ISA Games

Molecada arruma as malas

Krystian Kymerson

Krystian Kymerson embarca para a Costa Rica com a delegação brasileira. Foto: Diego Freire.

A nova geração do surf brasileiro embarca na próxima quarta-feira (29/7) para a Costa Rica, onde disputa o ISA World Surfing Games 2009, os Jogos Mundiais de Surf.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

A disputa acontece entre os dias 1 e 8 de agosto em Playa Hermosa, Jaco. O chefe da delegação brasileira, Juca de Barros, ressalta a importância da convocação de atletas jovens para a competição.

 

“A CBS está comprometida em dar oportunidade aos jovens brasileiros nos eventos internacionais, pois eles são o futuro do nosso surf?, afirma Juca, que também é presidente da CBS (Confederação Brasileira de Surf).

 

Mas não foi apenas a idade que definiu os integrantes da equipe

Marco Fernandez integra o time na disputa pelo bicampeonato do ISA World Surfing Games. Foto: Diego Freire.

brasileira na Costa Rica, parte dos atletas são os atuais líderes no ranking do Maresia Brasileiro Amador, circuito oficial da CBS, são eles: Kristyan Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA) e Estefany Freitas (CE).

 

Os brazucas vão bater de frente com nomes consagrados do surf mundial e alguns dos tops 45 do mundo, como o francês Jeremy Flores e o australiano Mick Campbell.

 

As meninas também não terão vida fácil no torneio. Sofia Mulanovich, ex-campeã mundial e conhecida como ?La Gringa?, já confirmou presença no ISA Games.

 

Para Juca de Barros, a força do time brasileiro está no banco de reservas. O experiente técnico Otoney Xavier comandou a seleção na prata conquistada ano passado, em Portugal, e neste ano também acompanha a delegação.

 

?Otoney é um exemplo de dedicação, profissionalismo e competência no comando das equipes brasileiras de surf. Ele nos dá total tranquilidade e confiança?, diz o presidente.

 

Juca de Barros também não gostou da decisão da ISA (International Surfing Association) de realizar a competição anualmente (antes era realizada a cada dois anos). ?De certa forma, isso transforma o torneio em um evento de surf comum?, completa.

 

O dirigente também acha que o antigo status de olimpíadas do surf foi prejudicado. ?O evento perdeu muito do seu charme quando a ISA resolveu tirar o kneeboard e mais recentemente o bodyboard?, finaliza Juca.

 

A edição deste ano do ISA World Surfing Games também terá a presença de brasileiros atuando nos bastidores do evento. André Albuquerque, o Deco, será um dos juízes, Jordão Bailo Júnior, integra o trio de Head Judges, e Marcos Bukão atuará como diretor de prova.

 

A Confederação Brasileira de Surf conta com parceria Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action. Apoio institucional: Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 

Seleção Brasileira ISA Games

 

Open Masculino

 

Kristyan Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA), Miguel Pupo e Gabriel Medina (SP)

 

Open Feminino

 

Estefany Freitas (CE), Bárbara Muller (SC)

 

Longboard

 

Gabriel Nascimento (RJ), Rafael Cavalcanti (PE)

 

Técnico

 

Otoney Xavier (SC)

 

Chefe da delegação

 

Juca de Barros (PR)

 

Exit mobile version