#O guarujaense Adriano Mineirinho deu novo show na segunda etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim, realizada no último final de semana (02 e 03/06) na praia do Tombo, no Guarujá.
Mostrando um surf solto e radical e um grande preparo físico, ele venceu as categorias Júnior (até 18 anos) e Iniciantes (limite de 14) e foi o vice na Mirim (no máximo 16 anos).
E conquistou também a melhor nota do evento, um 9, sendo responsável por 53,3% dos pontos do Guarujá, que venceu a disputa por cidades, deixando Ubatuba para trás.
O desempenho foi tão bom, que nem o próprio Mineirinho acreditava. Ele ria o tempo todo, comemorando muito e não aparentava cansaço, mesmo surfando uma bateria atrás da outra.
“Foi a minha segunda final na Júnior e fui o campeão. Não estou acreditando até agora. É muito bom”, afirmou o surfista de 14 anos, considerado uma das maiores revelações dos últimos anos no surf brasileiro.
Com os resultados, Mineirinho lidera os rankings da Iniciantes e Júnior e é o vice-líder da Mirim, que teve a segunda vitória do também guarujaense Heitor Pereira, seu grande rival desde 98, quando começaram a competir.
Outro que riu muito neste domingo foi o ubatubense Wigoly Dantas, irmão mais novo da campeã paulista Suelen Naraísa. O pequeno surfista de 11 anos garantiu a sua primeira vitória na categoria Grommets (até 12 anos).
Na Petit (no máximo 10 anos), Mateus Toledo, também de Ubatuba, garantiu nova vitória, mostrando ser o franco-favorito ao bicampeonato. “Agora está mais tranqüilo. Quero surfar bem na próxima etapa para chegar na última disputa, que será em Ubatuba, com tranqüilidade. Lá eu quero fechar o caixão”, brincou Mateus, que é filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo e já mostra ter um futuro certo como competidor, apesar de ter apenas 10 anos.
Na mirim, Heitor também comemorou muito. “Com duas vitórias seguidas já posso pensar no título. Acho até que já estou com uma mão na taça”, disse o confiante Heitor.
Mas a festa foi mesmo de Mineirinho, que mostrou uma linha de surf limpa, com várias batidas de back-side. “Nunca pensei em chegar em três finais. E já é a segunda vez que acontece isto. Espero manter esta fase assim, para tentar buscar os três títulos”, afirmou Mineirinho, que em 99 entrou para a história do Circuito ao faturar dois títulos – na Grommets e Iniciantes.
Neste domingo, com ondas perfeitas de até 1 metro, a disputa mais difícil para Mineirinho foi na Mirim. Ele começou a bateria muito bem, com uma nota 8, mas Heitor Pereira foi mais regular, assumindo a ponta.
No final da disputa, Mineirinho precisava de 7,01 pontos, porém Heitor teve como aliado o guarujaense Júnior Faria, que colou no vice-campeão, para que ele não pegasse a onda salvadora.
Antes, na Iniciantes, a vitória foi fácil e o campeão chegou a deixar os adversários em combinação (precisando de mais de 10 pontos para vencer).
Na Júnior, enfrentando três grandes nomes, os ubatubenses Hizunomê Bettero, outro grande destaque da etapa, e Saulo Júnior, atual campeão paulista da categoria, e o guarujaense Vitor Faria, ele manteve a regularidade e desequilibrou com uma nota 8.
“Agora vou tentar o bicampeonato do A Tribuna Colegial e depois o objetivo é também o bi no Brasileiro Amador. São muitos campeonatos, mas estou confiante”, disse Mineirinho, que lidera o ranking nacional Iniciantes.
Na disputa por cidades, criada este ano pela Federação Paulista de Surf, Guarujá não deu chances a Ubatuba. Contando com 12 dos 22 finalistas, a cidade sede marcou 5.439 pontos contra 4.671 dos ubatubenses.
Só Mineirinho marcou 2.900 pontos, ou seja, 53,3% do total do Guarujá. Agora cada cidade tem uma vitória e um segundo lugar no Hang Loose, mas no ranking acumulado, contando também com o Circuito Paulista Open, os guarujaenses estão na frente – 2.900 contra 2.800 de Ubatuba.
A etapa contou com 139 surfistas de seis estados. Além dos competidores de todo o litoral, estavam buscando a vitória atletas de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará, comprovando porque o Hang Loose é considerado o campeonato regional mais forte do Brasil.
“Valeu a pena vir de tão longe. O nível aqui é muito forte e a organização excelente. Vou voltar, com certeza”, disse o cearense Felipe Martins, que chegou na final da Mirim, ficando em 3º lugar.
Resultados da segunda etapa
Categoria Júnior (Até 18 Anos)
1º Adriano Mineirinho Guarujá
2º Hizunomê Bettero Ubatuba
3º Saulo Júnior Ubatuba
4º Vitor Faria Guarujá
Categoria Mirim (Até 16 Anos)
1º – Heitor Pereira Guarujá
2º Adriano Mineirinho Guarujá
3º Felipe Martins Fortaleza (Ce)
4º Júnior Faria Guarujá
Categoria Iniciante (Até 14 Anos)
1º Adriano Mineirinho Guarujá
2º Ricardo Silva Guarujá
3º Júnior Faria Guarujá
4º Hendrigo Giúdice São Sebastião Categoria
Grommets (Até 12 Anos)
1º Wigoly Dantas Ubatuba
2º Fabrício Caraça Guarujá
3º Emerson Silva Guarujá
4º Mateus Toledo Ubatuba
Categoria Petit (Até 10 Anos)
1º Mateus Toledo Ubatuba
2º Ian Guimarães Saquarema (Rj)
3º Jessé Mendes Guarujá
4º Miguel Pupo São Sebastião
5º Wesley Moraes Guarujá
6º Thiago Guimarães Peruíbe
Ranking após duas etapas
Categoria Júnior (Até 18 Anos)
1º Adriano Mineirinho Guarujá 1.900
2º Eduardo Silva Ubatuba 1.656
3º Saulo Júnior Ubatuba 1.539
4º Joelson Lima Ubatuba 1.312
Categoria Mirim (Até 16 Anos)
1º Heitor Pereira Guarujá 2.000
2º Adriano Mineirinho Guarujá 1.710
3º Hizunomê Bettero Ubatuba 1.330
4º Eduardo Oscar Guarujá 1.312
Categoria Iniciante (Até 14 Anos)
1º Adriano Mineirinho Guarujá 2.000
2º Ricardo Silva Guarujá 1.800
3º Júnior Faria Guarujá 1.539
4º Daniel Ramos Itanhaém 1.187
Categoria Grommets (Até 12 Anos)
1º Wigoly Dantas Ubatuba 1.729
1º Mateus Toledo Ubatuba 1.729
3º Emerson Silva Guarujá 1.620
4º Celso Juninho Matinhos (Pr) 1.431
Categoria Petit (Até 10 Anos)
1º Mateus Toledo Ubatuba 2.000
2º Ian Guimarães Saquarema (Rj) 1.800
3º Jessé Mendes Guarujá 1.539
4º Wesley Moraes Guarujá 1.466
5º Miguel Pupo São Sebastião 1.385
6º Adriel De Souza São Sebastião 1.062