ASP World Star

Meninas dão a largada

Cartaz do Rip Curl Girls Pro em Punta Rocas, Peru

Rip Curl Girls Pro em Punta Rocas, Peru, abre o calendário da ASP South America. Foto: Reprodução.

A Rip Curl, marca que patrocina o fenômeno Gabriel Medina e o bicampeão mundial Mick Fanning, entre outros, vai promover as primeiras etapas do ASP World Star na América do Sul este ano.

A primeira delas é o Rip Curl Girls Pro Punta Rocas Peru, que acontece neste final de semana, abrindo o calendário mundial feminino da temporada com um evento nível 3 estrelas em Punta Rocas, Peru.

A outra é o Rip Curl Pro Argentina, primeira prova masculina da ASP South America em 2013, também com nível 3 estrelas em Mar del Plata nos dias 29 de março a 2 de abril.

“Com a retração do mercado brasileiro e a consequente redução dos investimentos em eventos de surf aqui no Brasil, é extremamente bem vinda esta iniciativa da Rip Curl de fomentar o desenvolvimento de novos torneios do ASP World Tour em países como Peru e Argentina”, destaca Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South America.

As principais atrações do Rip Curl Girls Pro Punta Rocas Peru são a peruana Sofia Mulanovich, atual campeã sul-americana profissional da ASP South America, a havaiana Tatiana Weston-Webb, a norte-americana Alisha Gonsalves e a venezuelana Rosanny Alvarez, que no ano passado faturou o título sul-americano Pro Junior.

Esta etapa vai abrir a corrida por vagas para a elite das top-16 do ASP Women´s Tour nos dias 18 a 20 de janeiro nas ondas majestosas de Punta Rocas, no Peru.

O evento vai distribuir uma premiação total de US$ 20 mil e também será válido pelo circuito sul-americano profissional feminino da ASP South America e pelo da Associação Latino-Americana de Surf (ALAS).

O Rip Curl Pro Girls é uma etapa nível 3 estrelas para o ASP Women’s Star Tour, a vencedora marca 750 pontos no primeiro ranking mundial feminino do ano e também pode definir a campeã sul-americana de 2013 da ASP South America, já que não há nenhuma outra etapa feminina prevista para este ano no continente.

O Rip Curl Girls Pro Punta Rocas Peru 2013 é apresentado pela Powerade, Mapfre, Cerveza Corona e Sony Handycam e será realizado com patrocínio da Nosotras, Dragon de Barranco, Skullcandy, Burn, pranchas Wayo Whilar, óculos Dragon e relógios Swatch.

“É realmente bastante animador para a ASP South America ver novos eventos surgindo aqui em nossa região, trazidos pelas mãos de novos parceiros, como é o caso da empresa peruana Entertainment Producciones e da Argentina Proenter”, enaltece Roberto Perdigão. “Sem dúvida alguma, são empresas com larga experiência em marketing esportivo e que certamente terão papel fundamental na ampliação do nosso calendário de eventos nos próximos anos”.

Retorno da Argentina O Rip Curl Pro Argentina marca o retorno do país vizinho ao calendário do Circuito Mundial da ASP depois de 12 anos desde o último evento realizado nas mesmas ondas de Mar del Plata em 2001. Com a saída do Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE) do calendário da ASP, esta etapa nível 3 estrelas da Argentina, nos dias 29 de março a 2 de abril, será o primeiro campeonato masculino organizado pela ASP South America na temporada 2013.

Francisco Morea, da Argentina Proenter, empresa de marketing esportivo que está organizando o Rip Curl Pro em Mar del Plata e trazendo o Circuito Mundial da ASP de volta para o seu país, fala sobre a expectativa pela realização do evento:

“Estamos felizes e ansiosos, pois há muito tempo esperamos por um evento desta magnitude e importância em nosso país. Nosso primeiro e principal objetivo era recolocar a Argentina no calendário do Circuito Mundial da ASP. Agora, o planejamento é procurar crescer a cada ano em qualidade, premiação e infra-estrutura, para consolidar o evento no cenário internacional”.

Francisco Morea também comentou sobre o atual momento do surfe argentino: “Sem dúvida alguma, a Argentina tem um enorme potencial esportivo e o surfe não é exceção. Nos últimos anos, temos visto um salto de qualidade no nível dos surfistas argentinos e um aumento considerável no número de jovens que começam a participar dos torneios da ASP pelo mundo”, diz Morea.

“A indústria vem crescendo a passos firmes e empresas fora do segmento começam a apostar mais forte no surf também. Outro fator fundamental é o apoio do Estado, que começa a participar mais ativamente no desenvolvimento do surf na Argentina. Finalmente, para derrubar falsos mitos, na Argentina temos excelentes ondas esperando para serem surfadas por surfistas de todo o mundo. A tudo isso se acrescenta a beleza natural das nossas praias, as belas mulheres argentinas e a cultura e gastronomia nacional, fazendo com que o momento seja perfeito para um evento deste tipo”, complementa.

Finalizando, Francisco Morea comenta sobre a permanência da Argentina no Circuito Mundial da ASP para os próximos anos: “A Proenter trabalha há muitos anos com esportes mais populares, como o futebol, basquete, vôlei, rugby e automobilismo, entre outros. E em todas as modalidades, nosso objetivo sempre foi trabalhar a médio / longo prazo, buscando agregar valor ao esporte e crescer ao longo do tempo. Com o surf também será assim. Nosso primeiro objetivo é produzir um evento que gere um impacto desejado e, em seguida, consolidarmos ele no calendário da ASP, buscando aumentar a qualidade do evento a cada ano. Como o desejo de cada surfista argentino é competir no WCT, a nossa meta para o futuro é organizar uma etapa do WCT na Argentina. Nós acreditamos que é possível e este é o primeiro passo”.

Calendário ASP South America 2013

Jan 18-20 Feminino 3-Star – Rip Curl Girls Pro em Punta Rocas, Punta Negra, Peru
Jan 24-26 Long 6-Star – Huanchaco Longboard Pro em Huanchaco, Trujillo, Peru
Mar 29-02 ASP 3-Star – Rip Curl Pro Argentina em Mar Del Plata, Argentina
Mai 20-26 ASP Prime – Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Pro na praia de Itaúna (RJ), Brasil
Jun 10-15 ASP 4-Star – Ilo Moquegua Pro em Ilo, Moquegua, Peru
Jun 17-22 ASP 3-Star – Maui and Sons Arica World Star em El Gringo, Arica, Chile
Jul 12-14 Pro Junior 2-Star masc. e 1-Star fem. – Mormaii Pro Junior na praia da Vila, Imbituba (SC), Brasil
Jul 19-21 Pro Junior 1-Star masc. e 6-Star fem. – Copa SAPET Lobitos Pro Junior em Lobitos, Piura, Peru
Jul 25-27 Pro Junior 6-Star masc. e fem. – Huanchaco Pro Junior em Huanchaco, Trujillo, Peru
Ago 16-18 Pro Junior 2-Star masc. e 1-Star fem. – São Chico Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC), Brasil
Ago 23-25 Pro Junior a ser confirmado no Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Ago 26-28 ASP 2-Star – Radical Wave Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA), Brasil
Ago 29-31 Pro Junior 3-Star masc. e 2-Star fem. Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA), Brasil
Out 21-27 ASP Prime – Santa Catarina Pro na Praia da Vila, Imbituba (SC), Brasil

Exit mobile version