Começou nesta sexta (27/09), na praia do Farol, Ilha do Mel, uma reserva ecológica no litoral norte paranaense, o Billabong Girls, evento válido como quarta etapa do Super Trials Feminino 2002.
Em ondas pequenas de até meio metro com boa formação, num dia ensolarado, as meninas caíram na água para a disputa das três primeiras fases da competição, marcada pela dificuldade na escolha de ondas.
Aliás, esse foi o maior aliado das vencedoras nesta sexta. Foi o caso da tricampeã brasileira Andréa Lopes, autora da maior nota do dia, um 7.2, e também da maior soma de pontos, 12.5.
Além dela, a cearense Silvana Lima também mostrou serviço e se garantiu nas quartas-de-final da prova com uma bela atuação. As outras classificadas são Brigitte Mayer, que enfrenta Andréa na primeira bateria das quartas, e Silvana Lima, que pega Suelen Naraísa na segunda.
Depois é a vez de Juliana Guimarães enfrentar Viviane Maria, outra atleta que andou bem nas valinhas da praia do Farol, na terceira, e a disputa entre Taís de Almeida e Francisca Pereira na última bateria que classifica para a semi-final.
Com a entrada do vento maral, e a conseqüente piora nas ondas, o diretor de prova Daniel Friedmann decidiu interromper as disputas antes do previsto. Depois do surf, as meninas ainda mostraram disposição e habilidade numa partida de futebol de praia cheia de emoção.
Para o sábado, inicialmente estão programadas as primeiras baterias do masculino Pro Junior, seguidas das quartas e semi-finais femininas. Porém, os organizadores decidirão se a segunda fase dos homens entra na água ainda no sábado de acordo com as condições do mar, que não apresenta perspectivas de melhora nos próximos dias.