Gisele Garcia é uma das atletas que batalharam pela inclusão da categoria na pontuação geral do circuito. Foto: Arquivo pessoal. |
A partir desse ano, a categoria passou a contar pontos no ranking por colégios e teve dobrada o número de vagas de 12 para 24 participantes.
?Digamos que essa alteração foi uma promessa de campanha?, brincou o diretor do evento, Marcos Bukão.
Ele explicou que no simpósio técnico do evento, no ano passado, as competidores, lideradas pelas alunas Gisele Garcia e Karen Trakinas Rodrigues formaram uma comissão reivindicando a participação na pontuação.
?Além do nível e da quantidade de meninas já justificar a alteração, elas contaram que os colégios não ofereciam bolsas de estudo para a categoria feminina, pois elas não influenciavam no ranking. Realmente, esse argumento foi incontestável?, destacou Bukão.
Na disputa deste ano, três surfistas chegam como cotadas: Jéssica Marques, do Itá, de São Vicente; Geórgia Paschoal, do Objetivo, de Guarujá; e Gisele Garcia, do Ateneu Santista, de Santos.
Aos 13 anos, a pequena Jéssica quer afastar o estigma do vice, colocação conquistada nas duas últimas edições. Geórgia também espera chegar mais alto. A surfista de 14 anos compete desde os 10 e sua melhor colocação foi o terceiro lugar.
?Todo ano faço final e fico na terceira posição sempre. Mas dessa vez vai ser diferente, vai ser melhor?, afirma a atleta, que garante ser boa aluna. ?Estou no primeiro colegial. Sempre presto atenção nas aulas e vou bem nas provas?, disse Geórgia, líder do Circuito Guarujaense 2005.
Gisele, outra aluna eficiente, mostra animação. A líder do movimento pela pontuação feminina já chegou perto da vitória duas vezes, sendo vice-campeã na etapa inicial nos dois últimos anos. ?Vou competir em casa e quero vencer?, afirma a atual campeã santista, que está com 16 anos.
Vale destacar que a categoria conta com 24 vagas e as atletas devem ter até 18 anos e estar devidamente matriculadas em escolas de ensino médio e fundamental da Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe.
Junto com a feminina, o campeonato, apresentado por AntiQueda e reconhecido pela Confederação Brasileira de Surf, tem as disputas Masculinas júnior (no máximo 18 anos), Mirim (até 16) e Iniciantes (limite de 14).
Inscrições seguem abertas até quarta-feira (1/6) no setor de Pesquisas de A Tribuna, à Rua General Câmara, 100, das 11 às 16h30. A taxa é de R$ 30 por atleta, com direito a camiseta alusiva ao evento e devem ser feitas no mesmo local.
Os alunos devem apresentar ofício – com assinatura e carimbo do professor de Educação Física e do diretor da escola – contendo nome, data de nascimento e categoria de cada aluno. Também é preciso a cópia do RG e identidade escolar e, na falta deste documento, o atestado de matricula.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (13) 21027081 com Rose ou Tatiane.