Brasil Tour

Messias Félix é nota 10

0

Messias Félix pega a melhor onda do dia na praia do Rosa. Foto: Fábio Minduim.

O melhor surfista nas três etapas da Seletiva Petrobras de Surf Masculino em 2007 arrancou a primeira nota 10 do ano, na manhã deste sábado (15/3) no litoral norte de Imbituba (SC).

 

O cearense Messias Félix quebrou todos os recordes da praia do Rosa, nas boas ondas que abriram o penúltimo dia da passagem dos melhores surfistas do Brasil por Santa Catarina.

 

Os catarinenses dominaram os pódios até agora. A série de três semanas seguidas que encerra neste domingo no Rosa, foi inaugurada na primeira etapa do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) na praia Mole, vencida por Guilherme Ferreira com Marco Polo em segundo.

 

Na vizinha praia da Joaquina, também em Florianópolis, uma inédita decisão catarinense fechou a abertura da Divisão Principal do Circuito Brasileiro Profissional, com vitória de William Cardoso sobre Jean da Silva, que defende o título de campeão da etapa de Santa Catarina da Seletiva Petrobras de Surf Masculino, realizada na praia da Joaquina em 2007 e transferida para a praia do Rosa neste ano.

 

Jean da Silva também passou pelo primeiro desafio do sábado e avançou para a rodada dos 24 melhores surfistas, que ainda iriam lutar pelas vagas nas quartas-de-final, quando as baterias passam a ser homem-a-homem, sistema que segue até a final.

 

No total, 41 dos 46 surfistas que formam o seleto grupo dos tops da Divisão Principal do Circuito Brasileiro ficaram em Santa Catarina para participar da abertura da Seletiva, a competição mais importante na corrida pelas 12 vagas do ranking de acesso, que completa a elite do esporte no ano que vem.

 

Jean da Silva é um deles e o atual campeão brasileiro da divisão de acesso, o paulista Renato Galvão, foi outro que festejou a classificação, mas não tanto quanto o cearense Messias Félix, que tirou a primeira nota 10 da temporada 2008 nas competições homologadas pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

           

?A onda subiu muito perfeita, consegui executar as manobras no critério, acho que os juízes gostaram e consegui ganhar o primeiro 10 do ano, foi show?, vibra Messias Félix, que ainda somou uma nota 8,00 para se tornar recordista absoluto da Seletiva Petrobras de Surf Masculino, batendo a nota 9,60 e os 17,10 pontos atingidos pelo paulista David do Carmo na sexta-feira (14/3).

 

?Estou bem focado neste ano e tomara que eu consiga defender este título com um bicampeonato em 2008, o que seria ótimo?, diz o número um no ranking final das três etapas promovidas pela Petrobras no ano passado.

 

Em cada etapa são distribuidos R$ 40 mil em prêmios e a vitória vale 1.000 pontos no ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

 

A Seletiva Petrobras de Surf Masculino promove três etapas com a Petrobras como principal patrocinadora. Co-patrocínio: Vivo. Organização: MaxSports e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). A prova de abertura em Santa Catarina também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Fazenda Verde do Rosa, Lui Lui e Garopabasurf.com.br, Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR).