Tendo como atrações principais as disputas pelas vagas para o Mundial Sub-16, em 2009, na Austrália, a terceira e decisiva etapa do 9º Rip Curl Grom Search rola nos próximos dias 8 e 9 de março na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).
A competição reúne surfistas de todo o país, divididos em quatro categorias: Grommets, Iniciantes, Mirim e Feminino.
Nestas duas últimas, os campeões do ranking, somados dois dos três resultados, representarão o Brasil no Mundial 2009, realizado durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália.
Os dois ganharão passagens aéreas e a logística para competir, além de bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação, oferecidas pela Study Way, na The Milton College Centre.
Coincidentemente, os líderes nas duas categorias são de Guarujá e poderão contar com o apoio da torcida local.
Na Mirim, Nathan Brandi venceu a segunda etapa na Bahia e assumiu a ponta, empatado com o paranaense Vitor Valentim, vitorioso na abertura do circuito, no Rio Grande do Sul.
Além deles, competem com chances, o pernambucano Ian Gouveia, que assim como os dois líderes, chegou às duas finais, e o catarinense Gustavo Machado.
Entre as meninas, Juliana Meneghel, vice nas duas etapas, está na frente e tem como rivais outras quatro atletas. Kaena Brandi, irmã mais nova de Nathan e também vencedora na etapa baiana. A capixaba Bárbara Segatto, que faturou no litoral gaúcho, a catarinense Greta Sisson e a paulista Caca Rampa também aparecem com chances.
Caca, inclusive, foi a revelação da segunda etapa. Já a líder, poderia estar em situação ainda mais tranqüila. Em Salvador, ela foi a melhor na pontuação, mas pegou uma onda a mais do que o estabelecido pela direção técnica e foi punida, caindo para a segunda posição.
Vale destacar que a cidade sede da etapa final já conta com um campeão, por antecipação. Edgard Groggia venceu as duas disputas e comemorou o título da categoria Grommets.
Na Iniciantes, a briga é mais equilibrada e também tem um paulista encabeçando o ranking. O ubatubense Filipe Toledo soma dois terceiros lugares e busca o terceiro título consecutivo no Rip Curl Grom Search (é bi-campeão Grommets.
Na lista ainda aparecem o catarinense Matheus Navarro, o gaúcho Cainã Barletta, ambos vencedores de etapas este ano, os capixabas Rodrigo Cardoso e Johnny Botelho, os paulistas Deivid Silva e Wesley Santos, o baiano Iagê Araújo e o carioca Matheus Faria.
Com o slogan ?Muito mais do que um campeonato de surf?, o circuito é oficializado pela Confederação Brasileira de Surf e conhecido por seu astral também fora das ondas, com um total clima de confraternização entre os atletas, famílias e técnicos. Além das disputas no mar, os atletas participam de brincadeiras e de um churrasco ao final da competição.
As inscrições custam R$ 50, com direito a camiseta alusiva ao evento, adesivo e a participação na festa de encerramento.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 3273 4319.
O Rip Curl Grom Search 2008 conta com patrocínios: Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.
Ranking 2008
Mirim
1 Nathan Brandi (SP) ? 1.810
1 Vitor Valentim (PR) ? 1.810
3 Ian Gouveia (PE/SC) ? 1.629
4 Kristian Kimmerson (ES) ? 1.385
Feminino
1 Juliana Meneghel (SP) ? 1.800
2 Bárbara Segatto (ES) ? 1.729
3 Greta Sisson (SC) ? 1.466
4 Isabela Lima (RJ) ? 1.260
Iniciantes
1 Filipe Toledo (SP) ? 1.620
2 Matheus Navarro (SC) ? 1.531
2 Cainã Barletta (SC) ? 1.531
4 Rodrigo Cardoso (ES) ? 1.312
Grommets
1 Edgar Groggia (SP) ? 2.000
2 Luan Wood (SC) ? 1.712
3 Wilson Neto (ES) ? 1.385
4 Leo Guimarães (SP) ? 1.260