Rip Curl Grom Search

Molecada quebra tudo

Lucas Silveira, Rip Curl Grom Search 2012, praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

 

Lucas Silveira destrói na categoria Mirim do Rip Curl Grom Search 2012, praia de Itaúna, Saquarema (RJ). Foto: Pedro Monteiro.

Com o mar grande, digno da fama da praia de Itaúna, Saquarema (RJ), as finais da etapa inicial do Rip Curl Grom Search foram realizadas em excelentes condições neste domingo (11/03).

 

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Foram quatro categorias em disputa e todas marcadas por disputas eletrizantes.

 

Um dos grandes destaques foi o paulista de Ubatuba, Wesley Dantas, irmão caçula de dois nomes de ponta do surf brasileiro, Suelen Naraisa e Wiggoly Dantas, foi o dono da melhor atuação do final de semana, com uma onda praticamente perfeita, valendo 9,9 pontos, e a vitória na Iniciante (sub 14). Já entre a Mirim e a Feminina, (sub 16), vitórias do carioca radicado em Santa Catarina, Lucas Silveira, e de Kayane Reis, local de Saquarema, respectivamente.

 

 

Kaiane Reis, campeã entre as meninas. Foto: Pedro Monteiro.

Na Grommet (sub 12), Samuel Pupo, filho do experiente Wagner Pupo e irmão do top do WT, Miguel Pupo, confirmou o DNA da família e voltou a vencer no circuito.

 

 

Por pouco, a festa do clã dos Pupos não foi completa, com Dominik ficando em terceiro na Feminina. Outro destaque foi João Vitor, atleta local, que chegou a duas finais – Grommet e Iniciante. Além das disputas individuais, houve o Tag Team 900 Graus, com vitória da equipe de Santa Catarina, auxiliada pelo ex-top da elite mundial, Guilherme Herdy, que acompanhou seu sobrinho e afilhado, Mateus Herdy, terceiro colocado na Grommet. 

 

Com o slogan “muito mais do que um campeonato do surf”, o evento também foi marcado por diversas ações na areia, de cunho sócio-ambiental. “Tivemos uma parceria muito boa com a ONG Jardins e Itaúna, com diversas gincanas ecológicas, educativas. Também houve o plantio de 25 mudas de pitanga atrás do palanque na área de mata jundu, e a arrecadação de alimentos nas inscrições para doação”, afirmou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

 

“Nosso objetivo também é motivar a confraternização, o espírito de camaradagem entre todos. Para a molecada, tivemos a corrida E-Bomb, muito divertida sempre, e a personalização de camisetas com tinta especial. O evento foi um sucesso e o mar ajudou, subindo até atingir 1,5 metros nas finais. Temos de agradecer à Prefeitura, Feserj e Associação de Surf de Saquarema pelo apoio e agora é aguardar a etapa final, em Guarujá, para um novo show de surf”, acrescentou.

 

No domingo, o mar amanheceu com ondas pequenas, de meio metro, mas durante o evento foi subindo, para atingir 1,5 metros. O sol forte atraiu um grande público. Na Grommet, Samuel Pupo levou a melhor, somando 14,10 pontos, contra 11,15 de João Vitor (RJ), 9,15 de Mateus Herdy (SC) e 6,45 de Eduardo Motta (SP).

 

“Quero agradecer muito ao meu pai, que me ajudou aqui e ao meu irmão, que sempre está comigo nos treinos quando pode”, vibrou Samuel.

 

Na Iniciante, Wesley Dantas garantiu a vitória em grande estilo. Logo na segunda onda garantiu 9,9 pontos, sendo que dois dos quatro juizes deram 10. Na quarta, onda quebrou a prancha ao meio e mesmo assim manteve o resultado.

 

“Meu irmão sempre falou: se você não pegar a onda grande, nunca vai ganhar e foi por isso que fiz. Peguei aquela onda e rasguei todinha, mas a onda ia ser boa e botei para baixo, mas aí quebrou a prancha. É isso aí. Foi o melhor campeonato que já disputei”, disse Wesley, que somou 12,15, contra 7,35 de Renan Pulga (SP), 5,0 de Leonardo Guimarães (SP) e 1,5 de João Vitor (RJ).

 

Entre as meninas, a vencedora Kayane Reis contou com uma ajuda especial, os treinos com o bicampeão brasileiro Léo Neves.

 

“Estou muito feliz de ganhar um campeonato como esse. Quero agradecer a ajuda do Léo Neves, que me treinou toda a semana e pagou a minha inscrição. Com certeza, vou tentar essa ida para a Austrália”, destacou a surfista, que venceu com 12,90, contra 7,35 de Karol Ribeiro (RJ), 5,70 de Dominik Pupo (SP) e 1,85 de Letícia Freitas (SP).

 

Na Mirim, Lucas Silveira garantiu sua primeira vitória no Circuito Rip Curl. Ele garantiu uma nota 8, que fez a diferença na final. Faltando cinco minutos para o final precisava de 3,10 e em sua última onda fez 6,75.

 

“Participo do Rip Curl Grom Search desde os nove anos e hoje, com 15 anos, ganhei pela primeira vez. Sempre batia na trave e estou feliz de vencer em Saquarema, com certeza uma das melhores ondas do mundo”, comemorou.

 

“Quero agradecer aos meus patrocinadores, a toda torcida de Saquarema e dar os parabéns para a Rip Curl por esse grande evento”, complementou Lucas, que marcou 14,75 em primeiro lugar, para deixar em segundo Gabriel André (SP), com 11,65, Elivelton Santos (PB), com 11,25, e Marcos Correia (SP), com 10,35. 

 

O Rip Curl Grom Search 2012 terá duas etapas, com a final nos dias 24 e 25 deste mês no Guarujá. Os campeões da Mirim e da Feminina representam o Brasil na grande final internacional, na Austrália. Os dois atletas ganham passagens aéreas de ida e volta, além de intercâmbio cultural, oferecido pela Study Way, em casa de família na Austrália.

 

Outro benefício é a bolsa de estudos completa (inglês, espanhol, francês, japonês, italiano, alemão ou chinês), parceria com a Wizard, aos vencedores de cada categoria nas duas etapas do Circuito.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Rip Curl Grom Search. O circuito Rip Curl Grom Search 2012 é realizado pela Rip Curl, com os patrocínios das lojas 900 Graus e Overboard, apoios da Wizard, Study Way, Jandaia, Skygraf e das prefeituras de Saquarema e de Guarujá. Supervisão da Federação Paulista de Surf (FPS) e da Federação de Surf do Rio de Janeiro (Feserj), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Cobertura da Revista Fluir e do portal Waves. Apoio local das Associações de Surf de Saquarema (ASS) e de Guarujá (ASG). 

 

Resultados da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2012 


Mirim

 

1 Lucas Silveira (RJ)

 

2 Gabriel André (SP)

 

3 Elivelton Santos (PB)

 

4 Marcos Correira (SP)

 

Feminino

 

1 Kayane Reis (RJ)

 

2 Karol Ribeiro (RJ)

 

3 Dominik Pupo (SP)

 

4 Letícia Freitas (SP)

 

Iniciante

 

1 Wesley Dantas (SP)

 

2 Renan Pulga (SP)

 

3 Leonardo Guimarães (SP)

 

4 João Vitor (RJ)

 

Grommet

 

1 Samuel Pupo (SP)

 

2 João Vitor (RJ)

 

3 Mateus Herdy (SC)

 

4 Eduardo Motta (SP)

 

Tag Team 900 Graus

 

1 Santa Catarina

 

2 Rio de Janeiro

 

3 São Paulo

 

4 Outros estados

 

Exit mobile version