A primeira etapa do Circuito Estadual de Surf Pós 14 e Pro Junior 2016 terminou nesse domingo, dia 23 de outubro, na praia de Itaúna, em Saquarema. Em um dia nublado com boas ondas de meio metro, um bom público compareceu ao Maracanã do Surf para acompanhar as fases finais das sete categorias: Pro Junior (ate 20 anos), Junior (ate 18 anos), Mirim (ate 16 anos), Feminino Junior (ate 18 anos) e Surdos, além de duas categorias especiais da Associação local, Infantil (ate 12 anos) e Petit (ate 10 anos).
Nas categorias de base, organizadas pela Associação de Surf de Saquarema, os melhores foram locais. Ricardo Santana dominou as ações entre os infantis, enquanto Rickson Falcão comprovou o favoritismo na Petit.
Na categoria Surdos, já valendo pelo Estadual, a diferença entre os três primeiros colocados foi menor do que um ponto. Depois de surfar boas direitas Fabio Quintella levou a melhor, deixando Wiliam Fontes em segundo, seguido de Andre Menezes e Jandher Mariz, o quarto colocado.
Na Feminino Junior, em uma disputa de alt[issimo nível, Carol Bonelli e Karol Ribeiro travaram um belo duelo pelo titulo. Bonelli começou forte, sofreu pressão da Karol Ribeiro, mas no final impôs seu conhecimento e boa forma para vencer. Ribeiro foi a segunda colocada, com Luara Thompson em terceiro e Julia Camargo em quarto lugar.
Na Mirim, Anderson Picachu começou forte, assumiu a liderança, mas aos poucos foi dominado por Daniel Templar, que em casa levou a melhor. Terceiro colocado, Bernardo Bordovsky mostrou um surfe de muita qualidade. Nessa bateria o quarto colocado foi Vitor Ferreira, que não repetiu a performance de fases anteriores.
Já na Junior João Quintanilha começou bem com uma esquerda e garantiu a vitória com uma boa direita. Vice na categoria, João Vitor Chumbinho surfou ondas mais curtas, com uma manobra. Já o terceiro, Daniel Templar, só conseguiu uma boa onda na disputa, enquanto João Jacques, quarto, não conseguiu achar as melhores ondas.
Fechando as disputas, na categoria Pro Junior, na corrida pela maior fatia dos R$ 5 mil de prêmio quem se deu bem foi Guilherme Lopez, representante de Búzios. Guilherme teve um inicio de bateria morno, mas depois de uma nota pouca acima dos 5 pontos engrenou uma direita e manobrou com força, alcançando a maior nota do evento 9,15 pontos.
“Incrível ganhar esse titulo, nunca tinha feito um nove numa bateria. Comecei a surfar na escolinha da prefeitura de Búzios com 10 anos e agora com 20 anos ganhei um estadual. Quero agradecer a galera da Associação de Búzios que estão fazendo as coisas aconteceram lá na cidade”disse Guilherme.
Com essa nota empatou com o somatório de outro local de Búzios, Facundo Arreyes, que alcançou também 14,40 pontos. Guilherme venceu por ter a maior nota. Facundo tentou mas finalizou mesmo em segundo. O terceiro classificado foi o paulista Edher Reis, seguido do baiano Ives Lopes.
O Circuito Estadual Pós 14 2016 só se tornou possível pela contra partida do projeto incentivado da etapa da primeira divisão do Circuito Mundial (WSL), através de indicação do Secretario Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral. Próxima etapa que terá pontuação dobrada acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em Grumari, Rio de Janeiro.
O Circuito Estadual de Surf Pós 14 2016 tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. O co patrocínio é do Mineirinho. O apoio institucional é da Prefeitura da Cidade de Saquarema. A realização é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa primeira etapa da Associação de Surf de Saquarema.
Resultados do evento
Infantil
1o Ricardo Santana
2o Leonny Cardoso
3o Diego Templar
4o Ricardo Vianna
Petit
1o Rickson Falcão
2o Kaway
3o Rafael Lufty
4o Gabriel Dantas
5o Kaike Nunes
Surdos
1o Fabio Quintela
2o William Fontes
3o Andre Menezes
4o Jandher Mariz
Feminino Junior
1o Carol Bonelli
2o Karol Ribeiro
3o Luara Thompson
4o Julia Camargo
Mirim
1o Daniel Templar
2o Anderson Picachu
3o Bernardo Bordowsky
4o Vitor Ferreira
Junior
1o João Quintanilha
2o João Vitor Chumbinho
3o Daniel Templar
4o João Jacques
Pro Junior
1o Guilherme Lopez
2o Facundo Arreyes
3o Edher Reis
4o Ives Lopes