Adriano Mineirinho marca a maior média na primeira rodada do Billabong Yumeya Tahara Pro. Foto arquivo: ASP World Tour / Karen. |
Todos os oito que estrearam nesta quarta-feira nas ondas de 1 metro em Akabane Beach, avançaram para a terceira rodada do Billabong Yumeya Tahara Pro.
O guarujaense Adriano de Souza registrou um recorde de 17,60 pontos – de 20 possíveis – em sua primeira participação como novo líder do WQS 2005.
O paraibano Fábio Gouveia e o potiguar Marcelo Nunes, finalista nas duas edições do 6 estrelas do Japão, confirmaram os 100% de aproveitamento do Brasil nos dois últimos confrontos do dia.
A previsão é de que as ondas continuem subindo e mais dois brasileiros estréiam nas baterias restantes da segunda fase que abrem a quinta-feira em Tahara.
A estréia dos cabeças-de-chave da 19a. etapa do WQS foi inaugurada com vitória do pernambucano Paulo Moura sobre o norte-americano Darryll Goodrum e os japoneses Kazuyuki Chiba e Shinpei Horiguchi.
Na segunda bateria, o baiano Armando Daltro, defensor do título do evento, avançou em segundo lugar, atrás do norte-americano Ryan Helm.
Depois, vieram mais duas vitórias seguidas. O potiguar Danilo Costa, terceiro colocado na prova em 2004, superou o norte-americano Danny Melhado, o japonês Shota Nakamura e o aussie Troy Brooks, que terminou em último lugar.
E na quarta bateria, o carioca bicampeão brasileiro Leonardo Neves derrotou o norte-americano Bobby Martinez, o australiano Darren Turner e um brasileiro que mora no Japão, Wilson Santos.
Duas baterias depois, Mineto Ushikoshi conquistou a primeira vitória japonesa do dia, mas o paranaense Jihad Kohdr seguiu em frente, despachando o australiano Dayyan Neve e o japonês Masato Nakano.
Aí, o Brasil só voltou ao mar na 12a. bateria com o novo líder do WQS 2005 estreando com imbatíveis 17,60 pontos em suas duas melhores ondas. Com uma brilhante apresentação, Adriano ?Mineirinho? de Souza deu um verdadeiro show contra o australiano Nathan Webster, o japonês Yuzuru Tanaka e o norte-americano Travis Mellem, com os dois últimos sendo desclassificados da competição.
Na disputa seguinte, o ex-líder também não deixou por menos e surfou a melhor onda do campeonato. Com uma nota 9,6 o australiano Adrian Buchan não encontrou dificuldades para superar o tricampeão mundial Tom Curren, que foi melhor do que os japoneses Naohisa Ogawa e Hayato Norizuki para passar com o segundo lugar na bateria.
Já a maior surpresa do dia foi a eliminação do francês Mikael Picon, que no último domingo dividiu a terceira colocação no pódio do 6 estrelas US Open of Surfing com o paulista Adriano Mineirinho na Califórnia.
##
Paraibano Fábio Gouveia também avança para a terceira fase. Foto arquivo: Ricardo Macario. |
E a quarta-feira foi encerrada como começou, ou seja, com uma vitória brasileira e uma classificação em segundo lugar.
O paraibano Fábio Gouveia derrotou o australiano Jarrad Howse, o americano Dane Johnson e o japonês Takayuki Wakita.
E no último confronto do dia, o potiguar Marcelo Nunes seguiu atrás de uma terceira final consecutiva no Japão despachando o norte-americano Josh Montgomery e o japonês Yujiro Tsuji na disputa vencida pelo australiano Kai Otton.
Mais dois brasileiros ficaram para estrear nesta quinta-feira, pois não houve tempo para encerrar a segunda fase. O carioca Marcelo Trekinho enfrenta os norte-americanos Tim Reyes e Brett Simpson e o japonês Teppei Tajima na 21a. bateria, a primeira do dia.
E outro carioca, Raoni Monteiro, campeão do Tahara Pro em 2003, fecha a segunda rodada contra o japonês Norimasa Ohno e os havaianos Myles Padaca e Nathan Carroll.
O pernambucano Bernardo Pigmeu era o 11o. brasileiro inscrito no Japão, mas ele está contundido e foi substituído pelo havaiano Ian Walsh, que acabou eliminado na décima bateria pelo tahitiano Alain Riou e o australiano Matt Hoar.
Com os resultados da quarta-feira, oito brasileiros já estão escalados na terceira fase e três disputam apenas duas vagas na segunda bateria, com dois finalistas do ano passado, Armando Daltro e Danilo Costa, enfrentando o carioca Leonardo Neves e o americano Darryll Goodrum.
Baterias pendentes da segunda fase
21 Marcelo Trekinho (Bra), Tim Reyes (EUA), Brett Simpson (EUA) e Teppei Tajima (Jap)
24 Raoni Monteiro (Bra), Norimasa Ohno (Jap), Myles Padaca (Haw) e Nathan Carroll (Haw)
Terceira fase
1 Paulo Moura (Bra), Ryan Helm (EUA), Danny Melhado (EUA) e Bobby Martinez (EUA)
2 Armando Daltro (Bra), Danilo Costa (Bra), Leonardo Neves (Bra) e Darryll Goodrum (EUA)
4 Jihad Kohdr (Bra), Chris Davidson (Aus), TJ Barron (Haw) e Tomofumi Yoshioka (Jap)
6 Adriano de Souza (Bra), Nathaniel Curran (EUA), Mikala Jones (Haw) e Matt Hoar (Aus)
9 Marcelo Nunes (Bra), Jarrad Howse (Aus), Masatoshi Ohno (Jap) e Nick Coghlan (Aus)
10 Fábio Gouveia (Bra), Roy Powers (Haw), Glenn Hall (Aus) e Kai Otton (AUS)