A primeira etapa do Circuito Píer Surf Classic 2017 aconteceu nos dias 25 e 26 de março, no canto esquerdo do Píer de Mongaguá.
Com ondas de até 1 metro, o evento foi marcado pela grande presença do público, com dois dias lindos de muito sol. Considerado um dos melhores circuitos do litoral sul de São Paulo, o evento contou com confrontos acirrados, e o público pôde desfrutar do alto nível apresentado pelos atletas em todas as categorias.
Na categoria Open, quem arrancou aplausos da torcida foi o atleta Rafael Venuto, que na sua penúltima onda conseguiu fazer uma nota excelente (9.50), vencendo a etapa e assumindo a ponta do ranking.
Na categoria Junior, o campeão foi Matheus Lima, que não participou da sua categoria, a Mirim, pois vem treinando forte e optou correr nas categorias acima, visando um maior desenvolvimento, o que vem dando muito certo, pois além da vitória e dos aplausos, o atleta já ganhou o respeito da família Toledo, que vem o apoiando desde o ano passado.
Na categoria Feminino, a vitória ficou com a atleta Renata Monteiro, que, mesmo não tendo treinado dias antes da competição, faturou mais uma primeira colocação e saiu na liderança do ranking da categoria.
Na categoria Open Local, a vitória ficou com o atleta Roberto Moreira, que vem treinando bastante nas ondas do Pier.
Na categoria Iniciante, a vitória ficou com o atleta Kaue Ribeiro, que vem aprimorando sua performance a cada competição e com duas boas ondas na final conseguiu sair na frente no ranking da categoria, vencendo a primeira etapa diante de seus pais e amigos.
Na categoria Petit, quem levou a melhor foi o atleta Cauã Oliveira, e na categoria Estreante quem levou a melhor foi o atleta Gabriel Marques, ambos também largando com 1000 pontos na briga pelo ranking da categoria.
Na categoria Master, quem mandou muito bem foi o atleta Jaime Pereira. Com muita experiência, ele conseguiu sair do Píer com uma grande vitória, cravando um belo retorno às competições.
Na categoria Mirim, a vitória ficou com o atleta local Luan Bernardes, cravando 1000 pontos no ranking e deixando claro em suas ondas surfadas que será difícil alguém tirar o título do ranking nesta categoria de suas mãos neste ano.
“Tivemos muitas ondas e um alto nível técnico por parte dos competidores e com um público enorme presente no Píer para ver o campeonato. Isso só comprova que estamos no caminho certo. É uma satisfação muito grande ver que conseguimos devolver para Mongaguá o respeito na modalidade surfe através de um circuito forte atraindo atletas desde Ubatuba até Ilha Comprida”, revela Otavio Peretti, organizador, e Michael Cardoso, diretor de prova.
A próxima etapa acontece também no Píer de Mongaguá, ainda sem data definida.
Resultados finais da etapa
Open
1 Rafael Venuto
2 Gustavo Ribeiro
3 Luan Carvalho
4 Alexandre Camargo
Open Local
1 Roberto Moreira
2 Cleo Jonathan
3 Diego Rubens
4 Lição Alves
Master
1 Jaime Pereira
2 Giles Lopes
3 Lidio Duarte
4 Rodrigo Viudes
Junior
1 Matheus Lima
2 Alexandre Camargo
3 Gabriel Nieba
4 Rafael Venuto
Mirim
1 Luan Bernardes
2 Vitor Barbosa
3 Guilherme Nogueira
4 Breno Nieba
Iniciante
1 Kauê Ribeiro
2 Gustavo Giovanardi
3 Kaique Carvalho
4 Ruan Andrade
Estreante
1 Gabriel Marques
2 Ewerton Freitas
3 Tirres Alves
4 Kauê Alohinha
Petit
1 Cauã Oliveira
2 Maria Beatriz
3 Tiago Doncev
4 Ryan Araújo
Feminino
1 Renata Monteiro
2 Bianca Maila
3 Carol Perez
4 Gabielle Muntaner
5 Natalia Gerena