Adriano de Souza exibe troféu de camepão mundial do WQS 2005 durante cerimônia na Gold Coast, Austrália. Foto: ASP World Tour.com / Tostee. |
As ondas em Snapper Rocks estão subindo e a triagem do Quiksilver Pro rolou em boas ondas de 1,5 a 2,0 metros na segunda-feira.
A direção do Quiksilver Pro avalia o mar às 7 horas (20 horas de Brasília nesta segunda-feira) para decidir o início do Roxy Pro, primeiro desafio da categoria feminina na temporada.
No sábado, a elite do surfe mundial vestiu smoking para a festa de premiação dos destaques do último ano.
Estrutura do Quiksilver Pro 2006 armada na praia de Snapper Rocks, Gold Coast. Foto: ASP World Tour.com / Tostee. |
Kelly Slater e Chelsea Georgeson receberam seus troféus de campeões do WCT das mãos dos ex-campeões Andy Irons e da peruana Sofia Mulanovich, com Rebecca Woods levando o do WQS feminino.
Depois da festa, o momento é de concentração total para o início da temporada masculina e feminina, com prazo até 12 de março na Gold Coast.
As três representantes da América do Sul na nova elite do surfe mundial estão escaladas na mesma bateria da primeira fase do Roxy Pro.
A peruana Sofia Mulanovich e as brasileiras Jacqueline Silva e Silvana Lima disputam a quarta bateria e as duas primeiras colocadas avançam para as oitavas-de-final, com a última indo para a repescagem.
Elas fazem as primeiras apresentações no WCT 2006 logo após o confronto australiano da defensora do título mundial Chelsea Georgeson contra Serena Brooke e a atual campeã da etapa da Gold Coast, Stephanie Gilmore, que compete como convidada por não fazer parte do grupo das Top 17.
Na categoria masculina, o Brasil também terá uma participação em dose dupla na primeira fase, justamente na bateria inaugural do Quiksilver Pro.
Na primeira batalha do WCT 2006, o potiguar Marcelo Nunes e o estreante carioca Pedro Henrique enfrentam o ex-campeão mundial CJ Hobgood, dos Estados Unidos.
O carioca Yuri Sodré retorna ao grupo de elite do surfe mundial, do qual fez parte no ano 2000. Ele disputa a quarta bateria com os australianos Taj Burrow e Troy Brooks.
E o paulista campeão mundial do WQS 2005, Adriano ?Mineirinho? de Souza, pega o norte-americano Chris Ward e o havaiano Frederick Patacchia, que no sábado também foi premiado na Foster´s ASP World Champion´s Crowning como o ?Melhor estreante da temporada 2005?.
##
Ben Dunn vence Trials e garante vaga no evento principal do Quiksilver Pro 2006. Foto: ASP World Tour.com / Robertson. |
Dunn, local de Old Bar, News South Wales, ficou com a única vaga do Trials e agora participa da primeira fase da abertura do WCT 2006. Dunn fez 9.25 faltando cinco minutos para a final e deixou para trás os compatriotas Jay Thompson, Shaun Gossman e Damon Harvey (AUS).
Ele agora enfrenta o havaiano Andy Irons, atual vice-campeão mundial, e o pernambucano Paulo Moura na primeira fase do evento principal.
Dane Reynolds num bom tubo durante o Trials. Foto: ASP World Tour.com / Robertson. |
Local de Ubatuba, Wiggolly Dantas foi o único brasileiro no Trials. Ele caiu no segundo round e ficou em terceiro lugar na bateria vencida pelo aussie Jay Thompson, com Damon Harvey, também da Austrália, em segundo.
Wiggolly ganhou a oportunidade de disputar o Trials ao vencer em agosto de 2005, na França, o Quiksilver King of the Groms, evento internacional sub 20.
Além de Dunn, Jeremy Flores, de Ilhas Reunião, e o aussie Luke Munro participam do evento na condição de convidados pelo patrocinador.
Veja abaixo a relação dos atletas premiados na Foster´s ASP World Champion´s Crowning e as baterias da primeira fase classificatória do Quiksilver Pro e do Roxy Pro na Gold Coast.
Acompanhe as baterias ao vivo no site ASPWorldtour.com
Clique aqui para ver a galeria de fotos do Quiksilver Pro 2006
Campeões Mundiais do WCT Kelly Slater (EUA) e Chelsea Georgeson (Aus)
Campeões Mundiais do WQS Adriano de Souza (Bra) e Rebecca Woods (Aus)
Maior ascensão no ranking WCT Phillip MacDonald (Aus) e Trudy Todd (Aus)
Melhores estreantes da temporada Frederick Patacchia (Haw) e Claire Bevilacqua (Aus)
Campeões Mundiais do Pro Junior Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus)
Serviços Prestados ao Esporte Jake Paterson (Aus)
Prêmio Especial Dr. Warren Cramer
Quiksilver Pro – Primeira fase
1 CJ Hobgood (EUA), Marcelo Nunes (Bra) e Pedro Henrique (Bra)
2 Bruce Irons (Haw), Darren O´Rafferty (Aus) e Roy Powers (Aus)
3 Nathan Hedge (Aus), Peterson Rosa (Bra) e Pancho Sullivan (Haw)
4 Taj Burrow (Aus), Troy Brooks (Aus) e Yuri Sodré (Bra)
5 Trent Munro (Aus), Taylor Knox (EUA) e David Weare (Afr)
6 Phillip MacDonald (Aus), Daniel Wills (Aus) e Mikael Picon (Fra)
7 Damien Hobgood (EUA), Travis Logie (Afr) e Jarrad Howse (Aus)
8 Kelly Slater (EUA), Tom Whitaker (Aus) e Jeremy Flores (Reu)
9 Andy Irons (Haw), Paulo Moura (Bra) e Ben Dunn (Aus)
10 Mick Fanning (Aus), Mark Occhilupo (Aus) e Luke Munro (Aus)
11 Cory Lopez (EUA), Bede Durbidge (Aus) e Shaun Cansdell (Aus)
12 Joel Parkinson (Aus), Tim Reyes (EUA) e Adrian Buchan (Aus)
13 Jake Paterson (Aus), Raoni Monteiro (Bra) e Bobby Martinez (EUA)
14 Frederick Patacchia (Haw), Chris Ward (EUA) e Adriano de Souza (Bra)
15 Victor Ribas (Bra), Michael Lowe (Aus) e Toby Martin (Aus)
16 Dean Morrison (Aus), Luke Stedman (Aus) e Greg Emslie (Afr)