WQS

Meninas decidem no Brasil

Jacqueline Silva

Jacqueline Silva tem chances de ingressar na elite feminina em  2010. Foto: Kirstin Scholtz / Getty Images / ASP.

A perna brasileira de fim de ano da ASP South America começa no dia 29 de setembro com a disputa do Local Motion Guarujá Surf Pro, que rola até o dia 4 de outubro na praia do Tombo, Guarujá (SP).

Serão duas etapas seguidas de nível máximo 6 estrelas, com premiação de US$ 145 mil mais 2.500 pontos para o WQS masculino. Já a grande novidade é que, pela primeira vez na história, o WQS Feminino será decidido no Brasil e não no Hawaii.
 
A definição das seis classificadas para o ASP Women´s World Championship Tour 2010 acontece no Oakley apresenta Rio Surf Pro International, entre os dias 5 e 11 de outubro no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ). Ou seja, a etapa final do feminino de nível 5 estrelas rola junto com a etapa 6 estrelas masculino.

A catarinense Jacqueline Silva, a paranaense Bruna Schmitz e a paulista Cláudia Gonçalves são as únicas brasileiras com chances matemáticas de ingressar no G-6 do WQS. Já a argentina Ornella Pellizzari defende a penúltima vaga nesta lista. Elas têm forte concorrência, pois quase toda a elite feminina mundial confirmou presença na grande final do WQS 2009.
 
No masculino, o limite de 144 participantes também está praticamente esgotado, tanto no Local Motion Guarujá Surf Pro na praia do Tombo, como no Oakley apresenta Rio Surf Pro International no Arpoador. Já existe até uma relação de alternates (substitutos), para o caso de algum inscrito não comparecer ou cancelar sua participação por algum motivo.

Depois da perna brasileira, só acontece mais uma etapa 6 estrelas de 2.500 pontos no Canadá. Mas o WQS será decidido nas quatro do mesmo nível com classificação prime location, que valem 3.500 pontos por serem realizadas em praias com potencial de grandes ondas, são elas: Ilhas Canárias,  Santa Cruz, Haleiwa e Sunset Beach.

 

 

Exit mobile version