Válida pelo Circuito Brasileiro Amador da CBS (Confederação Brasileira de Surf), a segunda etapa do Billabong Brasileiro de Surf 2011 foi encerrada no último domingo na praia de Jaguaribe, Salvador (BA).
O evento definiu os três atletas da categoria Open que disputam a partir do dia 25 de junho o ISA World Surfing Games, considerado as Olimpíadas do Surf e que neste ano acontece no Panamá.
O cearense Michael Rodrigues garantiu sua vaga e foi o grande destaque da etapa. Campeão das categorias Júnior e Open em Jaguaribe, ele embarca para o Mundial ao lado do catarinense Diego Michereff e da potiguar Gilvanilta Ferreira.
Nascido em Brasília (DF) e há muito tempo radicado no Ceará, Rodrigues sobrou nas ondas baianas. Na Open Masculino, ele sagrou-se campeão em cima do paulista Deivid Silva (2º), do catarinense Diego Michereff (3º) e do baiano Marcelo Alves (4º).
Na Júnior, com nota acima de 8.00 pontos, Rodrigues ditou o ritmo desde os primeiros minutos e não deu chances ao paraibano Elivelton Santos (2º), ao paulista Deivid Silva (3º) e ao capixaba Lyssandro Leandro (4º).
Com o resultado na categoria Open, Michael assumiu a liderança do ranking e confirmou sua presença no Panamá. Terceiro em Jaguaribe, Michereff pulou para a segunda posição na Open e também vai ao Mundial Amador.
Na Feminina Open, a ponta do circuito valeu vaga ao Mundial do Panamá e foi definida apenas na final. Duas competidoras tinham chances, mas apenas uma iria ao ISA Games. A potiguar Gilvanilta Ferreira permaneceu invicta e representa o Brasil no Panamá depois de vencer o duelo na final contra Estefany Freitas. Outra cearense, Rhafaela Bahia, ficou na terceira posição, e a carioca Isabela Lima foi a quarta.
Na disputa entre seleções, a equipe líder São Paulo perdeu a invencibilidade para o Ceará. Paraíba, em terceiro, e Rio de Janeiro, em quarto, completaram o pódio.
A próxima etapa do Billabong Brasileiro de Surf acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Rio de Janeiro (RJ).
Resultados da segunda etapa do Billabong Brasileiro de Surf 2011
Júnior Feminino
1 Estefany Freitas (CE)
2 Carol Fernandes (RJ)
3 Camila Neros (CE)
4 Yorrana Borges (PB)
Líder do ranking Estefany Freitas (CE) – 1.729 pontos
Mirim
1 Elivelton Santos (PB)
2 Edgar Groggia (SP)
3 Igor Morais (SP)
4 Lucas Silveira (RJ)
Líder do ranking Elivelton Santos (PB) – 1.810 pontos
Open Feminina
1 Gilvanilta Ferreira (RN)
2 Estefany Freitas (CE)
3 Rafaela Bahia (CE)
4 Isabela Lima (RJ)
Líder do ranking Gilvanilta Ferreira (RN) – 2.000 pontos
Júnior
1 Michael Rodrigues (CE)
2 Elivelton Santos (PB)
3 Deivid Silva (SP)
4 Lyssandro Leandro (ES)
Líder do ranking Deivid Silva (SP) – 1.810 pontos
Iniciante
1 Victor Bernardo (SP)
2 Igor Morais (SP)
3 Rafael Venuto (CE)
4 André Heiden (SC)
Líder do ranking Igor Morais – 1.800 pontos
Open
1 Michael Rodrigues (CE)
2 Deivid Silva (SP)
3 Diego Michereff (SC)
4 Marcelo Alves (BA)
Líder do ranking Michael Rodrigues (CE) 1.800 pontos
Equipes
1 Ceará
2 São Paulo
3 Paraíba
4 Rio de Janeiro