Billabong Pro Junior Series

Molecada domina Pichilemu

0

Punta de Lobos dá largada ao Billabong Pro Junior Series 2008. Foto: Alexandre Krammes.

No ano passado, a Billabong inaugurou as seletivas sul-americanas do Mundial Pro Junior da ASP nas direitas pesadas de Punta Rocas, no Peru. Agora, inova mais uma vez ao marcar a abertura do Billabong Pro Junior Series 2008 nas igualmente geladas ondas do Chile.

 

A largada na corrida por cinco vagas na categoria masculina e duas na seleção feminina que vai representar a América do Sul em janeiro do ano que vem na Austrália, será nas longas esquerdas de Diamante, em Punta de Lobos, na região de Pichilemu, norte do Chile.

 

O primeiro desafio para os melhores surfistas com até 20 anos de idade do continente começa nesta sexta-feira e vai até domingo, com as outras duas etapas marcadas para o Brasil, em Torres (RS) e na Praia de Camburi, São Sebastião (SP).

 

 

Wiggolly Dantas defende título sul-americano sub-20. Foto: Divulgação Billabong.

?Sem dúvida, este evento é uma grande oportunidade para nossos jovens surfistas competirem sob as regras da ASP desde cedo?, destaca Roberto Perdigão, diretor da ASP South America, escritório regional da ASP para a América do Sul.

 

?Com certeza a melhor recompensa, além da busca pela conquista do

título mundial da categoria, é o wildcard (convite) que a ASP oferece ao campeão e vice do Mundial Pro Junior nos eventos WQS de grande porte, o que é essencial para aumentar suas chances de uma possível classificação para o WCT?, completou o dirigente.

 

O atual campeão sul-americano Wiggolly Dantas foi o vencedor nas grandes ondas do Peru em 2007, mostrando muita atitude nas séries de mais de 2 metros de altura que rolaram durante todo o final de semana do Billabong Pro Junior Series em Punta Rocas.

 

?Deu altas ondas no campeonato e eu gosto mesmo de surfar ondas fortes e pesadas?, confessou o paulista de Ubatuba, logo após a vitória emocionante no Peru. Wiggolly esticou sua temporada no Havaí neste ano e foi novamente destaque na etapa do WQS de Banzai Pipeline, onde só foi barrado nas quartas-de-final.

 

A expectativa agora é para a sua primeira defesa do título de campeão sul-americano que ele conquistou com 100% de aproveitamento, vencendo as duas únicas etapas do Billabong Pro Junior do ano passado. Além dele, classificaram-se para o Mundial Pro Junior pelas seletivas o cearense Charlie Brown, vice-campeão na prova peruana, o carioca Yan Guimarães e os também paulistas Robson Santos e Giancarlo Zampiere.

 

O guarujaense Adriano de Souza ficou com a vaga oferecida pela ASP South America ao surfista sul-americano mais bem ranqueado no WQS e o cearense Pablo Paulino acabou ganhando um convite especial da Billabong para participar do Mundial.

 

Pablo não desperdiçou sua última chance de competir na categoria sub-21, devido a sua idade. Ele honrou o convite igualando um feito até então inédito do australiano Joel Parkinson, único que tinha dois títulos do Mundial Pro Junior. Pablo Paulino já havia sido campeão de 2004 e faturou seu segundo caneco nos primeiros dias deste ano na Austrália, confirmando a hegemonia do Brasil com quatro vitórias em oito edições do Mundial Pro Junior, realizadas pela ASP desde 1998.

 

O primeiro triunfo verde-amarelo no Billabong ASP World Junior Championships foi o do carioca Pedro Henrique em 2000, na última edição disputada na ilha de Oahu, no Havaí. Na Austrália, o paulista Adriano de Souza se tornou o mais jovem campeão mundial da história da ASP em 2003 e Pablo Paulino garantiu o bicampeonato consecutivo para o Brasil em 2004.

 

Mineirinho chegou perto de igualar Joel Parkinson no ano passado, mas acabou derrotado na grande final pelo sul-africano Jordy Smith. Mas, neste ano Pablo Paulino conseguiu o tão sonhado bicampeonato.

 

Já na categoria feminina, a campeã das seletivas sul-americanas no Billabong Pro Junior Series 2007 foi a catarinense Marina Werneck. A vencedora da etapa peruana nas grandes ondas de Punta Rocas foi a catarinense Gabriela Leite, que acabou perdendo a vaga no Mundial Pro Junior para a paranaense Bruna Schmitz.

 

As duas brasileiras não foram bem na Austrália, mas Bruninha começou muito bem no WQS 2008, conquistando um brilhante vice-campeonato na etapa que abriu a temporada no mesmo país e foi vencida pela atual campeã mundial Pro Junior, Sally Fitzgibbons.

 

O Billabong Pro Junior Series 2008 é uma realização da Billabong com apresentação da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e patrocínio da Von Zipper, Kustom e Nixon. A competição homologada pela Association of Surfing Professionals, através do seu escritório regional da ASP South America, também é sancionada pela ALAS (Associação Latino-Americana de Surf) e será transmitida ao vivo pelos sites Billabong, Aspsouthamerica e Alaslatintour.

 

Galeria dos campeões mundiais sub-21 da ASP

2007 Pablo Paulino (Bra) e Sally Fitzgibbons (Aus) na Austrália

2006 Jordy Smith (Afr) e Nicola Atherton (Aus) na Austrália

2005 Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus) na Austrália

2004 Pablo Paulino (Bra) na Austrália

2003 Adriano de Souza (Bra) na Austrália

2002 não foi realizado

2001 Joel Parkinson (Aus) na Austrália

2000 Pedro Henrique (Bra) no Hawaii

1999 Joel Parkinson (Aus) no Hawaii

1998 Andy Irons (Haw) no Hawaii