Mineirinho já garantiu o título Mirim. Foto de arquivo: Rosenval Rolins. |
A competição termina neste domingo e aponta três novos campeões estaduais, todos nas categorias de base: Petit (até 10 anos), Grommets (no máximo 12) e Iniciantes (limite de 14). Os títulos Júnior (até 18 anos) e Mirim (16) foram definidos por antecipação, com vitórias do ubatubense Hizunomê Bettero e do guarujaense Adriano Mineirinho.
Uma das grandes expectativas para este domingo é a decisão da categoria Grommets. Três surfistas prometem uma disputa acirrada. O favoritismo é do ubatubense Mateus Toledo, que busca o quarto título estadual em três anos de disputa.
Ele já foi bicampeão Petit e agora tenta repetir o feito na Grommets. Praticamente imbatível nos anos anteriores, desta vez ele tem dois rivais que evoluíram muito nesta temporada: Gustavo Araújo, também de Ubatuba, e Yan Guimarães, de Saquarema (RJ).
Yan, que já está treinando em Itamambuca há mais de uma semana e, apesar dos 11 anos de idade, chegou a encarar o Campeonato Paulista Profissional para pegar experiência.
Ele sabe que não terá uma tarefa fácil, mas mantém a animação.
No ano passado ele foi vice-campeão, perdendo para Mateus. “É bom ter disputas fortes desde pequeno. Vamos aprendendo a competir bem, sempre melhoramos”, afirma o pequeno surfista.
A categoria Petit também deve chamar a atenção do público. O líder do ranking é Felipe Toledo (irmão de Mateus), de apenas 7 anos. O surfista vem sendo apontando como a grande promessa para os próximos anos e já vem mostrando que o surf vem de família – é filho do bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo.
Na Iniciantes, a briga está entre o catarinense Gustavo Schilickman, vice-campeão brasileiro da categoria, e outro destaque de Ubatuba, Wigoly Dantas. O terceiro favorito ao título, o guarujaense Fabrício Caraça, ficou de fora da briga, por estar com meningite (Nota da Redação: está fora de perigo).
As disputas começam neste domingo às 8 horas e as finais estão previstas para começar às 11 horas. O Circuito Hang Loose tem o co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Quiver e Tent Beach. Apoio: Nivana Turismo, Bennett Foam, Reef, Grupo Taca, Governo do Estado/ Secretaria de Juventude Esportes e Lazer e Fluir. A etapa tem colaboração da Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf. Organização: Federação Paulista de Surf.