Molecada dá show no Rip Curl Grom Search

0

Gustavo Araújo, local de Ubatuba, quebrou na Iniciantes. Foto: Rodrigo Mariano / Rip Curl.
Eles ainda estão começando as carreiras de competidores. Alguns têm apenas 10, 11 anos de idade, mas neste domingo o que se viu no Canto do Recreio, no Rio de Janeiro, foi um verdadeiro show de surfe nas finais da segunda etapa do Rip Curl Grom Search.

 

A molecada de até 16 anos de idade mostrou que a nova geração do surfe brasileiro está garantida com vários talentos. Mesmo pequenos, os atletas não ficaram intimidados com as ondas de 1,5 metros, e tiveram grandes apresentações nas quatro categorias.
       
Os vencedores foram a paranaense Natalie Martins, no Feminino, o capixaba Kristian

Kristian Kimerson, atleta capixaba de Vila Velha, campeão Grommet. Foto: Rodrigo Mariano / Rip Curl.
Kimerson, na Grommets ou Infantil (até 12) e os paulistas Gustavo Araújo, na Iniciantes (até 14) e Wiggolly Dantas, na Mirim (no máximo 16).

 

A etapa reuniu 125 surfistas de seis estados. Com sol, ondas perfeitas, água limpa e muita torcida de familiares e técnicos, o cenário foi ideal para abrigar o circuito, que tem como objetivo revelar e incentivar novos talentos. A comemoração foi realizada com uma churrascada, reunindo todos os atletas.
       
Na decisão da Mirim houve disputa acirrada entre Wiggolly Dantas, de Ubatuba, o Guigui, e Bruno Rodrigues, pernambucano radicado em Florianópolis. Os dois se alternaram na liderança

A paranaense Natalie Martins levou o melhor entre as garotas. Foto: Rodrigo Mariano / Rip Curl.
da final e o surfista paulista conseguiu virar o resultado, com uma onda 6,5 no final.

 

Leandro Santos, paulista de Guarujá, foi o terceiro colocado, e o catarinense de Florianópolis, vencedor da etapa de abertura na Praia Mole, garantiu o quarto lugar.
       
“Foi irado. O Bruninho é muito bom, tem um surf forte. Ele quebrou”, afirmou o vencedor, atual campeão brasileiro e bi paulista Iniciantes. Irmão mais novo da top do Super Surf, Suelen Naraísa, Guigui tem 14 anos e já conta com experiência em competições internacionais.

 

No ano passado foi semifinalista de uma etapa

Wiggolly Dantas, outro bom nome de Ubatuba, faturou a categoria Mirim. Foto: Rodrigo Mariano / Rip Curl.
do Mundialito Grommets, realizado na França. “A última etapa será forte. O Rip Curl é uma das minhas prioridades e vou para ganhar novamente”, disse o surfista de Ubatuba, sobre a etapa decisiva do Circuito, marcada para os dias 6 e 7 de março, na praia do Tombo, Guarujá (SP).
       
O segundo colocado gostou muito do resultado. “Eu não competi na primeira etapa porque estava fazendo uma matéria no Peru. Então, vim para o Rio pensando no título do circuito e sabia que tinha de ir bem, com vitória ou segundo lugar. Agora, vou animado para o Guarujá. Ainda mais depois de uma final dessas”, ressaltou Bruninho.

 

Ele começou a surfar num dos melhores points do surf nordestino, a Baia de Maracaípe e há duas temporadas, então com 13 anos, decidiu investir na carreira e foi morar sozinho em Santa Catarina.
       
A mudança deu certo. Em 2003, ele foi campeão catarinense Júnior e Mirim e planeja vôos mais altos para esta temporada. “Tenho só 15 anos, mas tive de arriscar para poder vencer, aprender, crescer. Neste ano quero o título brasileiro e também vou fazer mais duas viagens internacionais. Fiz a minha primeira para fora no mês passado, para o Peru, e a idéia é ir para a Indonésia e para o Hawaii”, comentou.
       
Será dura a disputa pelo título. Giancarlo, campeão brasileiro iniciante em 2002, segue na frente, com 1.729 pontos. Guigui vem na seqüência, com 1.656 e Leandro Santos, que também chegou às duas finais, soma 1.620.

 

No ranking final, valem os dois melhores resultados. Os campeões Mirim e Feminina ganham passagens aéreas para a Austrália, onde participam de um evento internacional da Rip Curl, em data e locais a serem definidos.
       
Entre as meninas, Natalie Martins, paranaense de Pontal do Paraná, de apenas 13 anos, superou Gabriela Teixeira, de Búzios, atual vice-campeã brasileira Júnior e vencedora da etapa de abertura, adiando a decisão do título.

 

Mariana Uchoa, outro talento de Búzios, uma das cidades que levou uma forte equipe, ficou em terceiro lugar. Bruna Schmitz, de Matinhos (PR), uma das grandes promessas da categoria, completou a final na quarta colocação.
       
Entre as garotas, a rivalidade também promete ser grande na praia do Tombo. Gabriela está na frente no ranking, com 1.900 pontos. Logo atrás aparecem Natalie, com 1.729, e Bruninha, com 1629.

 

“Foi a minha primeira vitória fora do sul. Dei sorte e achei as ondas certas”, disse Natalie, atleta da equipe Rip Curl, e que surfa há dois anos.
       
Outro destaque foi o pequeno Kristian Kimerson. Atleta de 11 anos, o surfista de Vila Velha impressionou, tendo fôlego e pernas para disputar as três categorias. Na Grommets, a sua categoria de fato, derrotou na final Nathan Brandi, paulista de Guarujá, filho do big rider Murilo Brandi, que o acompanhou; Juliano Arreyes, mais uma revelação de Búzios, e Felipe Brás, local da Barra da Tijuca e único representante da Cidade nas finais.

 

“Vou treinar bastante para tentar esse título”, destacou o surfista, que ano passado venceu duas etapas do Rip Curl Grom Search, no Rio e no Espírito Santo.

 

Já na Iniciantes, a equipe de Ubatuba fez mais uma festa, com a vitória de Gustavo Araújo. Ele venceu na final Yan Guimarães, de Saquarema, Tamae Bettero, também de Ubatuba – irmão de Hizunomê, revelação do Super Surf – e José Eduardo, de Búzios, comprovando a boa safra que a região dos Lagos vem produzindo.

 

“As vitórias do Gustavinho e do Guigui, bem como a presença de Tamae na final, mostram o bom trabalho que fazemos. Vamos para a última etapa pensando nos títulos”, disse Alberto Jacob, técnico da Escolinha Municipal de Ubatuba, que tem um trabalho comprovadamente eficaz na formação de vários talentos.
       
Confira os resultados completos no site ripcurl.com/events/brazil . O Rip Curl Grom Search está na quinta edição e a partir deste ano passou a ser um circuito, com três etapas (antes os eventos tinham resultados isolados em cada estado). Patrocínio e realização da Rip Curl, com o co-patrocínio da Hot Water, Nivana, Sul Nativo, e 2 Surf.

Apoio da Sticle, Sky Artes Gráficas, Gordon & Smith, Revista Maneco e homologação da Confederação Brasileira de Surf, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. A etapa da Praia da Barra teve o apoio da Feserj e Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

2a etapa do Rip Curl Grom Search 2004

 

Mirim (até 16 Anos)

 

1 Wgigoly Dantas – Ubatuba (SP) – 13.27
2 Bruno Rodrigues – Baia  de Maracaípe (PE) (Florianópolis/Sc) – 10.67
3 Leandro Santos – Guarujá (SP) – 8.50
4 Giancarlo Zanpiere – Florianópolis (SC) – 8.16
 
Iniciantes (até 14 Anos)

 

1 Gustavo Araujo – Ubatuba/Sp – 11.34
2 Yan Guimaraes – Saquarema/Rj – 8.64
3 Tamae Bettero – Ubatuba/Sp – 7.47
4 Jose Eduardo – Búzios/Rj – 6.26
 
Grommets / Infantil (até 12 Anos)

 

1 Kristian Kimerson – Vila Velha (ES) – 5.40
2 Nathan Brandi – Guarujá (SP) – 3.67
3 Juliano Arreyes – Búzios (RJ) – 3.14
4 Felipe Bras – Rio  de Janeiro (RJ) – 2.57
 
Feminino (até 16 Anos)

 

1 Natalie Martins – Pontal do Paraná (PR) – 10.50
2 Gabriela Teixeira – Búzios (RJ) – 9.36
3 Mariana Uchoa – Búzios (RJ) – 1.90
4 Bruna Schimitz – Matinhos (PR) – 0.87