No último domingo, 9 de abril, chegou ao fim uma das mais longas expedições de SUP realizadas no Brasil. O gaúcho Leandro “Raí” Fraga concluiu em grande estilo a “Travessia Mar de Dentro”, após 76 dias de remada por toda a extensão da Lagoa dos Patos (a maior laguna da América do Sul) percorrendo uma distância aproximada de 1000 km.
Raí partiu no dia 27 de janeiro da escola Raia 1, em Porto Alegre, e após remar por 152 km, aportou no dia 31 do mesmo mês no Iate Clube de Tapes, onde foi recebido pela equipe da Náutica Barreto, que prestou apoio ao aventureiro durante a expedição. E assim, fazendo paradas estratégicas, seguiu sua jornada.
Porém, muitas vezes, dadas as dimensões da laguna, o remador percorreu regiões remotas e de difícil acesso, onde era necessário acampar ou, em alguns casos, contar com a ajuda de ribeirinhos:
“Conheci muitas pessoas simples que vivem em lugares isolados no meio do nada na lagoa, alguns não tem nem luz própria, vivem de lampião e recebem os aventureiros de braços abertos”, revela o remador.
Momento da chegada, sendo recebido por sua mãe e irmã:
Mas nem tudo foram flores. Se Raí contou com apoio de moradores da laguna, a natureza nem sempre foi generosa com o aventureiro que precisou lidar com ataques de marimbondos, tempestades violentas entre outras situações extremas ao longo da jornada:
“Realmente vivi momentos tensos na Lagoa Pequena, mas que no final deu tudo certo graças a Deus”, reconhece agradecido pela graça alcançada.
Leandro Raí chegou às 16h00 do domingo na Escola Raia 1, de Porto Alegre, sob uma recepção calorosa da família e dos amigos que emocionaram o aventureiro:
“Não tive como conter as lágrimas diante de uma recepção calorosa e rever grandes amigos, mãe e irmã. A todo momento pensava em todos vocês, não foi nada fácil contornar a laguna, mas com a ajuda de todos que conheci pela costa cheguei e posso dizer que valeu cada remada, roubada, tempestades, ventos, calor, frio, chuva, dor, lesões, tudo valeu! Obrigado por ter ido junto pai, em alguns momentos seu cheiro presença era fato”, finalizou bastante emocionado.
Leandro Raí agora entra para o rol dos grandes aventureiros do stand up paddle mundial.
A equipe SupClub parabeniza o remador e toda equipe envolvida por realizarem com sucesso esse grande e inspirador feito. Imua!
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Tem início a Travessia Mar de Dentro
Travessia Mar de Dentro – Mais uma etapa concluída
Travessia Mar de Dentro chega aos 50%
Buscando inspiração para uma remada mais longa? Clique AQUI.