Miguel Pupo arrepia em Geribá

0

Miguel Pupo surfa muito e garante a vitória na categoria Iniciantes. Foto arquivo: Ivan Storti / FMA Notícias.
Os paulistas dominaram a segunda etapa do Rip Curl Grom Search 2005, realizada neste final de semana (26 e 27) na paradisíaca praia de Geribá, em Búzios (RJ).

 

Das quatro categorias, três vitórias ficaram para os surfistas de São Paulo, duas delas para São Sebastião.

 

Na categoria Iniciantes (até 14 anos) o vencedor foi Miguel Pupo, grande nome do evento, e na Grommets (no máximo 12), Gabriel Medina foi o melhor.

   

A outra conquista foi na Mirim (limite de 16 anos), com o sempre sorridente Wesley Moraes, do Guarujá. Mas, no Feminina (também para atletas com até 16 anos), Gabriela Teixeira fez a alegria da torcida local, comemorando a vitória em casa.

 

A etapa, disputada num clima de total descontração, marca registrada deste circuito, teve recorde de inscritos, com 150 atletas de seis estados e nem mesmo as ondas pequenas tiraram o brilho da festa.

 

A primeira decisão foi a Grommets e os paulistas confirmaram sua força, com os quatro finalistas. Gabriel Medina saiu na frente, com uma onda três pontos e liderou toda a bateria. Lucas Santos, de Ubatuba, ficou em segundo lugar, seguido do vencedor da etapa inicial em Florianópolis, Sidney Guimarães, o Sidinho, e de Filipe Toledo, outro talento de Ubatuba.

   

Com a vitória, o surfista de Maresias assumiu a liderança, com 1.900 pontos. Sidinho vem logo atrás, com 1.810,  prometendo uma disputa acirrada na última etapa, no próximo final de semana (6 e 7) na praia do Tombo, Guarujá. ?Vou mais animado do que nunca?, festejou Gabriel.

 

Na Iniciantes, foi a vez de Miguel Pupo dar um show. O filho do top do SuperSurf, Wagner Pupo, saiu na frente com uma onda até a beira, com 6,5 pontos. O talento local José Eduardo Fernandes, que vinha de vitória da etapa de abertura, deu trabalho e depois foi a vez do surfista de Saquarema, Yan Guimarães virar o jogo, com uma nota 7,25 pontos faltando três minutos para a final.

 

Mas nos segundos finais, Valinha – apelido de Miguel herdado do pai – mostrou a sua radicalidade. Ele deu um aéreo, mostrando as quilhas e voltou com perfeição. Precisava de 6,26 pontos para vencer e tirou 6,65. No resultado final, ele somou 12,90 contra 12,50 de Yan. “Queria muito essa vitória. Estou amarradão e vou para a última etapa decidido. E ainda tem a Mirim”, disse o surfista, que assumiu a ponta no ranking, com 1.900 pontos.

 

José Eduardo, que ficou com a terceira posição em Geribá, vem logo atrás, com 1.810. O paranaense de Matinhos, Peterson Crisanto, aparece em terceiro lugar, com 1.385, depois de ser o 4º colocado em Búzios.

 

##

 

Local Gabriela Teixeira fez a festa da torcida local com a vitória no Feminino. Foto arquivo: Roberta Borges.
No Feminino, Gabriela Teixeira dominou a final. Surfando na praia onde treina diariamente, sentiu-se a vontade. A paraibana de Baia da Traição, Diana Cristina, a Tininha, ficou em segundo lugar, entrando na briga pelo título do Rip Curl Grom Search.

 

Mariana Vaz, de Cabo Frio terminou em terceiro lugar, seguida da vencedora da primeira etapa e atual campeã brasileira Júnior, a paranaense de Matinhos, Nathalie Martins.

 

?Vencer em casa é bem mais gostoso. Ainda mais perto da torcida. Agora vou para a praia do Tombo treinar a semana inteira porque quero muito esse título e ir para a Austrália?, festejou Gabriela, referindo-se ao prêmio final para as categorias feminina e mirim.

 

Os dois campeões ganharão passagens aéreas para a Austrália, para participar do Mundial 2006, realizado pela Rip Curl, além de um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação, na Austrália, oferecido pela Study Way e Milton College, uma das instituições de ensino mais respeitadas daquele país.

 

No ranking, Gabriela chega em Guarujá como a número um, com 1.810 pontos. Nathalie está muito próxima, com 1.729 e a também paranaense Bruna Schimtz, campeã do Rip Curl Grom Search em 2004, vem em terceiro, com 1.556.

   

Já na última disputa, Miguel Pupo voltou ao mar, empolgado com a vitória na Iniciantes, abriu a bateria com um 4,5, mas Wesley, que soube escolher bem as ondas, passou à frente, com várias batidas radicais, marcando 7,25 pontos.

 

Em seguida, tirou uma nota 4 e depois um 4,4, abrindo boa vantagem. “Quebrei a onda. Agora vou surfar muito e torcer para garantir esse título. Nunca viajei para o exterior e quero muito essa passagem para a Austrália”, destacou Wesley.

 

Miguel tentou a mesma tática, voando no final. Arriscou, mas não conseguiu, chegando perto. Precisava de 7,16 pontos e tirou 6,5. Apesar de estar dominando nos aéreos, ele afirmou que não treina a manobra. “É natural. Fiquei muito feliz com o meu desempenho e vou tentar levar esse título também, até por causa do prêmio”, frisou Miguel.

 

Ainda na etapa, Emerson Silva, de Guarujá, foi o terceiro colocado, e Peterson Crisanto, também em sua segunda final na etapa, novamente terminou em quarto lugar. O surfista de Matinhos, que inclusive tem o mesmo nome do ídolo Peterson Rosa, foi considerado um dos mais radicais do final de semana.

 

No ranking, Wesley chega para competir em casa, como o melhor do ranking, somando 1.900 pontos. Na sequência outros três amigos da mesma praia. Emerson Silva e Leandro Santos estão empatados, com 1.466 e Fabrício Caraça, que levou a etapa de Floripa, tem 1.430.

 

A disputa em Búzios também contou com a 2Surf Best Trick, uma bateria especial, valendo a manobra mais radical. Leandro Santos foi o vencedor, com um aéreo rodando.

 

Para obter mais informações sobre as inscrições para a etapa decisiva, entre em contato pelo telefone (0xx13) 2101 0500 ou pelo e-mail [email protected].

 

O Rip Curl Grom Search 2005 tem o apoio da Sul Nativo, Hot Water, 2Surf, Nivana, Study Way/ Milton College, Waves/Terra e Sky ? Artes Gráficas. A etapa de Búzios teve a colaboração da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Esportes, Feserj e Associação de Surf de Búzios. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Realização da Rip Curl.

 

##

 

Wesley Moraes vence categoria Mirim e lidera o ranking. Foto arquivo: Ivan Storti / FMA Notícias.
Resultados

 

Mirim

 

1 Wesley Moraes (Guarujá-SP)

2 Miguel Pupo (São Sebastião-SP)

3 Emerson Silva (Guarujá-SP)

4 Peterson Crisanto (Matinhos-PR)

 

Feminino

 

1 Gabriela Teixeira (Búzios-RJ)

2 Diana Cristina (Baia da Traição-PB)

3 Mariana Vaz (Cabo Frio-RJ)

4 Nathalie Martins (Matinhos-PR)

 

Iniciantes

 

1 Miguel Pupo (São Sebastião-SP)

2 Yan Guimarães (Saquarema-RJ)

3 José Eduardo Fernandes (Búzios-RJ)

4 Peterson Crisanto (Matinhos-PR)

 

Grommets ou Infantil

 

1 Gabriel Medina (São Sebastião-SP)

2 Lucas Santos (Ubatuba-SP)

3 Sidney Guimarães (Peruíbe-SP)

4 Filipe Toledo (Ubatuba-SP)

 

Ranking depois da segunda etapa 

 

Mirim

 

1 Wesley Moraes (Guarujá-SP) 1.900

2 Leandro Santos (Guarujá-SP) 1.466

2 Emerson Silva (Guarujá) 1.466

4 Fabrício Caraça (Guarujá-SP) 1.430

 

Feminino

 

1 Gabriela Teixeira (Búzios-RJ) 1.810

2 Nathalie Martins (Pontal do Sul-PR) 1.729

3 Bruna Schmitz (Matinhos-PR) 1.556

4 Susã Leal ? São Francisco do Sul (SC) ? 1.159

 

Iniciantes

 

1 Miguel Pupo (São Sebastião-SP) 1.900

2 José Eduardo Fernandes (Búzios-RJ) 1.810

3 Peterson Crisanto (Matinhos-PR) 1.385

4 Nathan Brandi (Guarujá-SP) 1.341

 

Grommets ou Infantil 

 

1 Gabriel Medina (São Sebastião-SP) 1.900

2 Sidney Guimarães (Peruíbe-SP) 1.810

3 Lucas Santos ? Ubatuba (SP) 1.539

4 Jessé Mendes ? Guarujá (SP) 1.466