Rip Curl Grom Search

Molecada sonha com Austrália

Sidney Guimarães é um dos destaques da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2008

Sidney Guimarães promete brigar muito pela oportunidade de ir à Austrália. Foto: Ivan Storti.

A segunda etapa do Rip Curl Grom Search rola no próximo final de semana (23 e 24/2), na praia de Stella Maris, Salvador (BA), tendo como grande atrativo as disputas pelas duas vagas para o Mundial Sub-16, em 2009, na Austrália.

 

A competição oficializada pela Confederação Brasileira de Surf reúne surfistas de todo o litoral nacional, com até 16 anos de idade, divididos em quatro categorias, a Mirim e a Feminina (sub-16), a Iniciantes (sub-14) e a Grommets (sub-12).

 

As atrações ficam para os mais velhos. Os dois campeões ao final do ranking (na soma das duas melhores etapas) representarão o Brasil na grande final internacional em 2009, que reúne os melhores atletas sub-16 do Mundo, durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália, a etapa mais tradicional do Circuito Mundial.

 

Os dois atletas ganharão passagens aéreas e toda a logística para competir no Rip Curl Grom Search International. Além disso, receberão bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, oferecido pela Study Way, com estadia e alimentação, na The Milton College Center, uma das instituições mais respeitadas na Austrália. O prêmio especial é concedido desde 2004, quando a disputa passou a ser um circuito.

 

?A Study Way oferece uma grande retaguarda e todos os campeões que já participaram gostaram muito. Além disso, eles estarão competindo na mesma vibração do Rip Curl Pro em Bells. Qual o garoto não sonha em acompanhar uma etapa do WCT na Austrália?, comenta Caio Umehara, gerente de marketing da Rip Curl.

 

Vice-campeão em 2007, o paulista Sidney Guimarães, o Sidinho, fala com expectativa sobre o campeonato. ?Vou batalhar muito nestas duas etapas para brigar por esta vaga. Viajar para competir na Austrália, com intercâmbio e tudo pago é sensacional. Um prêmio muito bom?, destaca Sidinho.

 

Seu primo, Thiago, é da mesma opinião. ?Não há nada melhor para um surfista amador, ainda mais na nossa idade, do que um campeonato no paraíso do surf?, frisa.

 

Na etapa inicial, quem saiu na frente foi o paranaense da Ilha do Mel, Victor Valentim. Na final, ele superou o catarinense Gustavo Machado, o paulista Nathan Brandi e o pernambucano radicado em Santa Catarina, Ian Gouveia, filho do ídolo do surf brasileiro, Fabinho Gouveia.

 

Entre as meninas, a capixaba Bárbara Segatto foi a vitoriosa, com a paulista Juliana Meneghel em segundo lugar, a catarinense Greta Sisson em terceiro e a carioca Isabela Lima em quarto. Fora da briga pelas vagas na Austrália, mas com a mesma emoção e motivação, o paulista Edgard Groggia faturou a categoria Grommets, enquanto que o catarinense Cainã Barletta foi o vencedor da Iniciantes.

 

Esta é a segunda vez que o Rip Curl Grom Search é realizado em Salvador. A primeira passagem foi em 2000, na primeira temporada do evento, que segue com a mesma filosofia, de incentivar um clima total de confraternização entre os atletas, muita animação, camaradagem, surf de qualidade e expectativa de novos talentos surgindo.

 

Uma das gigantes do surfwear mundial, a Rip Curl sempre investiu forte no surf e em 2007 foi coroada com os dois campeões do WCT, os australianos Mick Fanning e Stephanie Gilmore. Outro grande resultado foi o bicampeonato do WQS feminino, com a catarinense Jacqueline Silva, em dobradinha de equipe, com Stephanie. Nos eventos, possui a etapa mais tradicional do Tour e inova a cada temporada com a proposta ?The Search?. Depois do México em 2006, e Chile em 2007, promete uma nova surpresa para este ano.

 

A competição é aberta a surfistas de todo o país e as inscrições seguem abertas. Os interessados devem garantir vaga com a Federação Baiana de Surf. A taxa é de R$ 50, com direito a camiseta do evento, adesivo e participação na festa de encerramento.

 

Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (71) 9995 3049, (13) 2101 0525, ou ainda, envie mensagem para fbsurf@uol.com.br .

 

O Rip Curl Grom Search 2008 tem patrocínios da Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação Fluir e Waves.Terra. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.

 

Exit mobile version