Petrobras Classic

Mica é campeão brasileiro

0

Jeremias da Silva, o Mica, conquista título brasileiro de longboard. Foto: Maurício Val / Fotocom.net.

Numa decisão que arrepiou o público na praia da Macumba, neste domingo, Jeremias ?Mica? da Silva, de 40 anos, conquistou o título brasileiro dos pranchões ao superar o paulista Picuruta Salazar na semifinal da última etapa do Petrobras Longboard Classic 2008.

Apenas os dois surfistas estavam na briga pela coroa e a praia ficou cheia para ver a disputa.

 

Além de campeão  brasileiro, Mica foi o melhor do ranking do Petrobras Longboard Classic, que lhe valeu uma passagem para Mentawai, na Indonésia, que também estava em jogo na semifinal.

Na finalíssima, porém, Mica parou em Eduardo Bagé, que mostrou um surfe de alto nível durante toda a competição e ficou com o título da etapa. Mica adiou o sonho de Picuruta, de vencer o Brasileiro pela décima vez.

Eduardo Bagé vence etapa na Macumba. Foto: Maurício Val / Fotocom.net.

?O Picuruta é um surfista muito bom, tem nove títulos, é um ídolo. Esse é o meu primeiro, faz muito tempo que venho lutando por isso lá em Saquarema, sem apoio, sem patrocínio. Foi Deus quem me deu essa vitória, ele mudou a minha vida. Quero agradecer a todos que me deram apoio espiritual, isso é um milagre!?, disse Mica ao sair da água carregado pelos amigos de Saquarema.

Bagé, que mora na França e terminou o Circuito Mundial em quinto lugar (o melhor brasileiro), não disputou uma das etapas do Brasileiro, mas com sua primeira vitória em etapas do Petrobras Longboard Classic ficou em oitavo do ranking.

?É sempre um prazer vir ao Brasil competir. Faço todo esforço possível para estar aqui no Petrobras, porque sei que o evento vai reunir todas as gerações, grandes amigos, e eu sinto muita saudade de estar com essa galera. Conseguir vencer uma competição com alguns dos

Finalistas da prova. Foto: Maurício Val / Fotocom.net.

melhores longboarders do mundo é maravilhoso. Há muito tempo que estou correndo atrás dessa vitória?, disse Bagé, que na semifinal passou pelo paulista Jaime Viúdes e em 2006 foi vice-campão desta etapa.

Na luta pelo primeiro título há anos, Mica pareceu sentir a pressão na disputa contra o ainda mais experiente Picuruta, que saiu em vantagem na semifinal. Nas duas primeiras ondas, o surfista de Saquarema caiu em situações tranqüilas, sem dificuldades.

Porém, aos poucos, Mica foi se encontrando e quando faltava pouco menos de quatro minutos para o final, conseguiu a virada. Enquanto o tempo passava, Picuruta esperava por uma onda salvadora que não veio e Mica pôde soltar o grito, erguendo os dois braços ao sinal de fim da bateria.

?Parecia que eu estava com as pernas duras. Era muita pressão, mas graças a Deus eu consegui me acalmar e pegar a onda certa na hora decisiva?, disse Mica.

Além de decidir o título profissional, a etapa do Petrobras Longboard Classic apontou os campeões brasileiros das categorias amadoras Júnior (Rafael Cavalcante), Adultos (Geraldo Lemos), Masters (José Herbert) e Super Masters (Cisco Arana). Cisco também venceu o ranking Petrobras deste ano, mas nas outras categorias os melhores foram Gabriel Vitorino na Júnior, Sol Angel na Adultos e Fontenelle Roberto na Master.

Também houve a disputa da categoria feminino open, vencida pela paranaense Fernanda Daitchman, e uma bateria de apresentação de Stand Up, modalidade inovadora de surfe com auxílio de remos, na qual Picuruta Salazar se deu melhor.

Uma atração à parte na praia da Macumba, que atraiu o público durante os três dias de evento, foi a exposição da maior prancha do mundo, um longboard gigante, de 9,16 m, com o qual o surfista e empresário carioca Rico de Souza bateu recentemente o próprio recorde mundial.

O Petrobras Longboard Classic tem o patrocínio da Petrobras, com co-patrocínio de Sony, Guinness Book e Gol. O Apoio é da Oi Fm, Coquetel, Abrasp, CBS, Prefeitura do Rio de Janeiro, Feserj e Recreio Surf Club.

##

Mica fatura passagem para Mentawai. Foto: Maurício Val / Fotocom.net.

Resultados da etapa

Profissional


1 Eduardo Bagé
2 Jeremias da Silva
3 Picuruta Salazar
3 Jaime Viúdes
5 Phil Rajzman
5 Rodrigo Shpaier
5 Rodrigo de Souza
5 Thiago Mariano

Júnior

1 Fernando Martins

Jaime Viúdes pára na semifinal. Foto: Maurício Val / Fotocom.net.

2 César Augusto
3 Felipe Lacerda
4 Gabriel Vitorino

Campeão brasileiro: Rafael Cavalcante ? Campeão Petrobras: Gabriel Vitorino

Adulto

1 Rodrigo Topo
2 Geraldo Lemos
3 Vinícius Cardoso
4 Dionísio Santos

Picuruta Salazar é vice-campeão nacional. Foto: Maurício Val / Fotocom.net.

Campeão brasileiro: Geraldo Lemos – campeão Petrobras: Sol Angel

Master

1 Alan Gandra
2 Fontenelle Roberto
3 José Hebert
4 Eduardo Laplan

Campeão brasileiro: José Hebert ? campeão Petrobras: Fontenelle Roberto

Super Master


1 Cisco Arana
2 Wady Mansur
3 Yso Amsler
4 John Wolthers

Campeão brasileiro e campeão Petrobras: Cisco Arana

Feminino Open

1 Fernanda Daitchman
2 Mell Gergull
3 Rayane Amaral
4 Isadora Costa

Stand Up

1 Picuruta Salazar
2 Jaime Rocha
3 Jorge Paccelli
4 Rodnei Costa

Ranking final do Petrobras Longboard Classic 2008

Profissional

1 Jeremias da Silva (RJ) 3010 pontos
2 Eduardo Bagé (RJ) 2675
3 Picuruta Salazar (SP) 2555
4 Danilo Mullinha (SP) 2300
5 Jaime Viúdes (SP) 2210
6 Phil Rajzman (RJ) 2135
7 Calos Bahia (BA) 1895
8 Rodrigo Spahier (RJ) 1820
8 Rodrigo de Souza (SP) 1820
10 Amaro Matos (SP) 1815

Ranking Brasileiro Profissional 2008

1 Jeremias da Silva (RJ)- 3925
2 Picuruta Salazar (SP) – 3650
3 Carlos Bahia (BA) – 3395
4 Jaime Viúdes (SP) – 3305
5 Amaro Matos (SP) – 3105
6 Phil Rajzman (RJ) – 3050
7 Danilo Mullinha (SP)- 2900
8 Eduardo Bagé (RJ) ? 2835
9 Rodrigo Sphaier (RJ) – 2735
10 Rodrigo de Souza (SP) – 2570