SuperSurf

Meninas em pé de guerra

Suelen Naraisa, SuperSurf 2009, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Suelen Naraisa lidera corrida pelo título. Foto: Fábio Minduim / SuperSurf.

Uma disputa emocionante fechou o sábado (31/10) e definiu a última candidata ao título brasileiro do SuperSurf 2009.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Nos últimos segundos, a paulista Suelen Naraisa conseguiu a nota para derrotar a atleta de Saquarema, Taís de Almeida, que defendia o título da etapa final na Barra da Tijuca (RJ).

 

Suelen manteve a ponta do ranking brasileiro e fará uma semifinal ubatubense com Camila Cássia, que também pode ser campeã brasileira se a carioca Andréa Lopes perder para a paranaense Nathalie Martins na disputa pela primeira vaga na final feminina, que está marcada para as 10:30 horas na Barra da Tijuca.

Andrea Lopes busca o penta. Foto: Fábio Minduim / SuperSurf.

“A Taís está surfando muito, mas eu fui muito determinada, lutei até o fim e consegui a virada na última onda. Deus está

me abençoando. A prioridade de escolha da onda era da Taís, ela não foi, ficou para mim e os juízes deram a nota que eu precisava, nossa, estou muito feliz, muito feliz mesmo”, vibra Suelen.

 

“Amanhã tem mais uma batalha, então tem que dar o máximo e não desistir nunca até o sinal de término da bateria. Foi isso que eu fiz e que vou fazer amanhã, porque eu vim pra cá com pensamento de ser campeã brasileira e vou lutar por este objetivo até o fim”, promete a ubatubense Suelen Naraísa.

Tita fora
– Já as meninas entraram no mar três vezes para competir, pois a categoria Feminina ainda não tinha nem sido iniciada nos dois primeiros dias do SuperSurf na capital carioca. As doze que tinham chances matemáticas de título brasileiro se classificaram na primeira fase.

 

Na segunda, a grande surpresa foi Tita Tavares, que no ano passado conquistou o tetracampeonato brasileiro e acabou ficando de fora do grupo das quinze surfistas que formarão a elite da Divisão Principal do Circuito Brasileiro em 2010. A cearense ficou em último na bateria que classificou Taís de Almeida e a catarinense Gabriela Leite.

Na abertura das quartas-de-final, caiu uma das líderes do ranking, a carioca Gabriela Teixeira. A paranaense Nathalie Martins pegou as melhores ondas que entraram na bateria e garantiu permanência na elite com a classificação para as semifinais, tirando a catarinense Marina Werneck da lista das nove que são mantidas pelo ranking do SuperSurf 2009. Ela agora pega outra candidata ao título, Andréa Lopes.

Atrás do penta – A experiente carioca corre atrás do inédito pentacampeonato na mesma praia que 10 anos atrás se tornou a primeira brasileira a vencer uma etapa do ASP Women´s Tour, divisão de elite mundial.

 

Andréa Lopes enfrentou uma das adversárias mais difíceis nas pequenas ondas de meio metro de altura da Barra da Tijuca no sábado de muito calor e praias lotadas na Cidade Maravilhosa. Ela totalizou 11.40 pontos contra 10.13 da paraibana Diana Cristina, tricampeã brasileira da Divisão de Acesso.

“Não sei nem o que dizer. Está tudo muito forte, intenso, lembrando muito 1999, quando ganhei o WCT aqui nessas mesmas ondas”, relembra Andréa Lopes. “Eu estava ali dentro orando para que as ondas viessem pra mim e felizmente deu tudo certo. Agora certamente vou em busca do penta amanhã”.

Nova Geração – Depois entrou um duelo da nova geração, com duas surfistas que ainda competem no Sub-20. A paulista Camila Cássia, que nem é da elite do SuperSurf 2009 e participou de todas etapas como convidada dos organizadores da Divisão Principal do Brasileiro, derrotou a catarinense Gabriela Leite por 11.93 a 7.67 pontos.

 

Ela foi semifinalista da primeira etapa no Guarujá e agora repete o feito na Barra da Tijuca com chances de ser campeã brasileira em sua primeira temporada profissional.

 

“Foi mais uma bateria difícil contra a Gabi. A gente vem se batendo direto no Pro Junior e no SuperSurf também. Ela me ganhou todas no Pro Junior, mas dei o troco aqui e estou muito feliz por ter avançado para as semifinais”, disse Camila Cássia, surpresa com a chance de título brasileiro.

 

“Eu não esperava nada disso, de poder ser campeã ainda. E tudo isso eu devo ao Jacó (técnico dela e de Suelen Naraisa), confio muito nele, estou muito feliz e vamos amanhã com tudo para as semifinais”.

O campeões brasileiros de 2009 serão conhecidos neste domingo. Para acompanhar as disputas ao vivo, acesse SuperSurf.

 

Confira mais fotos em nossas próximas atualizações.

 

Quinta etapa do SuperSurf 2009

 

Semifinais

 

1 Andréa Lopes (RJ) x Nathalie Martins (PR)
2 Suelen Naraisa (SP) x Camila Cássia (SP)

 

Quartas-de-final

1 Nathalie Martins (PR) 12.10 x Gabriela Teixeira (RJ) 7.80
2 Andréa Lopes (RJ) 11.40 x Diana Cristina (PB) 10.13
3 Camila Cássia (SP) 11.93 x Gabriela Leite (SC) 7.67
4 Suelen Naraisa (SP) 10.60 x Taís de Almeida (RJ) 10.43

Segunda fase

1 Nathalie Martins (PR) 9.50, Diana Cristina (PB) 8.50 e Juliana Quint (SC) 6.37
2 Andréa Lopes (RJ) 9.84, Gabriela Teixeira (RJ) 9.47 e Marina Werneck (SC) 5.93
3 Gabriela Leite (SC) 10.07, Taís de Almeida (RJ) 8.93 e Tita Tavares (CE) 7.46
4 Suelen Naraisa (SP) 10.60, Camila Cássia (SP) 5.51 e Luana Coutinho (SP) 5.07

 

Exit mobile version