Oakley Pro Junior

Meninas decidem título

Nikki Van Dijk, Oakley Pro Junior 2012, Keramas, Bali

Aussie Nikki Van Dijk tem a segunda maior nota da competição. Foto: © ASP / Robertson.
Sul-africana Bianca Buitendag é a adversária da final. Foto: © ASP / Robertson.

Depois de dois dias parado, o Oakley ASP World Junior Championship retornou nesta quarta-feira em Bali.

As condições estavam melhores do outro lado da ilha e o evento mudou de Echo Beach para as direitas de Keramas.

Foi mais um dia só para as meninas competirem na Indonésia e as finalistas já foram definidas nas ondas pouco maiores de 1 metro.

O título mundial Pro Junior da ASP será decidido pela sul-africana Bianca Buitendag e a australiana Nikki Van Dijk, que fizeram as melhores apresentações durante o dia em Bali.

“Eu nem posso acreditar no que fiz hoje (quarta-feira) aqui”, diz Bianca Buitendag, uma das novidades da elite das top-17 do ASP Women´s Tour para 2013.

“Agora estou focada na final. Eu cresci surfando de backside (de costas para as ondas) e estou me sentindo muito bem nessas direitas de Keramas. Esta competição é muito importante, todas as meninas surfaram de forma incrível e estou feliz por ter conseguido tirar boas notas para vencer as baterias”.

As duas finalistas realmente foram as melhores do campeonato e encabeçam a lista de recordes do Oakley ASP World Junior Championship em Bali.

Bianca Buitendag estreou no domingo em Canggu com imbatíveis 18.10 pontos e nessa sua primeira bateria conseguiu uma nota 9.77 que ainda é a maior entre as meninas.

E Nikki Van Dijk fez o segundo maior placar do primeiro dia, mas aumentou de 17.27 para 17.33 pontos a sua própria marca na quarta-feira.

A australiana também tem a segunda maior nota da competição (9.50), obtida nesta mesma bateria da terceira fase na sua primeira atuação nas direitas de Keramas.

Depois, Nikki Van Dijk venceu uma disputa acirrada contra a havaiana Alessa Quizon nas quartas de final, por 15.50 e 15.30 pontos, antes de ganhar o duelo australiano com Philippa Anderson nas semifinais que fechou a quarta-feira em Bali, por 14.17 a 11.17.

“Estou muito feliz. Foi um grande dia para mim”, fala Nikki Van Djik. “Poder surfar em Keramas com apenas mais uma menina na água é fantástico. Eu ainda nem acredito que consegui chegar na final e agora tenho 50% de chances de vencer o título mundial Pro Junior. Se alguém me dissesse que isso iria acontecer para mim esse ano, certamente não teria acreditado”.

A sul-africana Bianca Buitendag mostrou a força do seu backside para liquidar as suas adversárias nas direitas de Keramas. Uma delas foi a atual campeã mundial Pro Junior da ASP, a havaiana Leila Hurst. As duas se enfrentaram na segunda quarta de final e a vitória foi por 14.23 a 12.83 pontos. Depois, também teve que trabalhar bem para superar a norte-americana Quincy Davis nas semifinais por 15.60 a 13.94 pontos.

Sul-americanas As duas representantes da América do Sul foram eliminadas logo nas primeiras fases. A venezuelana Rosanny Alvarez chegou a Bali como campeã sul-americana do ASP South America Pro Junior Series 2012, mas não ganhou nenhuma bateria na Indonésia. Ela foi barrada no primeiro confronto do dia pela francesa Maud Le Car e a japonesa Minato Takahashi.

A brasileira Juliana Meneguel ainda passou pela repescagem, porém foi derrotada em uma das baterias mais fracas de ondas da terceira fase em Keramas. Ela ainda conseguiu a maior nota – 4.00 – no duelo com a australiana Philippa Anderson, que levou a melhor na soma das duas ondas computadas. O placar de 6.23 a 5.50 pontos foi o mais baixo de todo o campeonato.

Repescagem Masculina Para os meninos, a quarta-feira foi o quarto dia seguido de folga em Bali. Eles só competiram no sábado em Echo Beach, em Canggu.

A repescagem para os que não conseguiram estrear com vitória, vem sendo adiada desde domingo e seis brasileiros estão vivendo a expectativa de tentar a classificação para a terceira fase da competição. Inclusive o defensor do título mundial Pro Junior da ASP, o paulista Caio Ibelli, que vai enfrentar o australiano Jack Robinson na terceira bateria.

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

Exit mobile version