Em uma atitude pioneira no mundo do surf, Adriano de Souza, o Mineirinho, lançou neste ano o Campeonato Virtual 13 de Surf sub-14, iniciativa que dará ao campeão uma surftrip com o atleta para as Ilhas Maldivas e aos finalistas uma bolsa de treinos da Aprimore Surf, onde terão contato direto com as instruções do técnico de Mineirinho, Leandro Dora.
O formato do campeonato foi simples e eficiente: os candidatos com menos de 14 anos deveriam mandar um vídeo surfando até o dia 1º de fevereiro. Com um total de 36 atletas, a disputa seguiu os moldes de uma etapa do WSL, com Mineirinho, Leandro e o Público (com peso duplo) tendo direito a um voto. Todos os vídeos foram publicados na página oficial de Mineirinho no YouTube.
O que os jovens não esperavam era a participação de campeões mundiais junto com Mineirinho e Leandro no julgamento: Joel Parkinson (confira abaixo o vídeo com a escolha dele) votou na primeira semifinal e Mick Fanning (confira abaixo o vídeo com a escolha dele) participou da segunda. E a grande final terá Kelly Slater na banca. Ou seja: dois campeões mundiais analisarão as manobras do catarinense Leo Casal e do paraibano Kauan Hanson, os grandes finalistas. O vídeo da grande final, onde o público poderá analisar cada surfista e eleger o melhor, pode ser visto aqui.
“O que eu propus na verdade foi uma forma de interagir a garotada e, levando em conta as dificuldades que passei no início da carreira, queria beneficiar os jovens surfistas que não têm grana e só a pranchinha sagrada deles. E eles puderam enviar vídeo do celular mesmo e não pagar inscrição. E o legal é ver que aquele vídeo registrado por celular por um amigo do candidato rodando todo o Brasil”, descreve o atleta, que recebeu imediatamente o apoio incondicional de Grilo, como Leandro Dora é conhecido.
“Logo que o Mineiro comentou sobre a ideia comigo do torneio com a viagem eu tive interesse em envolver a Aprimore Surf no projeto, oferecendo uma bolsa de um ano para os dois finalistas do evento. Fiquei bem surpreso pelo nível de surf apresentado, pelas disputas acirradas e como está bem representada a nova geração. É muito legal de ver o crescimento e profissionalismo do surf. Foi algo que surpreendeu positivamente. Vamos dar essa bolsa aos dois finalistas, esperamos uma bateria muito disputada nessa final e que o melhor vença”, comenta Dora.
Para a realização do campeonato, além da Aprimore Surf, Adriano de Souza teve o apoio de um de seus patrocinadores, a Nossolar Construtora, e fechou uma parceria com a Nivana Turismo, que levou Mineirinho pela primeira vez nas Maldivas há 15 anos. “Sempre fomos ligados ao esporte e ao Adriano de alguma forma. Fizemos a primeira viagem dele para as Maldivas, quando ele tinha 15 anos. Aí ele veio com esse projeto para a gente sobre esse campeonato para a molecada, querendo transformar essas promessas em futuros ídolos. Como sempre fomos engajados em fomentar o esporte, aceitamos na hora. Estamos dando um pacote completo com passagem, hospedagem, alimentação. O vencedor terá toda a estrutura e não precisará por a mão no bolso. Sem contar que as Maldivas é o paraíso na terra, com ondas perfeitas e ideais para quem está começando”, ressalta Nivaldo de Oliveira Jr., o Vavá, dono da Nivana.
“Foi bom ver duas coisas também: o engajamento dos patrocinadores, que se envolveram no campeonato e nos ajudaram a proporcionar a premiação, e reforçar o fato de que existe uma nova geração de surf correndo atrás para o Brasil inteiro saber. Essa foi a intenção e acho que consegui”, completa o atleta, que volta ao Brasil como melhor atleta do país no ranking, em quarto lugar, para o lançamento de sua biografia e para o Rio Pro – eventos que acontecem agora em maio.
Números impressionam, mesmo sem divulgação
De acordo com a Feelmar, produtora participante do projeto, foram 54 vídeos produzidos, com 60.361 visualizações completas nos vídeos postados, média de 1.117 visualizações completas em cada. Também foi contabilizado um número de 12.143 interações em comentários, com média de 224 comentários por bateria, seguidos de 4.674 curtidas com média de 86,5 por bateria. O número de seguidores orgânicos hoje no canal é de 8.012.
Já para o Instagram os números são surpreendentes: as postagens do atleta tem um número médio de 1.300.000 impressões semanais – este é o número de pessoas que são atingidas de alguma forma pelas suas publicações. (número distribuido entre publicações no feed e postagens). Para publicações no feed, houve um engajamento médio de 9.000 likes orgânicos por foto, com destaque para as fotos de performance.
Por sua vez, o Instagram Stories, principal veículo de divulgação do campeonato, teve uma variável de visualizações de 35 mil para os picos de relevância (muito bem ranqueado. pois o algoritimo do instagram atinge o número máximo de 10% da capacidade de seguidores dele, que é de 355 mil), com visualização mínima de 13 mil o que leva ao número médio de 21 mil visualizações por postagem nas histórias – um número de engajamento incrível e orgânico, lembrando que não fora investido nada durante o campeonato para impulsionar qualquer publicação.
O Campeonato Virtual 13 de Surf tem o apoio de Nossolar, Nivana e Aprimore Surf.
Adriano de Souza tem o apoio de HD, Red Bull, Oakley, Oi, G-Shock, Mitsubishi do Brasil, Banana Wax, JBL e Nossolar.
Opinião de Joel Parkinson
Opinião de Mick Fanning