Billabong Ladies Pro

Meninas inauguram perna brasileira

0
Cartaz do Billabong Ladies Pro 2008. Foto: Reprodução.

Além da etapa brasileira do WCT junto com uma do WQS que acontece entre os dias 8 e 18 de setembro no Rio de Janeiro (RJ), a Billabong também fechou patrocínio com outra prova do WQS Feminino no Brasil.


Acaba de ser confirmado que o Billabong Ladies Pro ? Costão do Santinho abre a ?perna brasileira? de fim-de-ano da ASP South America na praia do Santinho, Florianópolis (SC).


Na semana  de 1 a 5 de outubro, rola a disputa da etapa do Billabong Pro Junior que define a seleção sul-americana para o próximo Mundial Sub-21 da ASP, realizado no início do ano na Austrália.


O Billabong Ladies Pro oferece premiação de U$ 25 mil e tem nível 4 estrelas, além de valer 1.500 pontos no ranking que classifica seis surfistas para o ASP Womens World Championship Tour de 2009. Já a grande final do Billabong Pro Junior Series distribui U$ 7.500 para as categorias masculina e feminina.


Nos dois últimos anos, o evento promovido pelo melhor resort de praia do Brasil foi sempre em fevereiro, mas a antecipação da data do Carnaval em 2008 inviabilizou sua realização. Com isso, a etapa masculina nível 6 estrelas foi cancelada.


Porém, a MG2 Projetos e Eventos, organizadora da prova no Costão do Santinho, correu atrás para manter o evento pelo menos com uma etapa feminina na ?perna brasileira? de fim-de-ano da ASP South America.


?Estamos muito satisfeitos em fechar essa parceria com a Billabong, principalmente porque além da etapa feminina. que volta a ser disputada no Costão do Santinho, na semana do evento também teremos a grande final do Billabong Pro Junior, com vários catarinenses na briga para entrar no time?, destaca Mauricio Ferro, da MG2 Projetos e Eventos.


?Voltamos a dar oportunidade para que as surfistas catarinenses possam competir em casa, como a já consagrada Jacqueline Silva e também a Juliana Quint, que representa o norte da Ilha de Santa Catarina nas competições?, complementa Gustavo Côrte, sócio de Mauricio na empresa.


Com a confirmação do Billabong Ladies Pro ? Costão do Santinho, a maratona do Circuito Mundial pelo país inaugura uma ponte aérea de surfistas entre Santa Catarina e Rio de Janeiro.


Logo depois do fim do primeiro desafio em Floripa no domingo (5/10), o Rio de Janeiro International já começa no dia 6 de outubro, promovendo outra etapa feminina nível 4 estrelas junto com uma masculina de 6 estrelas na praia do Arpoador.


A volta do ASP World Tour para a capital carioca depois de 7 anos vai até o dia 12 de outubro e depois todos retornam a Santa Catarina para disputar o Maresia Surf International na praia Brava, Itajaí (SC), nos dias 14 a 19. O evento também tem nível 6 estrelas, mas só para o masculino.


A maratona continua, no entanto muda o destino. Também oferecendo a premiação máxima de U$ 135 mil, o Onbongo Pro Surfing coloca mais 2.500 pontos em jogo no ranking do WQS e também no sul-americano profissional.


Pelo terceiro ano seguido, o título de melhor surfista da América do Sul é decidido no litoral norte de São Paulo. O evento mais tradicional da ?perna brasileira? fecha o ASP South America Surf Series entre os dias 21 e 26 de outubro na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), mas não a passagem dos melhores surfistas do mundo pelo Brasil.


A última parada é na penúltima etapa do ASP Mens World Championship Tour, que novamente será disputada na praia da Vila, Imbituba (SC). O Hang Loose WCT Brasil 2008 apresenta grandes novidades neste ano, com muitos agitos para o público que sempre lota a cidade.


O evento está marcado para acontecer nos dias 28 de outubro a 5 de novembro e já é grande a expectativa pela presença do octacampeão mundial Kelly Slater, pois tudo indica que o nono título mundial deve ser garantido antes dessa data, provavelmente nas duas provas da ?perna européia? do WCT na França e na Espanha.


Mas, antes da fortíssima ?perna brasileira? de fim-de-ano, o Circuito Mundial já volta ao Brasil nesta semana para a segunda edição do Gatorade Surf Classic a partir de sexta-feira (5/9) até domingo (7/9) na Prainha de São Francisco do Sul (SC).


E na segunda-feira (8/9) começa o WQS do Billabong Girls Pro Rio que termina terça-feira (9/9) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), com o prazo da etapa brasileira do WCT Feminino iniciado no dia seguinte até o dia 18 de setembro, com todas as melhores surfistas do mundo se apresentando na capital carioca.


Calendário das próximas etapas do Circuito Mundial


Gatorade Surf Classic ? 5 a 7/9, Prainha de São Francisco do Sul (SC) ? WQS 3 estrelas Masculino


Billabong Girls Pro Rio ? 8 e 9/9, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) ? WQS 4 estrelas Feminino


Billabong Girls Pro Rio ? 10 a 18/9, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) ? quarta etapa do WCT Feminino


Billabong Ladies Pro ? 1 a 5/10, Costão do Santinho, Florianópolis (SC) ? WQS 4 estrelas Feminino


Billabong Pro Junior Series ? 1 a 5/10, Costão do Santinho, Florianópolis (SC) ? seletiva sul-americana Sub-21


Rio de Janeiro International ? 6 a 12/10, praia do Arpoador (RJ) ? WQS 6 estrelas Masculino e 4 estrelas Feminino


Maresia Surf International ? 14 a 19/10, praia Brava, Itajaí (SC) ? WQS 6 estrelas Masculino


Onbongo Pro Surfing ? 21 a 26/10, praia de Itamambuca, Ubatuba (SP) ? WQS 6 estrelas Masculino


Hang Loose WCT Brasil 2008 ? 28/10 a 5/11, praia da Vila, Imbituba (SC) ? penúltima do WCT Masculino