World Star Tour

Moura e Gouveia nas quartas

0

 

Paulo Moura está nas quartas-de-final em Arica, Chile. Foto: Pablo Jimenez.

Ian Gouveia também avança na perigosa bancada de El Gringo. Foto: Phillip Müller.

O havaiano Eala Stewart foi o grande destaque do sábado de mar difícil no Chile, com ondas de 1 metro e séries pouco maiores quebrando em frente à perigosa bancada de El Gringo.

 

Ele surfou o melhor tubo – nota 9,0 – e também fez o maior placar do dia – 15,75 pontos – na fase que decidiu os classificados para as quartas-de-final do Maui and Sons Arica World Star Tour.

 

O seu primeiro desafio do domingo será contra um dos três chilenos que avançaram para o último dia da etapa do ASP World 3-Star do Chile, Manuel Selman. Também vão brigar pelos US$ 8 mil e 750 pontos da vitória em Arica, dois brasileiros, um australiano e um argentino.

 

“Estou muito feliz por já ter passado para as quartas de final”, vibrou o havaiano Eala Stewart. “Este já é o meu melhor resultado em eventos da ASP e estou muito contente mesmo. O mar baixou mais hoje (sábado), mas ainda temos boas ondas. O meu voto até foi pra continuar o evento hoje, mas respeito a decisão da maioria dos competidores, que decidiu em adiar as quartas de final para amanhã”.

 

A programação inicial era mesmo para o sábado ser encerrado com as quartas-de-final, no entanto as condições do mar estavam muito difíceis e a previsão é de ondas melhores para o domingo. Então, a comissão técnica reuniu os oito classificados e a maioria preferiu deixar as quartas de final para abrir o último dia do Maui and Sons Arica World Star Tour.

 

Quartas-de-final A primeira bateria será entre o brasileiro Ian Gouveia e o argentino Lucas Santamaria. A segunda vaga para as semifinais será disputada pelo chileno Manuel Selman e o havaiano Eala Stewart.

 

A chave de baixo será aberta por um duelo chileno entre o vice-campeão do ano passado, Camilo Hernandez, com Cristian Merello. E os mais experientes entre os oito candidatos ao título vão se enfrentar na última quarta de final, o australiano Anthony Walsh e o brasileiro Paulo Moura.

 

O pernambucano, que por muitos anos representou o Brasil na divisão de elite do ASP Tour, ganhou o último confronto do sábado em Arica. Ele já tinha uma nota 6,5 da melhor onda que surfou na bateria, mas a vitória só foi confirmada na última, que valeu 5,40.

 

Com os 11,90 pontos computados, Paulo Moura superou os 11,30 do chileno Cristian Merello. O peruano Sebastian Correia totalizou 9,60 e foi eliminado junto com o inglês Tom Butler.

 

“Estou muito amarradão, apesar de estar com as mãos cheias de espinhos de ouriços, resultado de uma onda que finalizei em cima das pedras”, contou Paulo Moura. “Mas, isso faz parte das condições deste lugar, que é especial em todos os sentidos. Pensei que ia perder a bateria, mas aquela última onda no último minuto me salvou”.

 

Quartas-de-final


1 Ian Gouveia (Bra) x Lucas Santamaria (Arg)
2 Manuel Selman (Chi) x Eala Stewart (Haw)
3 Camilo Hernandez (Chi) x Cristian Merello (Chi)
4 Anthony Walsh (Aus) x Paulo Moura (Bra)