Roma Demolution Films

Michelangelo multi-arte

0

Mickey Bernardoni: talento multimídia. Foto: Guilherme Meneghelli.
Ex-surfista profissional e campeão catarinense Júnior em 97, Michelangelo Bernardoni, 25, atualmente divide seu tempo entre três paixões: o surf, a edição de vídeos e a música.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o clipe de Disciplinados

 

Proprietário da produtora Roma Demolution Films e guitarrista da banda Neitan, Michelangelo, ou Mickey, como é chamado pelos amigos, não nega o nome e é um artista versátil.

 

Em 97 Mickey foi campeão catarinense Júnior e continua com o surf no pé até hoje. Foto: Guilherme Meneghelli.
Sua ligação com o meio musical começou cedo e aos 11 anos já tinha as primeiras aulas de guitarra, época em que também começou a se interessar pelo surf.

 

?Não imaginava que mais tarde eu poderia conectar todas estas paixões e fazer disto meu modo de vida?, afirma Bernardoni.

 

Originada nos fundos de casa por amigos da rua, a Neitan tocava trilhas dos filmes de surfe, muitos deles produzidos pelo consagrado videomaker Taylor Steele.

 

Em dezembro de 97, dias antes de embarcar para um intercâmbio na Austrália, Mickey encontrou o amigo Rodrigo Merico para editar um material extraído de algumas fitas VHS, discman e nomes impressos em folhas sulfite.

 

O resultado final não tinha mais de 10 minutos de duração e levou em torno de três dias para ser concluído. Sem a dupla saber, nascia ali o primeiro vídeo da Roma Films.

 

?A primeira exibição daquele vídeo rolou na minha festa de despedida e era uma amostra do que aconteceria na minha vida nos anos seguintes?, conta Bernardoni, que acabou trocando a carreira de surfista profissional pela ilha de edição.

 

Roma era o nome de uma sorveteria antiga em Balneário Camboriú, um dos picos de surf onde a galera se encontrava para pegar onda, assim como em mais outros dois locais da praia.

 

?Depois de conquistar o título de campeão catarinense Júnior em 97, me formei no segundo grau e viajei para a Austrália, onde morei por 10 meses com uma família em North Narrabeen, praia ao Norte de Sydney. Durante esse período estudava inglês em Sydney e surfava nas horas vagas?, conta Mickey.

 

De volta ao Brasil, ele ingressou na faculdade de Administração com habilitação em Marketing e voltou a competir profissionalmente, porém não obteve o mesmo desempenho da época de amador e decidiu mudar o foco para os estudos.

 

##

 

Mickey durante o período que morou na Califórnia e teve seus vídeos exibidos pelo canal pago Fuel TV. Foto: Gabriel Spaniol.

Como ficou um tempo sem trabalhar com edições de vídeo, Mickey buscou formas de se especializar na área.

 

?Procurei cursos, informações em algumas produtoras e, sem encontrar o que buscava, resolvi entrar em contato com o laboratório de vídeo do curso de Design da mesma faculdade em que cursei Marketing?.

 

Lá ele aprendeu desde os princípios básicos de edição até os processos mais avançados.

 

?Naquele período passei a entender a edição não-linear e percebi que as fitas de VHS foram a melhor escola que eu poderia ter tido, pois lá estava toda a mecânica da edição?, explica.

 

Bernardoni e a banda Neitan durante a gravação do videoclipe Disciplinados. Foto: Arthur Soares.
Depois de muito estudo e prática, ele começou a produzir currículos em formato digital para alguns atletas que eram seus amigos e com quem surfava diariamente, como Luli Pereira, Michel Flores, André Zanini e Thiago Machado, entre outros.

 

Um VCD que produziu com os resultados de sua carreira, mais uma sessão de free-surf e um videoclipe da banda Neitan rendeu, por exemplo, o patrocínio da irreverente marca californiana Volcom, da qual Mickey ainda faz parte.
 
Depois de concluir a faculdade de Marketing, ele decidiu se mudar para a Califórnia, ?Meca? de tudo que é relacionado ao surfe e cinema, onde poderia praticar e ampliar seus conhecimentos.

 

?Depois de alguns meses, enquanto assistia ao canal de esportes Fuel TV, vi o comercial de um programa direcionado a atletas que partilhavam seu tempo com atividades de edição de vídeo e produziam seus próprios materiais. Vi ali a chance de mostrar meu trabalho nos Estados Unidos?, relata.

 

Mickey entrou em contato com o programa e após algumas semanas teve um de seus profile videos exibido em rede nacional. ?Sem dúvida aquilo foi muito gratificante, pois lembrei daquele primeiro vídeo enquanto presenciava meu trabalho exibido nos Estados Unidos, um dos países que tem os espaços de TV mais caros do mundo?.

 

Atualmente ele continua com o trabalho de edição de vídeos e realiza shows com a banda Neitan, que possui inclusive um site (neitan.com.br) com muita informação, fotos e videoclipes.

 

O mais novo trabalho dele e da banda é o videoclipe da música ?Discilplinados?, que concorreu na categoria Videoclipe Independente do XIV Gramado Cine Video.