O guarujaense Adriano de Souza, 24, acaba de vencer o Billabong Pro e assumir a primeira colocação no ranking do circuito mundial ao derrotar o australiano Taj Burrow, 32, na decisão encerrada nesta sexta-feira na Barra da Tijuca (RJ)
Pela primeira vez um brasileiro ocupa o primeiro lugar no ranking do Tour (ele tem 3o e 9o nas etapas anteriores). Esta foi a segunda vitória de Mineiro no circuito (a primeira foi em Mundaka, Espanha, em 2009), conquistando uma bolada de US$ 100 mil, além de 10 mil pontos no ranking do circuito.
Mineiro encaixou o backside nas esquerdas e não deu chances para o australiano Taj Burrow, que caiu em várias ondas e não conseguiu completar manobras importantes que poderiam ajudá-lo a reverter o resultado. Pelo vice-campeonato, obteve US$ 40 mil e 8 mil pontos.
O aussie abriu a disputa com uma esquerda. De backside, aplicou três pauladas para conquistar nota 7.0. Depois disso, ele não conseguiu mais completar as manobras, caindo em todas as ondas. No decorrer da disputa, ficou claro que o dia era de Mineiro. Bem treinado e em total sintonia com o mar, contou ainda com um fator determinante: o apoio do público que lotou a Barra. Um dos mais experientes atletas do Tour, Burrow sucumbiu diante da massa e da disposição do brasileiro, caindo em manobras importantes – que geralmente ele completaria de olhos fechados.
Mineirinho começou com uma onda regular, mas em seguida pegou outra e mandou duas belas batidas para pular para a primeira colocação. A partir daí dominou a disputa, conquistando notas 8.00 e 7.63, fechando o placar em 15.63 x 12.17. "O apoio da galera foi tudo. Eles me puxaram para a primeira colocação. O público esteve comigo desde a primeira fase”, diz.
Vice-campeão da etapa brasileira em 2009 (vencida por Slater), ele estava determinado a não deixar esta vitória escapar. "Há dois anos bati na trave, mas agora chegou minha vez. Estou muito feliz por ganhar aqui, perto da minha família, meus amigos. Sabia que seria bom ter o evento transferido pra cá”, revela.
“Este ano bati muito na trave e agora venci. Estou muito feliz por ter feito boas performances desde o início”, enfatiza ele, que recordou ainda a vitória do paranaense Peterson Rosa em 1998 aqui na Barra. “Eu estava na praia e foi fundamental ver o Peterson vencer. Pensei muito nisso e busquei esse resultado desde o começo”.
Resultado
1 Adriano de Souza (Bra)
2 Taj Burrow (Aus)
3 Jeremy Flores (Fra)
3 Bede Durbidge (Aus)
5 Bobby Martinez (EUA)
5 Joel Parkinson (Aus)
5 Josh Kerr (Aus)
5 Owen Wright (Aus)
9 Damien Hobgood (EUA)
9 Daniel Ross (Aus)
9 Raoni Monteiro (Bra)
9 Michel Bourez (Tah)
13 Heitor Alves (Bra)
13 Jadson André (Bra)
25 Alejo Muniz (Bra)
25 Peterson Crisanto (Bra)
25 Igor Morais (Bra)
25 Simão Romão (Bra)
25 Ricardo dos Santos (Bra)