Mineirinho tenta o bi

Adriano de Souza, Quiksilver Pro France 2006, Hossegor, França

Adriano de Souza corre atrás do bicampeonato mundial Pro Junior em janeiro na Austrália. Foto: ASP / Covered Images.
O paulista Adriano ?Mineirinho? de Souza confirmou participação na próxima edição do Mundial Pro Junior da ASP, que acontece entre os dias 1 e 8 de janeiro em Sydney, Austrália.

 

Mineirinho completa a seleção sul-americana com a vaga dada pela ASP South America ao  atleta do continente – com até 20 anos – melhor colocado no ranking do WQS.

 

Também estavam na briga o paulista Hizunomê Bettero e o cearense Pablo Paulino. Mas, ambos não têm mais chances na etapa que fecha a divisão de acesso do circuito mundial, cujo prazo começa nesta sexta-feira em Sunset, Hawaii.

 

 

Heitor Pereira também representa o Brasil na competição. Foto: Aleko Stergiou.
Os representantes da América do Sul no Billabong ASP World Junior Championships foram definidos nas seletivas sul-americanas.

 

O Reef Classic Pro Junior inaugurou as disputas pelas cinco vagas na categoria Masculina e duas na Feminina no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ).

 

A outra foi a inédita prova promovida pela Billabong no Peru, primeira disputa fora do Brasil em toda a história da competição. Depois, o Billabong Pro Teen Series definiu o time sul-americano na praia de Camburi, em São Sebastião (SP).

 

Pela primeira vez, a América do Sul não será representada apenas por brasileiros. Os peruanos Matias Mulanovich e Alani Gomez também colocaram seus nomes na lista, aproveitando-se principalmente da etapa em Punta Hermosa. O irmão da campeã mundial Sofia Mulanovich venceu a prova Masculina e a catarinense Marina Werneck ganhou a Feminina.

 

Com o segundo lugar no Peru e a vitória na última etapa em Camburi, Anali Gomez confirmou presença ao lado da brasileira Marina Werneck, e tirando da briga a paranaense Bruna Schmitz.

 

Também carimbaram o passaporte na Masculina o campeão sul-americano Heitor Pereira, o paulista Thiago Camarão e o cearense Martins Bernardo, campeão do Reef Classic Pro Junior. De todos os participantes, os únicos que já disputaram o Mundial na Austrália são Mineirinho e Camarão.

 

O prêmio para o campeão é a garantia de entrar direto na última fase da triagem nas principais etapas do WQS da temporada.

 

Em busca do bicampeonato – No início de 2004, Adriano de Souza tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da ASP ao faturar o título da edição 2003 com apenas 16 anos.

 

Hoje, Mineirinho é o brasileiro mais bem colocado no ranking do WCT e seu objetivo é  igualar o feito do australiano Joel Parkinson, único bicampeão do mundial (1999 e 2001).

 

O Brasil é o recordista de títulos na categoria sub-20. O primeiro foi conquistado pelo carioca Pedro Henrique em 2000 no Hawaii. Em 2003, foi a vez de Mineirinho levar e, no ano seguinte, Pablo Paulino foi o campeão, vencendo a prova nos primeiros dias de 2005.

 

No ano passado, a categoria Feminina estreou na competição. A australiana Jessi Miley-Dyer, Top do WCT, foi a primeira campeã da história. No Masculino, o campeão foi o havaiano Kekoa Bacalso, com o catarinense Jean da Silva sendo o melhor brasileiro em terceiro lugar. Este foi o segundo título havaiano na competição, sendo que o primeiro foi conquistado por Andy Irons em 1998.

 

Exit mobile version