Morre o cineasta Dale Davis

Dale (á esq.) ao lado de Greg Noll e sua turma nos anos 60.

Faleceu há uma semana, devido a um derrame cerebral, o cineasta Dale Davis, que retratou de maneira espetacular a busca dos jovens pela onda perfeita nos anos 60, com o épico “Golden Breed”.

Sua coleção de filmes quase ficou perdida no tempo não fosse um fato interessante. Há alguns anos, um ‘malandro’ ofereceu à Surf Video Network (SVN) um filme de surf contendo imagens dos anos 60, com os créditos finais cortados.

A SVN iniciou então uma busca pelo verdadeiro dono do material. Chegaram a Dale Davis, que ficou surpreso em saber que haviam pessoas interessadas em filmes de surf antigos.

Dale levou o pessoal da SVN ao seu porão, onde ficaram horas procurando por pedaços dos filmes. O resultado foi que, após milhares de dólares gastos na recuperação dos filmes, obteve-se talvez o melhor material produzido sobre os anos dourados do surf até hoje, e o malandro que tentara passar a perna em Dale Davis teve de amargar algum tempo numa prisão em Santa Mônica (CA/EUA).

Vídeos – O Hanging Together, em memória a Dale Davis, irá trazer sua coleção de filmes para o Brasil, com legendas em português. O primeiro filme da coleção a ser lançado no Brasil será ‘Golden Breed’ (88 minutos de duração).

Golden Breed é muito mais do que um filme de surf. É uma obra de arte, pois além de trazer grandes surfistas dos anos 60 em picos alucinantes como Malibu, Pipeline e Sunset, retrata muito bem o lifestyle da época.

Cenas de como a galera se divertia nos dias de flat, mostram também a história dos esportes radicais. Motocross, queda-livre, skate, esqui na neve, bodyboard e bodysurf eram as opções para os dias sem ondas de nosso avós e bisavós.

Uma das cenas mais impressionantes desse contexto é um maluco com a cara de Abraham Lincoln, que esquia num longboard e, acredite se quiser, com os dois pés no bico.

Dale acompanha surfistas como Mickey Dora, Nat Young, David Nuuhiwa, Greg Noll e Billy Halminton entre outros nas suas buscas contínuas pela onda perfeita, onde existe perfeita harmonia entre os três elementos principais: a onda, a prancha e o surfista.

Exit mobile version