Surfistas de sete estados brasileiros participam neste final de semana (19 e 20/1) da etapa de abertura do nono Rip Curl Grom Search, na praia de Atlântida, Xangri-lá (RS).
A competição abre o ranking do circuito de surf sub-16, homologado pela Confederação Brasileira de Surf, que tem como atração principal as vagas para o Mundial na Austrália, em 2009.
Nomes conhecidos estaão na disputa em quatro categorias, a Mirim e a Feminino, para atletas com até 16 anos, a Iniciantes, com limite de 14 anos, e a grommets, para os caçulas, dos 12 anos para baixo.
As disputas começam às 10 horas nos dois dias e terão transmissão ao vivo pela internet, no site Fpsurf.com.br, com imagens das ondas, som direto da locução e as notas dos juízes. Os internautas podem interagir com o evento, enviando mensagens de texto.
Na disputa entre os atletas mais velhos, a lista de cotados é grande. Destaque para os catarinenses Cauê Wood e Santiago Muniz, o carioca Felipe Braz, os paulistas Nathan Brandi, Sidney e Thiago Guimarães, o paranaense Victor Valentim, o capixaba Krystian Kimmerson e o pernambucano radicado em Santa Catarina, Ian Gouveia.
Na iniciantes, o paulista Filipe Toledo, bicampeão Grommets, aparece como favorito, ao lado do catarinense Luan Wood e do talento local, Peterson Marchese.
?Estou muito feliz com os meus resultados em 2007 e pretendo entrar o ano conquistando novos títulos. Vou correr todo o Rip Curl Grom Search e, se Deus quiser, representar muito bem o meu estado e mostrar o meu talento para todo o Brasil?, diz Peterson, 13 anos.
Na Grommets, as atenções ficam para os gaúchos Luy Arman e Maui Machado e o paulista Victor Bernardo. Já entre as meninas, as paulistas Natali Paola, atual campeã estadual, Kaena Brandi e Vitória Tebet prometem uma disputa boa com a catarinense Greta Sisson.
O Rip Curl Grom Search terá três etapas, todas durante o verão. Depois do Rio Grande do Sul, o circuito segue para Salvador (BA), em fevereiro, e termina em Guarujá (SP), em março.
Os campeões do ranking na Mirim e na Feminino estarão classificados para representar o Brasil na final internacional de 2009, durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália, a etapa mais antiga do Circuito Mundial.
Os dois atletas ganharão passagens aéreas e toda a logística para competir no Rip Curl Grom Search International. Além disso, receberão bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, oferecido pela Study Way, com estadia e alimentação, na The Milton College Center, uma das instituições mais respeitadas do país.
O Rip Curl Grom Search 2008 tem os patrocínios: Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.