A janela de espera do Billabong Girls Rio Pro 2012 começa nesta quarta-feira no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
Quinta etapa do World Tour Feminino, o evento distribui US$ 120 mil de premiação total e oferece 10.000 pontos à campeã na corrida pelo título mundial.
Diferente da etapa masculina, que pode ser realizada até o dia 20 deste mês, o prazo de espera do evento entre as mulheres termina neste domingo na capital carioca.
Na luta para se manter entre as tops da elite mundial, a brasileira Jacqueline Silva é a única do país garantida na disputa. Ela encara as havaianas Carissa Moore e Coco Ho na quinta bateria do round de abertura.
Já as brasileiras Diana Cristina e Juliana Quint brigam pela última vaga no evento principal na bateria da triagem que ainda reúne a havaiana Alessa Quizon.
Nesta quarta-feira, foi realizada a coletiva de imprensa no Hotel Royalty, Barra da Tijuca. Além de Jacqueline Silva, participaram do encontro com os jornalistas a norte-americana Courtney Conlogue e a atual campeã mundial Carissa Moore.
Campeã da última etapa em Sydney, Austrália, Courtney Conlogue, 19, chega ao Brasil motivada pela primeira vitória da carreira na elite profissional em apenas sua segunda temporada no World Tour.
“É muito bom chegar aqui como campeã da última etapa. Espero que a barreira tenha sido quebrada e agora venham mais vitórias. Vou procurar fazer o que fiz na Austrália, avançar bateria por bateria”, afirma Conlogue.
A norte-americana treina bastante nos beach breaks da região californiana de Orange County. Conlogue enxerga uma semelhança destas ondas com as do Rio de Janeiro e espera encontrar condições semelhantes na capital carioca.
“Aqui as ondas são rápidas e sólidas como em Newport. Ajuda muito ter esta técnica afiada em beach break e estou realmente ansiosa para botá-la em prática”, finaliza.
Atual campeã mundial e do evento na Barra da Tijuca, Carissa Moore teve problemas com o visto para entrar no Brasil e quase ficou de fora da disputa, mas foi apenas um susto e a havaiana espera repetir o feito de 2011 na cidade maravilhosa.
“Eu fiz uma confusão com os detalhes de meu visto, mas deu tudo certo no final. Fiquei muito contente de entrar no país e espero curtir a competição, além da cidade, das pessoas e da comida brasileira”, afirma Carissa.
Primeira fase do Billabong Girls Rio Pro 2012
1 Courtney Conlogue (EUA), Lakey Peterson (EUA) e Sage Erickson (EUA)
2 Tyler Wright (Aus), Paige Hareb (Nzl) e Justine Dupont (Fra)
3 Stephanie Gilmore (Aus), Sarah Mason (Nzl) mais vencedora da triagem
4 Sally Fitzgibbons (Aus), Rebecca Woods (Aus) e Melanie Bartels (Haw)
5 Carissa Moore (Haw), Coco Ho (Haw) e Jacqueline Silva (Bra)
6 Laura Enever (Aus), Malia Manuel (Haw) e Pauline Ado (Fra)