O'Neill Coldwater Classic

Miguel busca o bi

0

 

Miguel Pupo defende o título de campeão em Steamer Lane (EUA). Foto: Luana Freitas.

Atual campeão do evento, o paulista Miguel Pupo, partirá com tudo em busca do bicampeonato do O’Neill Coldwater Classic. Em entrevista exclusiva ao site Waves, Miguel falou sobre suas expectativas para o evento, pranchas, vantagens dos goofy e muito mais.

 

 

Quais são suas expectativas para esse evento?

Ganhar de novo (risos). Tenho treinado bastante e surfado todos os dias. Santa Cruz é um lugar alucinante, totalmente surf, aqui você tem que sentir a vibe, para se dar bem no campeonato.

 

O ano passado quando você ganhou o evento, a final não foi disputada em Steamer Lane. Qual sua opinião sobre esta onda?

O evento passado foi mais uma maratona, com o campeonato indo de um lado para outro, mas foi muito para mim, já que conquistei a vitória. The Lane é uma onda que varia muito de acordo com a maré. Tem que estar bastante focado para não deixar passar a onda certa.


Um dos grandes problemas que os surfistas irão enfrentar, será nas baterias de três atletas na maré cheia, já que a onda só vem em um pico. Qual será sua tática nessa ocasião?

Tem que analisar bem o mar antes de entrar na água, minha tática será pegar uma onda boa logo no inicio, porque se deixar para o final vai ter muita marcação e isso dificultará muito a vida de quem estiver precisando de nota. Então vou tentar definir a bateria logo no começo, para ter mais segurança.

 

Qual seu quiver para este campeonato, já que Steamer Lane pode quebrar ondas de 2 até 15 pés?

Como vi na previsão que não entrará nenhum swell muito grande, trouxe meu quiver normal. Minha maior prancha e uma 6’0. A única diferença é que para esse evento estou usando as pranchas com um pouco mais de borda, por estar sempre de roupa de borracha grossa e de botinha.

 

Apesar da principal onda de Steamer Lane ser uma direita, muitos acham que o goofy tem vantagem nas ondas daqui. Você concorda com isso?

Concordo, por surfar de backside acho que os goofies conseguem colocar a prancha mais na vertical e controlar melhor os bumps das ondas. Às vezes, surfando de frontside você fica meio perdido nessas condições e isso será uma vantagem para quem surfa de backside. Provavelmente os goofies irão quebrar nesse campeonato.