primeira bateria do dia. Foto: Daniel Smorigo.

SuperSurf 2009

 

Feminino

 

Primeira fase

 

1 Andréa Lopes (RJ), Gabriela Teixeira (RJ) e Brigitte Mayer (RJ)

2 Suelen Naraísa (SP), Cláudia Gonçalves (SP) e Bruna Queiroz (SP)

3 Tita Tavares (CE), Marina Werneck (SC) e Camila Cássia (SP)

4 Diana Cristina (PB), Gabriela Leite (SC) e Alcione Silva (RN)

5 Taís de Almeida (RJ), Luana Coutinho (SP) e Nathalie Martins (PR)

6 Monik Santos (PE), Krisna de Souza (RN) e Juliana Quint (SC)

 

Masculino

 

Triagens

 

1 Ricardo Ferreira (SP), Wagner Pupo (SP), Paulo Moura (PE) + 1 convidado da FPS

2 Yuri Sodré (RJ), Simão Romão (RJ), Rodrigo Dornelles (RS) + 1 convidado da FPS

 

Primeira Fase

 

1 Ulisses Meira (PB) x Michel Roque (CE)

2 Hizunomê Bettero (SP) x Tomas Hermes (SC)

3 Guilherme Ferreira (SC) x Edvan Silva (CE)

4 Tânio Barreto (AL) x Rudá Carvalho (BA)

5 Heitor Pereira (SP) x Daison Pereira (RS)

6 Beto Mariano (SC) x Péricles Dimitri (PR)

7 Jorge Spanner (RJ) x Victor Ribas (RJ)

8 David do Carmo (SP) x Franklin Serpa (BA)

9 Diego Santos (SP) x Thiago de Sousa (CE)

10 Pedro Henrique (RJ) x Halley Batista (PE)

11 Fábio Silva (CE) x Fábio Carvalho (SC)

12 Guga Arruda (SC) x Danylo Grillo (SP)

13 Odirlei Coutinho (SP) x Márcio Farney (CE)

14 Davi de Jesus (SC) x Leandro Bastos (RJ)

15 Adilton Mariano (CE) x vencedor das triagens

16 Saulo Junior (SP) x 2º lugar das triagens

 

Segunda fase – cabeças-de-chave

 

1 André Silva (CE)

2 Danilo Costa (RN)

3 Diego Rosa (SC)

4 Messias Félix (CE)

5 Renato Galvão (SP)

6 Jean da Silva (SC)

7 Flávio Costa (BA)

8 Gustavo Fernandes (RJ)

9 Willian Cardoso (SC)

10 Guilherme Herdy (RJ)

11 Marco Polo (SC)

12 Wilson Nora (BA)

13 Jano Belo (PB)

14 Bruno Moreira (SP)

15 Beto Fernandes (SP)

16 Peterson Rosa (PR)

 

Exit mobile version