Duct Tape Invitational

Mothershead leva em Noosa Heads

0

Troy Mothershead venceu o mais cobiçado evento do surf clássico mundial, o Joel Tudor Duct Tape Invitational, que aconteceu acoplado ao tradicional Noosa Festival of Surfing, em Noosa Heads, Austrália. As disputas, apenas para convidados, rolaram entre os dias 12 e 14 de março, com condições perfeitas para o surf tradicional de longboard.

Com apenas 16 especialistas convidados pelo próprio Joel Tudor, o evento ofereceu US$ 10 mil em dinheiro. Alguns dos melhores loggers da atualidade deram um show de habilidade no noseriding e footwork, com variações pra lá de criativas na linha horizontal. A primeira fase já mostrou o grau elevado no nível de surf dos convidados, dando a impressão de que qualquer uma das baterias desse round poderia ser a final. Destaque para Ryan Burch, Alex Knost, Harrison Hoach e Troy Mothershead.

Nas semifinais, quem impressionou pela leveza e criatividade nas manobras de bico foram Ryan Burch e Tyler Warren na primeira bateria, deixando para trás um dos favoritos do público australiano, o local Harrison Hoach, que inclusive foi o campeão da edição de 2013 do Duct Tape, que também rolou em Noosa.

A segunda semi pegou fogo com um surf muito plástico e divertido. Mothershead passeou na bateria, com outro grande favorito, o californiano Alex Knost, avançando para a final em segundo. Os dois travaram um duelo acirrado, mas dentro da proposta do Duct Tape, valorizando a performance, sem táticas de marcações ou competitividade extrema.

A grande final foi uma extensão da segunda semifinal. Mothershead e Knost continuaram ditando o ritmo, mais sintonizados com as melhores ondas das séries, embora Warren tenha chegado bem próximo de Knost com pontuação na casa dos 15 pontos. Troy Mothershead foi soberano do começo ao fim das disputas e mereceu levar o troféu. 

O Duct Tape não define título algum, mas vencer esse evento credencia o campeão a ser reconhecido como um dos maiores especialista nos fundamentos básicos do surf tradicional, que são o footwork e o noseriding, fazendo dele um dos melhores loggers do mundo.