O Billabong Rio Pro 2012 começou nesta quarta-feira, em ondas de 1 metro e formação regular na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
Clique aqui para ver a entrevista
Com a vitória na quarta bateria do dia, o paulista Adriano de Souza assumiu a liderança provisória do ranking mundial.
“Mineiro” foi beneficiado pela ausência do norte-americano Kelly Slater. Ex-líder do World Tour, Slater alegou ter sofrido um corte no calcanhar durante uma session na Gold Coast, Austrália.
O substituto do 11 vezes campeão mundial foi o catarinense Willian Cardoso, uma das vítimas de Adriano de Souza na primeira fase do Billabong Rio Pro.
Para vencer o duelo, Adriano somou notas 7.50 e 7.30. O brazuca teve muito trabalho para segurar o aussie Kai Otton, que acertou uma bela rabetada em sua melhor onda (7.70) e tentou a virada com um aéreo avaliado em 6.83 (precisava de 7.10).
Willian demorou a entrar em sintonia com as ondas e amargou o terceiro lugar. O catarinense somou 5.83 e 5.57 nas duas melhores ondas.
Além de Willian, caíram para a repescagem o potiguar Jadson André e o saquaremense Raoni Monteiro. Ainda recuperando-se de uma lesão na virilha, Jadson teve o azar de sofrer um corte no pé ao chocar-se com a laje do Arpoador enquanto remava no free surf, antes de o evento começar.
Mesmo assim, o atleta lutou muito pela vitória, mas não conseguiu deter os australianos Josh Kerr (1o) e Bede Durbidge, segundo colocado.
Na terceira bateria, Raoni Monteiro viu o australiano Owen Wright comandar as ações no outside. Com notas 7.17 e 6.43, Owen avançou direto à terceira fase, deixando para trás Raoni e o norte-americano Taylor Knox.