No Brasil é possível contar nos dedos os surfistas que conseguem se manter por uma década com o mesmo patrocinador. Essa relação muitas vezes é volátil, mas em alguns casos se torna um verdadeiro ?casamento?, com apoio, dedicação, respeito, incentivo das duas partes.
Fenômeno do surf mundial, reconhecido pelo próprio ídolo, Kelly Slater, Adriano de Souza, o Mineirinho, é um exemplo dessa sintonia na parceria com a Central Surf. A rede paulistana de surf shops comemora 10 anos de apoio ao atleta de Guarujá.
A logomarca da Central Surf faz parte da prancha do surfista desde o início de sua carreira, ainda na categoria Grommets, aos 10 anos de idade. Uma década de muito trabalho, investimentos e, claro, muitas conquistas e quebra de recordes.
?Eu acho muito legal estar este tempo todo na Central Surf, pois procuro ter uma relação duradoura com os meus patrocínios e, com certeza, tenho um carinho muito especial com a Central e as pessoas que fazem dela uma grande rede de lojas?, comenta Mineirinho.
Para ele, a longevidade nos patrocínios gera um grande estímulo na carreira. ?Busco ter um relacionamento longo com todos que acreditam em mim, pois isto não só estimula como me dá tranqüilidade para desenvolver o meu trabalho da melhor maneira possível?, ressalta o surfista.
Já consolidado entre os melhores surfistas do mundo, Mineirinho não para de provar o seu talento. No início deste ano, chegou muito perto do bicampeonato mundial Pro Júnior, novamente na Austrália. Chegou à final, mas foi superado pelo sul-africano Jordy Smith.
?Graças a Deus tudo vem vindo dentro do planejado, mesmo estando dentro do WCT, eu ainda devo buscar maior amadurecimento, experiência, e continuar a trilhar as coisas, dia a dia, para que meu surf continue em evolução constante?, revela.
##
Apontado como grande revelação do surf nacional desde os 15 anos de idade, Mineirinho já foi o melhor do mundo duas vezes. A primeira em 2003, ao faturar o título Pro Júnior, na Austrália, considerado por ele seu melhor momento até hoje.
A outra, dois anos depois, quando bateu o recorde de pontuação no WQS, para garantir seu nome na elite do WCT.
Os planos para o futuro são ousados, mas como ele mesmo já disse, passo a passo. O próximo degrau é a elite dos top 16.
No ano passado, em sua estréia entre os melhores, garantiu a importante vigésima colocação, sendo o único brazuca entre os 27 classificados pelo circuito.
Além de seu talento nato e dos importantes apoios estampados na prancha, Mineirinho pode creditar seu sucesso também aos profissionais que o cercam, o que lhe garante pensar somente nas ondas.
O principal nome, sem dúvida, é Luiz Campos, o Pinga, um dos mais experientes no ramo, e que o acompanha desde a infância.
O conceituado técnico e empresário de surf e hoje diretor de marketing da Oakley no Brasil já revelou e trabalhou diversos atletas, tendo em Mineirinho um de seus principais projetos para uma ascensão até o título mundial.
?Nós temos uma afinidade muito legal, positiva. Somos muito entrosados e amigos. Pois além de buscarmos as mesmas coisas, fazemos com muita dedicação e empenho. Com certeza, isto me ajuda muito?, comenta Mineirinho.
Determinado e muito focado, Mineirinho não foge à responsabilidade, mas também não promete nada além do planejado em seu caminho.
?Podem esperar muita dedicação, humildade para buscar a excelência, a evolução, e trabalhar os meus erros e dificuldades?, anuncia o surfista.
Para obter mais informações, visite o site adrianodesouza.com.br .
Perfil
Nome ? Adriano de Souza
Apelido ? Mineirinho
Data de Nascimento ? 13/02/1987
Local de Nascimento ? Guarujá (SP)
Posicionamento na prancha ? Regular
Manobra preferida – Aéreos
Patrocínios ? Oakley, Central Surf, Red Bull, Pukas, FCS Fins e Gorillaz Grip
Peso ? 62 quilos
Altura ? 1,67 metros
Praia favorita ? Guarujá (SP)
Surfistas favoritos ? Andy Irons e Trent Munro