A terceira e última etapa do oitavo Rip Curl Grom Search rola nos dias 24 e 25 de março na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
O evento exclusivo para surfistas com até 16 anos define o segundo representante brasileiro na disputa realizada simultaneamente ao WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália.
Na categoria Feminino, a catarinense Gabriela Leite já garantiu a passagem, pois venceu as duas etapas disputadas até o momento.
Agora, as atenções ficam para os surfistas da categoria Mirim. O líder é o guarujaense Wesley Moraes, campeão do circuito em 2005 e um dos representantes brasileiros no Mundial Sub-16 do ano passado.
Mas, nada menos que outros 16 competidores têm chances de faturar o caneco. Entre os principais cotados estão mais cinco paulistas, Jessé Mendes, Thiago Guimarães, Nathan Brandi (vencedor da primeira etapa), Miguel Pupo (vencedor da segunda etapa) e Sidney Guimarães.
Outros nomes mais cotados estão os catarinenses Bruno Moraes e Pedro Husadel, o potiguar Ítalo Ferreira e o pernambucano radicado em SC, Ian Gouveia, filho de Fabinho Gouveia.
Além da vaga no evento internacional, Gabriela e o campeão Mirim ganham passagens aéreas, toda logística para competir, bolsas de estudo completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação na The Milton College Centre.
Mais do que um campeonato nas ondas, o Rip Curl Grom Search apresenta uma proposta diferenciada, incentivando a diversão e o espírito de confraternização, junto com muito surf.
Inscrições estão abertas e podem ser feitas na Federação Paulista de Surf, pelo telefone (0xx13) 3273 4319. Oficializado pela Confederação Brasileira de Surf, o evento conta também com disputas nas categorias Iniciantes e Grommets.
Entre os caçulas, a festa pode ser caseira, o ubatubense Filipe Toledo aparece com boas chances de garantir o bicampeonato. Como grande rival, ele terá outro talento paulista, o líder do ranking Wesley Santos, de Peruíbe.
Na Iniciantes, o sebastianense Gabriel Medina está com a mão na taça e pode comemorar o título antes mesmo da final. Apenas dois atletas têm chances de superá-lo, o paulista Jessé Mendes e o potiguar Ítalo Ferreira.
A etapa do Rip Curl Grom Search 2007 em Ubatuba conta com patrocínio: Lojas Overboard. Apoio: Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co. Cobertura: Revista Fluir e Waves.Terra.
Colaboração: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Ubatuba e Secretaria Municipal de Saúde. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf e da Federação Paulista de Surf.
Ranking 2007
Mirim
1 Wesley Moraes (SP) 1.431
2 Jessé Mendes (SP) 1.043
3 Thiago Guimarães (SP) 1.011
4 Miguel Pupo (SP) 1.000
4 Nathan Brandi (SP) 1.000
Feminino
1 Gabriela Leite (SC) 2.000 (campeã por antecipação)
2 Monik Santos (PE) 1.800
3 Bárbara Muller (SC) 1.620
4 Vitória Tebet (SP) 1.385
Iniciantes
1 Gabriel Medina (SP) 1.900
2 Victor Drews (SC) 1.240
3 Sidney Guimarães (SP) 1.187
4 Yan Daberkow (SC) 1.086
Grommets
1 Wesley Santos (SP) 1.710
2 Murilo Henrique (RN) 1.092
3 Edgar Groggia (SP) 1.086
4 Lucas Silveira (RJ) 1.062