Mineirinho fatura título mundial Pro Junior na Austrália

Mineirinho - Mundial Pro Junior 2004

Mineirinho é carregado pela torcida após sagrar-se campeão mundial Pro Junior. Foto: ASP World Tour/Robertson.

O ano de 2004 não poderia ter começado melhor para o surf brasileiro.

 

Neste domingo o atleta brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, do Guarujá (SP), sagrou-se campeão mundial profissional Junior ao vencer o Billabong World Junior Championships, etapa final do mundial Pro Junior 2003/04 para atletas profissionais e amadores com até 21 anos, realizada em North Narrabeen, Austrália.

 

Em ondas de 1 metro e boa formação, Adriano “escovou” o aussie Shaun Cansdell na decisão, frustrando a torcida australiana ao deixar o local precisando de 9.27 pontos para alcançar a vitória. 

 

O brasileiro fez uma campanha impecável e trouxe o bicampeonato da categoria para o Brasil. Foto: ASP World Tour/Robertson.
“Tenho que falar em português, pois é meu coração”, disse emocionado o atleta, de 16 anos, um dos mais jovens na competição, enquanto era carregado pelos amigos após a vitória. “Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram nessa jornada”, disse Mineirinho. 
  

Com o resultado, o brazuca trouxe o bicampeonato da categoria para o Brasil, já que carioca Pedro Henrique havia conquistado este mesmo título no ano 2000, em Makaha, Hawaii. Pelo título, “Mineirinho” faturou um cheque de US$ 6 mil.

 

“Shaun foi o melhor durante todo o evento, mas tentei ficar em primeiro mais uma vez. Agora pretendo ficar na Austrália para estudar inglês e pegar boas ondas, e curtir o título mundial”, completou Mineirinho, que ainda tem mais quatro anos para defender e aumentar a coleção de títulos na categoria.
  

O havaiano Daniel Jones ficou na terceira colocação na prova. Foto: ASP World Tour/Robertson.
Para chegar ao título, Adriano destruiu o havaiano Kekoa Bacalso e o sul-africano Jordy Smith na abertura, totalizando a maior somatória do evento (17.90). Na terceira fase, ele passou pelo francês Fabrice Gelez com o placar de 10.23 x 9.66.
  

Em seguida, nas oitavas-de-final, o guarujaense venceu o carioca Simão Romão por 15.83 a 12.77. Nas quartas, a vitória foi contra o australiano Daniel Ross, derrotado por 15.43 a 13.10.
  

Na semifinal, a vitória foi apertada. O havaiano Sean Moody por pouco não reverteu o resultado nos instantes finais, mas o dia era mesmo de Adriano, que levou a melhor por 10.50 a 9.83.
  

Adriano de Souza ainda muita estrada pela frente e já deixou claro que vai dar trabalho para os adversários. Foto: ASP World Tour/Robertson.
O brazuca sacramentou sua bela campanha em North Narrabeen com um verdadeiro show na final. Ele achou duas belas ondas, notas 7.67 e 8.33, totalizando 16.00 pontos, contra 12.90 de seu adversário, que teve notas 6.17 e 6.73.
  

Outro brasileiro que fez uma boa campanha na competição foi o paranaense Jihad Kohdr, que chegou até as quartas-de-final e foi barrado pelo havaiano Daniel Jones por uma pequena diferença. O placar final deste confronto foi de 10.67 x 10.57. 

 

Depois de encerrada a competição, foi realizada uma bateria especial de exibição com o diretor de prova e integrante do WCT Luke Egan, Mark Occhilupo e Nathan Hedge.

 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado”, disse Egan. “As disputas foram incríveis e muito importantes para a garotada, que já ganham experiência para no futuro enfrentarem as baterias homem a homem no WCT”, encerrou.

 

Sean Moody, também do Hawaii, foi o outro terceiro colocado na competição. Foto: ASP World Tour/Robertson.
Para obter mais informações acesse Aspworldtour.com e Billabong.com. 

 

Resultados do Billabong World Junior Championships
 
1 Adriano de Souza (Bra)
2 Shaun Cansdell (Aus)
3 Sean Moody (Haw)
3 Daniel Jones (Haw)
5 Jihad Kohdr (Bra)
5 Leigh Sedley (Aus)
5 Daniel Ross (Aus)
5 Luke Munro (Aus)
9 Simão Romão
17 Bruno Moreira (Bra)
17 Davi do Carmo (Bra)
33 Gustavo Fernandes (Bra)
33 Saulo Júnior (Bra)

Exit mobile version