ISA Games

Molecada arruma as malas

0

Krystian Kymerson embarca para a Costa Rica com a delegação brasileira. Foto: Diego Freire.

A nova geração do surf brasileiro embarca na próxima quarta-feira (29/7) para a Costa Rica, onde disputa o ISA World Surfing Games 2009, os Jogos Mundiais de Surf.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

A disputa acontece entre os dias 1 e 8 de agosto em Playa Hermosa, Jaco. O chefe da delegação brasileira, Juca de Barros, ressalta a importância da convocação de atletas jovens para a competição.

 

“A CBS está comprometida em dar oportunidade aos jovens brasileiros nos eventos internacionais, pois eles são o futuro do nosso surf?, afirma Juca, que também é presidente da CBS (Confederação Brasileira de Surf).

 

Mas não foi apenas a idade que definiu os integrantes da equipe

Marco Fernandez integra o time na disputa pelo bicampeonato do ISA World Surfing Games. Foto: Diego Freire.

brasileira na Costa Rica, parte dos atletas são os atuais líderes no ranking do Maresia Brasileiro Amador, circuito oficial da CBS, são eles: Kristyan Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA) e Estefany Freitas (CE).

 

Os brazucas vão bater de frente com nomes consagrados do surf mundial e alguns dos tops 45 do mundo, como o francês Jeremy Flores e o australiano Mick Campbell.

 

As meninas também não terão vida fácil no torneio. Sofia Mulanovich, ex-campeã mundial e conhecida como ?La Gringa?, já confirmou presença no ISA Games.

 

Para Juca de Barros, a força do time brasileiro está no banco de reservas. O experiente técnico Otoney Xavier comandou a seleção na prata conquistada ano passado, em Portugal, e neste ano também acompanha a delegação.

 

?Otoney é um exemplo de dedicação, profissionalismo e competência no comando das equipes brasileiras de surf. Ele nos dá total tranquilidade e confiança?, diz o presidente.

 

Juca de Barros também não gostou da decisão da ISA (International Surfing Association) de realizar a competição anualmente (antes era realizada a cada dois anos). ?De certa forma, isso transforma o torneio em um evento de surf comum?, completa.

 

O dirigente também acha que o antigo status de olimpíadas do surf foi prejudicado. ?O evento perdeu muito do seu charme quando a ISA resolveu tirar o kneeboard e mais recentemente o bodyboard?, finaliza Juca.

 

A edição deste ano do ISA World Surfing Games também terá a presença de brasileiros atuando nos bastidores do evento. André Albuquerque, o Deco, será um dos juízes, Jordão Bailo Júnior, integra o trio de Head Judges, e Marcos Bukão atuará como diretor de prova.

 

A Confederação Brasileira de Surf conta com parceria Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action. Apoio institucional: Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 

Seleção Brasileira ISA Games

 

Open Masculino

 

Kristyan Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA), Miguel Pupo e Gabriel Medina (SP)

 

Open Feminino

 

Estefany Freitas (CE), Bárbara Muller (SC)

 

Longboard

 

Gabriel Nascimento (RJ), Rafael Cavalcanti (PE)

 

Técnico

 

Otoney Xavier (SC)

 

Chefe da delegação

 

Juca de Barros (PR)