Caramba, o tempo surfou e 10 anos se passaram desde a primeira publicação do Waves, quando o site era apenas mais um nesta louca world wide web.
Era, porque não demorou muito para ocupar seu lugar, dominar o pico, conquistar um espaço entre os melhores do mundo e atrair altas audiências.
Quantas vezes não ouvi dizer, no começo, que o site não daria em nada, que internet era coisa de “nerd”, que surfista não lia, que o mercado não anunciaria nesta parada de computador…
Nossa, ainda bem que a gente sempre acreditou no projeto e em nossa experiência no segmento de publicações de surf e não demos trela para os negativistas e teóricos do caos para levar o Waves adiante para ele ser o que é: absolutamente indispensável para o mercado e para toda galera que orbita neste fantástico meio do surf.
Ao longo destes dez anos o Waves foi se transformando, se aprimorando e se agigantando, a ponto de hoje ser um site fortemente enraizado nas praias do Brasil e do mundo, por conta de um compromisso com o esporte que poucas mídias podem ostentar e se orgulhar.
Afinal, são centenas de colaboradores nas regiões mais estratégicas do cenário nacional e internacional, selecionados pela competência, experiência e credibilidade no ramo, uma galera que dá o sangue ao Waves e que torna o site esse projeto dinâmico e interativo que faz a cabeça de surfistas, longboarders, bodyboarders, bodysurfers e amantes do mar, da natureza e deste modo de vida inigualável.
É muito legal estar à frente de um projeto tão bacana e envolvente. Sinto-me bastante privilegiado por estar há dez anos no comando de uma redação jovem, dinâmica e talentosa: valeu, Claudião!
Não é apropriado e nem fica bem usar palavrão em editorial, mas, isto é um site de surf e danem-se a formalidade e os critérios porque afinal este é o texto comemorativo de 10 anos e eu penso que o mundo do surf brazuca deve ler aqui o seguinte – Claujones, você é foda!
Além do “Alemão” na condição de headhunter largadão mas muito antenado, também tenho a felicidade e a sorte de ter grandes colegas no comando, brothers & associates como Marcelo Barros e Rafael Sobral, sendo o Marcelo o melhor homem de vendas do segmento praia, disparado (mas não é pra ficar se achando)… enquanto o Sobral, dá licença, não tem pra ninguém quando o assunto é tecnologia, longboard, parafernálias eletrônicas e aparatos de complexidade digital de pura tecnolorgia.
Também queria fazer uma referência à Cecília Castro, que hoje vive na Califórnia, berço do surf nos Estados Unidos, e que também teve
participação na história do Waves.
Às vezes passo as tardes no msn trocando idéia com meu editor Ader Oliveira, que vive na Bahia, mas está ligado no que rola no mundo inteiro.
Incrível como mesmo estando ausente da redação paulista ele marca sua presença com uma pauta sempre vibrante e criativa, reportagens sensacionais e entrevistas marcantes. Isso sem contar com seu astral de baiano misturado ao pique de jornalista meio paulista (!?!?), detalhes que compõem sua personalidade carismática.
Aqui em São Paulo, no inside turbulento da redação, Mariano Kornitz e Fernando Iesca remam para cá e para lá atrás da informação qualificada e do texto impecável para manter o Waves do jeito que o crowd gosta e exige, pois os surfistas que nos procuram sabem que aqui as notícias do Eddie Aikau não podem ir parar no canal de tow-in.
Já o big rider Sylvio Mancusi, além de pegar umas grandes, sempre reserva boas surpresas aos fãs. Na remada ou no tow-in, Sylvinho está sempre nos mares mais clássicos em qualquer pico renomado do planeta com informações privilegiadas.
E para nossos fotógrafos também não existe arrebentação impenetrável ou drop impossível. Na real, raras mídias especializadas podem se orgulhar de ter caras como Aleko Stergiou e Bruno Lemos, que arrebentam no cenário a céu aberto das praias mais paradisíacas e das ondas mais alucinantes.
Puxar o email e receber toneladas de imagens desta dupla é a grande alegria dos editores do Waves. Afinal, são páginas e páginas que ganham vida e muitos clics, o que nos garante a liderança destacada no segmento surf pela internet no Brasil.
Nos últimos 10 anos tive o privilégio de trabalhar com pessoas muito especiais e que tiveram passagem marcante pelo Waves. Entre elas, a web-designer Cinthia Lira, uma menina que entrou com 18 anos e não tinha retrospecto no meio do surf, mas era uma gatinha tudo a ver com o surf e nada a ver com certas marias-parafinas que dropam neste meio dispostas a encarar qualquer onda fechando pra se dar bem.
Nunca vou me esquecer de quando o Almir Salazar ficou fascinado por ela durante uma feira Surf & Beach, pela capacidade de concentração na montagem das páginas em meio a tanto movimento. “Olha como mexem rápidos os dedinhos da mina pelo teclado!”, espantou-se o legend. Cinthia, querida, que saudades eu tenho de você!
Mudando de assunto, no ano passado minha saúde deu uma pifada e eu quase dropei desta para uma pior. Mas, com o apoio da família e dos amigos, mirei nos exemplos de grandes caras como Pauê e Pirata, e consegui superar os momentos mais difíceis da minha vida. Também recebi muitas manifestações de solidariedade dos amigos e dos usuários do Waves que me deixaram muito emocionado.
Portanto, aproveito para agradecer a todos que tiveram um pensamento bacana e um gesto legal de apoio espiritual para superação das minhas roubadas. Obrigado, galera, foi muito bom ter tanta solidariedade em meu coração!
Para finalizar, gostaria de dedicar o aniversário de dez anos de site para as pessoas que mais vivenciaram o dia-a-dia do Waves sem trabalhar nele: minha amada Celia Almudena, meus filhos Daniel, Caio e Luiza. Também têm um lugar especial no meu coração todos os meus colegas guerreiros de Wavescheck, que não medem esforços para cobrir as praias de Norte a Sul com o objetivo de levar as melhores ondas do país direto para o seu computador e sem muito embaço.
Nas páginas a seguir, selecionamos alguns destaques destes últimos 10 anos de publicações. Clique à vontade e aproveite para rever um material que vale a pena curtir neste aniversário de 10 anos do Waves!
Quem é quem na foto (da esquerda para a direita, em pé): Sergio Monaco, Raquel Lima, Geovana Tibúrcio, Fernando Iesca, Alceu Toledo Junior, Ader Oliveira, Rafael Sobral, Fernando Coghi, Marcelo Barros, Thaís Havel e Claudio Martins de Andrade. Embaixo: Aleko Stergiou, Marcelo Bueno, Flávia Bianchi e Mariano Kornitz.
Waves faz aniversário e dá um presente para a maior comunidade do surf brasileiro: baixe aqui o MP3 “Waves”, produzido por Lord K.
##
Dez reportagens escolhidas ao acaso
Australiano enfia prancha naquele lugar
Tinguinha, tiranossauro do surf brasileiro
Outubro, 20 dias de altas ondas
Bin Laden encontrado no Espírito Santo
##
Dez declarações pinçadas por Ader Oliveira durante uma madrugada
Cauli Rodrigues “Eu pertencia a uma turma de aproximadamente 15 pessoas, conhecida como os ‘metralhinhas’, que implicava com os surfistas da geração mais antiga. Sempre freqüentávamos as festas do Iate Clube, mas não para curtir e sim para aterrorizar. Porém, como alguns daqueles surfistas não tinham pranchas, tomavam de quem era da minha turma quando nos encontravam na praia, devolvendo apenas no final da tarde. E tinha também um lance bem engraçado de deixar alguns moleques sem calção, completamente nus. O calção era pendurado na torre do telégrafo do Arpoador e o garoto tinha que buscá-lo. As maiores vítimas foram o Petit – o “Menino do Rio”, cantado por Caetano Veloso – e o Paulinho Proença”.
Alberto Potz “Um dia estava na praia do Icaraí, quando o Babau apareceu e propôs trocar sua prancha nova em minha prancha usada e mais o meu colete. Ele ficou tão empolgado ao pegar minha prancha que nem percebeu que estava trincada. Ele quebrou a prancha em três pedaços logo na primeira onda, passou o dia inteiro me chamando enquanto eu me divertia no outside. Tive de sair na praia da Tabuba, já anoitecendo, para que o negócio não fosse desfeito, depois disso passei quatro meses sem aparecer no Icaraí”.
Gustavo Camarão “Gosto de valorizar o meu trabalho e vejo que no Brasil a minoria das empresas é séria. É normal você receber uma contraproposta de permuta de roupas. Eu não vou comer um casaco no café da manhã e nem almoçar uma calça jeans”.
Rodrigo Resende “Teve um dia que eu estava na casa do Jorge Guimarães (Jóinha), quando o Kai, que treina o Kala, ligou e disse que ele queria fazer um vale-tudo no Brasil. Como eu já estava puto com essa história dele bater em todo mundo, em pessoas que não sabem brigar, falei que eu estava a fim de fazer um vale-tudo com ele”.
Dadá Figueiredo “Eu virava a noite anterior a uma bateria cheirando e bebendo. Naquela época, os campeonatos duravam de quatro a cinco dias e eu nunca agüentava ficar mais de três dias sem beber”.
Renan Rocha “A molecada tem que ser mais bem assessorada, tem muito charlatão no meio do surf, se acham os melhores, mas só sabem criticar a galinha do vizinho em vez de tratar da sua”.
Túlio Brandão “A grande imprensa tende a repetir os valores da sociedade. Assim como alguns vizinhos ainda acham que você, por ser surfista, é burro, há jornalistas (poucos, é verdade) que pensam da mesma maneira”.
Neco Padaratz ?Todo ser humano tem seu limite e hoje, meu limite é Teahupoo e não tenho problemas com outras ondas no mundo. Teahupoo é uma onda que não permite hesitar, pois pode ser fatal à vida de quem tem que tomar a decisão. Hoje não me encontro totalmente preparado para tomar uma decisão sem hesitar neste lugar e minha vida vale muito mais do que aquele prêmio em dinheiro”.
Lapo Coutinho “Acho que os juízes deviam usar fones de ouvido para não ouvir nada que os comentaristas falam, para não serem influenciados, já que a platéia e comentaristas puxam para os locais de cada lugar e não têm o mesmo know-how de surf. Ficam berrando e vibrando quando o cara não fez nada e dão a impressão de que a nota devia ser maior”.
Murillo Brandi “Como diria o ‘filósofo’ Serapião, merdas cagadas jamais voltarão ao c…”
##
selecionados sem muito critério…
Dez vídeos irados
Madness explora lado insano do surf
Brasil Secreto, tesouro nacional
… e algumas imagens tiradas do baú
##
Alguns números do Waves
Praias cobertas pelo Wavescheck 210 picos
Audiência diária 270 mil page views
Audiência mensal 650 mil visitantes
Fotos cadastradas 110.424
Fotos de gatas 4.491
Matérias cadastradas 33.112 (média de 14 por dia)
Usuários cadastrados 33.200
##
Valeu a todos que são gente boa: Abelardo e Bernardo Lopes, Abílio Fernandes, Adalvo Argolo, Adrian Kojin, Adriana Lopes Motta, Adriano GSurf, Adriano Matias, Adriano Mineirinho, Adriano Travagini, Adriano Vasconcellos, Adriano da Maresia, Agobar Junior, Aílton Júnior, Akemi Saito, Akio Surfboards, Alan Donato, Albert Vinícius, Albertinho Alves, Alberto ?Turco Loco? Hiar, Alberto Pecegueiro, Alberto Sodré, Alcino Pirata, Aldemir Calunga, Aldo Tassara, Alejo Muniz, Alemão de Garopaba, Alemão de Maresias, Alemãozinho do Tombo (in memorian), Alessandra Nahra, Alex Bichara, Alex Leco, Alex Stefani, Alex Von Gerishten, Alexandre Almeida, Alexandre Andreatta, Alexandre Carnieri, Alexandre Costinha, Alexandre Phillipines, Alexandre Reis, Alexandre Toledo Piza, Alexandre Zeni, Alexandre de Castro “Local Brasil Surf.com”, Alexandre do Amparo (Todos os Santos), Alexandre Gennari, Alexandre Wolthers, Alexis Malabi, Alfio Lagnado, Alfredo e Eduardo Bahia, Alfredo Pacheco, Alice Lima, Aline e Angélica Rolnick, Allen Chahad, Almir Rizzato, Almir e Picuruta e Lequinho (in memorian), Álvaro Bacana, Álvaro Freitas, Álvaro Gobatto, Alvinho Duarte, Amanda Kasecker e Rafaella Malucelli, Amanda Suita, Amani Valentim, Amaro Paulinho Neno Mattos Tomboyz, Amaury Piu Pereira, Amélio Junior, Amir Ferreira, Ana Souto, Anderson Aracaju, Anderson Verti, Andiesca Bavaresko, Andre Bianchi, André Macedo dos Santos, Andre Mideus, Andre Ulloa, Andressa e Jano Belo, André Cheron, André Cyriaco e galera da Associação de Niterói, André Felisberto, André Luis Al Ferreira, André Macedo dos Santos, André Miranda, André Wood, André de Biasi, André e Gabriel Pastori, André Z, Andréa Lopes, Angela Bauer, Angela Gazzio, Angelo Rossi, Anselmo Cachorrão, Antonio Ricardo, Antony “Yep” Colas, Antônio “Maninho” Barbosa, Antônio Nassírius, Antonio Ricardo e galera do Woohoo, Anésio Amaral, Armando “Praça” Júnior, Armando Daltro, Arnaldo “Abacaxi” Spyer, Arnaldo Hase (Santista Roxo.com.br), Arthur Freire, Arthur Richter (Solto), Arthur Scatena Júnior (in memorian), Arthur Toledo, Atolv (uma marca simplesmente inacreditável!), Augusto Saldanha, Avelino Bastos e toda galera Tropical Brasil, Átilla Sbruzzi, Badeco Dardene, Banda No Way, Basílio e Fábio Ruy, Beachcam.com.pt, Bebeto Martins de Andrade, Ben Aipa, Beda Batista e a galera da Zimba, Bernardo Mussi, Beto “Urubu” Lisboa, Beto Costa Souza, Beto Falcão, Beto Issa, Beto Paes Leme, Bidu, Billabong, Bilo Surfista de Cristo, Bira Medeiros, Bite Paganelli, BlackWater, Bob Burnquist, Bola e Calunga (Lightning Bolt), Bricio e Jânio Argolo, Brigida, Ligia e Jarlane da Pena, Brow do Forum, Bruce Boal & Surfers Village crew, Bruna Schmidtz, Bruna Surfistinha, Bruna Tonzano, Bruno Alves, Bruno Benn, Bruno Corti, Bruno Esposito, Bruno Galini, Bruno Januzzi, Bruno Lemos e Claudia Saboia Lemos e Keale Lemos, Bruno Pitanga, Bruno Santos, Bruzzi, Buttons Kaluihokalani, Cacá Freire, Café (Clean), Caio Monteiro (in memorian), Caio Salles, Caio Umehara, Caio e Marina Andrade, Calfin, Camila (Nicoboco), Camila Jung, Camila Storchi, Camile Maltez, Carlos Moura (in memorian), Carlos Mudinho, Carlos Abdalla, Carlos Ari, Carlos Augusto, Carlos Augusto Medicis, Carlos Bahia, Carlos Burle, Carlos Carpinelli – autor da arte da antiga home do Waves, Carlos Gama, Carlos Freitas, Carlos Gregório e Diego e Ludmilla Motta, Carlos Lopes, Carlos Lorch, Carlos Marques, Carlos Martins (Surfpoint.com.br), Carlos Perrone, Carlos Sarli, Carlos Marques, Carlos Vargas, Carol Haber, Carol Oliva, Carolina Pissato, Carolina Sanches, Caroline Keller (killer baby), Caroline Lucena, Caroline Rosa (tatoo beautiful girl), Castro Pereira, Cauli Rodrigues, Cebolinha (Ubatubera), Ceci Banzatto, Cecília Castro, Cecília Lourenço da Silva, Celsinho & Ari, Celso da Wagon, Cesar Calejon, Cesar Ferrugem Baltasar, Charles (Waves Rider), Charles Padaratz, Charles Varani (autor do logotipo do Waves, valeu França!), Charlie SanJuan, Cheyne Horan, Chico Padilha (grande Chicão e suas 1.500 erratas!!!), Chico Paioli, Chico Preto, Chris Kipriotys, Chris Stokler, Christian Aguirre, Christian Beserra Yahooooo!, Christiano Cardoso (Revista Sul Sports.com.br e suas gatas maravilhosas), Christiano Morley Boogie, Christiano Spirro, Cinthia Lira, Ciro e Rafael da Goofy, Cícero e Eduardo Lehman, Cisco e Tato Araña, Clarisse Braga, Claudia Ferrari & Sheriff Ozzie, Claudia Gonçalves, Claudia Lupion, Claudinho de Itaúna, Claudio “Alema” Henneck, Claudio Marroquim, Claudio Pastor, Claudio Valle, Claudio Werneck, Claudio Levy, Clemente Coutinho, Click Brasil Sergio e Andréia Kovacevick, Cláudia Gonçalves, Cláudio Grillo, Cocó Fagiano, Cosme Johnny, Cris de Vicq, Cristhyan Correa, Cristian e Dodô Von Siddow, Cícero Lehmann, Cândido Coelho Neto, Cuca Fromer, Curt Bercht,copiasurf.com.br e seus laranjas amestrados (o site dos abutres da internet, saem clonando, copiando e xerocando tudo que encontram pela frente), Cutibéqui, Dadá Borghet, Dadá Figueiredo, Dadá Nascimento e toda galera do SP Contest, Dadá Souza, Daniel Arena (Liquid Trips), Daniel Carettoni, Daniel Friedman, Daniel Levy, Daniel Neris, Daniel Rosa, Daniel Sabbá, Daniel Setton, Daniel Smorigo (Freesurf.com.br parceiraço), Daniella Velloso, Daniela Santa Rosa, Daniks Fischer, Danilo Costa, Danilo Couto big rider de nascença, Danilo Mulinha, Darcy Filho, Davi Hoffman, David Chamas, David Husadel, Debora Serafim, Deborah Farah (in memorian), Demian Moraru, Demon, Dener Vianez, Denilson (Uluwatu), Denis Abessa, Denise Galvão, Dennis Tihara, Diana Batalha, Diana Bueno, Dick Brewer, Diego Freire, Diego Garutti, Diego Mota, Diego Mourão, Dimitrius Nassírius, DJ Magoo (Satã e everywhere), Diolanda Vaz, Dodô de Guaratuba, Don Meek, Dondi Vilatore – o sempre pontual de Matinhos, Dora Bria (in memorian), Dr Camargo, Dr Marcelo Babogluian, Dream Delivery.com, Drop SC, Duda Gaspar, Duda e Celia Servo, Dudi Barros, Dudu e Carlinhos Argento, Dudu e Vitinho, Dé High Point, Débora Liotti, Dênis Sarmanho, E-Surf.com.br, ESPN-Brasil, Ecológica, Edgar Bischof, Edgard (Overboard), Edilson Grão, Edimilson Benzoni, Edinho Leite, Edmar Rezende, Edu Buran, Edu Faria, Edu Marron, Edu da Bleat, Eduardo “Monstrão” Nasser, Eduardo “Ado” Martins de Andrade, Eduardo (Jaws Surfboards), Eduardo (OVL Surfboards), Eduardo Bagé, Eduardo Crivella, Eduardo Dardal Alfredo, Eduardo Delduque, Eduardo Machado, Eduardo Moody, Eduardo Sermann, Eduardo Wolf e Dudu da Cyclone, El Surfero.com, Élida Blumenthal, Eliete Karadec (in memorian), Elmo Ramos, Eloi Melo e toda equipe Laboratório Lahimar, Elton Preiss, Emerson Piai, Emiliano Javier, Emoceans Australia, Eraldo Gueiros, Eric Nagata, Ermínio e João Nadin, Ernesto Baldan, Ernesto Nunes, Evandro Kinosita, Evandro Mesquita, Evaristo “Kiko” Ferreira, Everaldo “Psicopato” e Fabiana Nigol, Everton Luis, Evoke, Fabiana Bibi Mello, Fabiana Jacomel, Fabiano Barreto, Fabiano Prado, Fabiano Rosito (in memorian), Fabiano Tissot, Fabinho Anão, Fabinho Burns Airlines, Fabinho Ekizian, Fabinho e Elka Gouveia, Fabio Belem, Fabio Bueno, Fabio Carvalho, Fabio Galli, Fabio Matiazi, Fabio Minduim, Fabio e Irineu da Central Surf, Fabrício Fernandes, Faiçal e Fauze Makhoul, Família Afonso: seu Tomás dona Celia Áurea Manu Nair Paloma Pedro Felipe Tomás Carlos Caetano e Marco Merhej e Oscarzinho recém-chegado, Família Forte Surf, Família Zanata “Top Travel”, Faro de Camburi, Fausto Fawcett & Regininha Poltergeist, Fecasurf, Federação Gaúcha, Federação Paulista, Fedoca Lima, Felipe Braun, Felipe Dantas, Felipe Faria, Felipe Fernandes (irmão, brother e amigaço), Felipe Mortara, Felipe Mota, Felipe Paulinho André e Marquinho de Unamar, Felipe Sica, Felipe Silveira, Felipe Vital, Felipe Zobaran, Fernanda Amorim, Fernanda Bopp, Fernanda Ceravolo, Fernanda Daitchman, Fernanda Garcez, Fernandinha Barbosa, Fernandinho Farina, Fernando “Grilão” Mesquita, Fernando (Clean), Fernando Bitenca, Fernando Coghi, Fernando Costa Netto, Fernando Firpo, Fernando Gasparzinho camarada, Fernando Gonzalez, Fernando Iesca, Fernando Martin, Fernando e José Rêgo (Lightning Bolt), Fernando e Binga F/glass, Feserj, Flávia Andreatta, Flávia Bianchi, Flavia Tavares, Flavio Franhani, Flavio Rasta Almada, Flávio Tin, Fluir (Adrian, Naninho, Kiko, Steven, Guaraná, Fatiminha, Luciano e dona Zilma), Fluminense FM – a maldita, Flávio Boabaid, Flávio Vidigal, France Hazar, Frances “Airplane” Alves, Franciele Hochmuller, Francielle Ferraz, Francisco Carneiro, Francisco Chagas, Francisco Gana, Francisco Garritano, Francisco Mario Corrêa, Franco Uchelli, Frank Zappa (pela inspiração), Frank da Guarda, Franklin Serpa, François Cevert, Fred Hemmings, Fred d’Orey, Fred da Astrodeck, Fred da Surf Travel, Freddy Tórtora, Fredê e Zoró (in memorian), Freire Neto, Fuad Vady e Elias e Tuca Mansurf, Fábio Aquino, Fábio Cabral, Fábio Coppola, Fábio Corsini, Fábio Hipólito, Fábio Madueño, Fábio Maradei Notícias Everyday, Fábio Quencas, Fábio Tihara, G Zero Pipo e Renan Mandetta, Gabi Cadore, Gabi Toledo, Gabi Von Gal, Gabriel Macedo, Gabriel Nascimento, Gabriel Pensador, Gabriel e Manoel Siqueira (in memorian), Gabô Oliva, Gaia Lee, Gary Linden, Gedeon Gonçalves e Associação de Surf de São Sebastião, George Amaral, Georgia Pascoal, Geovana Tibúrcio, Gerry Lopez, Gerson Filho & Ricosurf, Gerson ?Pilão?Perrenoud, Gheorghe Torok, Giba, Giba da Swell, Gil Hanada, Gilberto Miranda, Gilberto Miranda, Gironso, Giselli Souza, Giuseppe Farina Jr, Glauber (Freesurf), Grê Gaya Lee, Greenish, Greg Noll, Gudmila Regis, Guga Arruda, Gugu de Cabo Frio, Gui Matos, Guido Schvartzman, Guiga Mattos, Guilherme Amando de Barros, Guilherme Botura, Guilherme Hammes, Guilherme Herdy, Guilherme Ribeiro, Guilherme Tâmega, Gustavo Beloc, Gustavo Brusca, Guss (EVK), Gustavo Berlinck, Gustavo Bomba, Gustavo Campos e Martin Moreno (Paipo.com.uy), Gustavo Kronig, Gustavo Nader, Gustavo Oliveira, Gustavo Soares, Guto Amorim, Guto Carvalho, Guto Medicis, Guto Villas-Boas, Hakim Hazim, Hang Loose, Hanging Together, Hans Firbas, Heinrich Von der Schulemberg, Heitor Fernandes, Heitor Pereira, Helder “Skelter” Júnior, Helio “Alemão” Medeiros, Henri e Patrícia Lelot, Henrique Bueno e Andréa Bueno, Herbert Passos Neto, Hermano Castro, Hideo, Hilton Surf Art, Homem-Alga Paulo Limoncic, Hizunomê Bettero, Homero Naldinho, Hurley, Hélio Coquinho, Ian Cairns, Ian Lopes, Iberê, Ibrasurf, Igor Lummertz (Original Surf), Igor e Max Cavalera, Igreja Bola de Neve, Ika Cangiano e Fábio Jacui Boturão Ventrilha, Ilan Casartelli, Irineu Santos, Isaac e Jairo Teixeira (Clark Foam), Isabelle Nara, Itamar Guimarães, Ítalo Marcelo, Ithaka (Darin Pappas), Ivan Lopes, Ivan Schiavinatto, Ivan Storti, Iuri Carvalho, Jack McCoy, Jacqueline e Juliane Silva, Jade Dechiara (in memorian), Jadson André, Jafé Britto, Jaime Lobos, Jair Bortoleto, Jairo Fabinho e Renata Bortman, Jakson Adisaka, James e Maria Thisted, Janaína Clea, Janaína Soares, Jander Carvalho, Jaqueline Gonçalves, Jarbas Soares, Jarlane da Pena, Jeanne Vieira, Jefferson Cardoso, Jeremias “Mica”, Jessé Mendes, Jezebel (minha internauta favorita), Jihad e Omar Khodr, Jimi Hendrix (pela sonoridade), Joaquim Silva, Joca Secco, Johnny Carvalho, Johnny e Dominique Rice, Jojó de Olivença, Jonas Furtado, Jorge “Roberto” Baggio – o artilheiro do bodyboard, Jorge Assumpção, Jorge Kuge, Jorge Pacelli, Jorge Piai, Jorge Silva (correspondente do Wavescheck e caçador de Anaconda), Jorge Streit Edge, Jorge e Jorginho Mulla, Jornal High Tide, Jornal Radical, Josil e Paulo Mandacaru, José Augusto Natural Art, José Carlos ?Zequinha? Marques, José Roberto “Zuzubem” Rangel (in memorian), José Roberto Aníbal, José Rêgo, Jota Santana, João Binda, João Carlos (SurfBahia.com.br), João Luis (Overboard), João Kiron e Kalani Jabour, João Phelippe Underground Videos, João Ricardo Lopes, João Simonsen, João Valente e Surf Portugal, João de Orleans e Bragança, Jua Haffers, Juca de Barros e CBS, Juliana Brum, Juliana Caldeira, Juliana Trindade, Julio Adler fuçador de erros do Waves para rechear o blog Goiabada, Julio Coimbra, Jun Hashimoto, Junior (Gul), Junior Bussab, Junior Darwin, Junior e Wili, Junior (Smolder), Júnior Faria, Jão e João Gordo RxDxPx, Kabeha e Marcelo Fukuda, Kadu Moliterno, Kaio Lopes, Kaká Vianna, Kalani Brito, Kalu Freitas, Karina Mattos, Karoline Lopes, Kely Christ, Kiko Surfboards, Kisy, Klaus Kaiser, Klaus Mitteldorf, Kleber Leite, Klécio & Kleber, LF Barros, Lapo Coutinho, Larry Bertleman, Lauro Neto, Layla Werneck, Leandro Cretella, Leandro Tuiuiu, Ledo “Mur” e Ícaro Ronchi, Lee Oswald Pepe, Legends Maresias, Leila Endersby & Peter Townend, Leo Neves, Leo Paioli, Leonardo Feltes (in memorian), Leonardo Gianotti, Leonardo Ribeiro, Levy Paiva e Wanda, Lika (Clica) Maia, Lilian Pacheco, Lima Junior e Kellen, Litinho, Livia Accioli, Lord K e Daniela, Lorraine Lima, Luciana Figueiredo, Luciano Almeida, Luciano Bernhard, Luciano Costa, Luciano Cutino, Luciano Ferrero, Luciano Leão, Luciano Muradas, Luciano Santanna e galera de Caraguatatuba, Lui Lui, Luis Blanco, Luis Neguinho, Luis Remor, Luis ?Pinga? Campos, Luiza Romann, Luiz Blanco, Luiz Fernando e Rodrigo da H1, Luiz Juquinha, Luiz Kado & Karla Costa-Taylor, Luiz Otávio, Luiz Porto, Luizinho Catfish, Luli, Luís Antônio, Luís Lima, Lyfe Azevedo, Lype Dylong, Lívia Acioly, MCD, Madio Chiarella, Manglio Bertolucci, Maninho da Maresia, Mano Ziul e Beach & Byte, Manoela D’Almeida, Manu Scarpa, Maraca Rossini Maranhão, Marcel “Makai”, Marcela Duarte e Camila Calado, Marcelinho (Nicoboco), Marcello Árias, Marcelo “Papel” Nunes, Marcelo Andrade (Abrasp power president), Marcelo Boscoli, Marcelo e Henrique Bueno, Marcelo Cataldi, Marcelo Caverna, Marcelo Dada, Marcelo Demantova, Marcelo Fantucci, Marcelo Freitas, Marcelo Freitas, Marcelo Justo, Marcelo Lacerda, Marcelo Lagrotta, Marcelo Laxe, Marcelo Leitão, Marcelo Magoo Flo, Marcelo Miranda, Marcelo Pelé, Marcelo Pretto, Marcelo Sampaio, Marcelo Simon, Marcelo Tequinho (não é Trekinho, é Tequinho, das antigas) Marcelo e Fernando Torok e Maricota e Claudinha e Ryan, Marcia Casz, Marcia Portes, Marcio Cau, Marcio Dja, Marjorie “Sunshine of Hawaii”, Marcio Natureza, Marcio Thola, Marcio Zouvi, Marcio da Silva, Marcio ?Tuba? Domingues, Marco Antonio Romeu, Marco Aurélio Silva, Marco Claro, Marco Dias, Marco Marcolino, Marcos André Araújo, Marcos Assumpção, Marcos Bukão, Marcos Conde, Marcos Credie, Marcos Lorente, Marcos Prado, Marcos e Thomas Pohl, Marcos Quito, Marcos Tartucci, Marcos Vitorino, Marcus Baleia, Marcus Biju, Marcus Cal Kung, Mareas Uruguay, Margarete Storto, Mariana Cabral, Mariano Kornitz (um brother especial), Marina Vivacqua (photo-girl), Mario Albanese, Mario Caniche, Mario Cesar Pereira Carneiro Maritmo e Martina, Mario Ferminio, Mark Jackola, Mark Lund, Mark Richards, Marko e André Arambasic, Mauro Rabellé, Mauro Fazzi, Mauro Pokemon, Mauro Portugal e suas mentiras extraordinárias, Mauro Ribeiro, Mauro Sérgio Pacheco Escobar, Mauro Talbman, Maurício, Mauricio “Aram” Andrade, Maurício Bochecha e Chris Pires, Maurício Cramer, Maurício Gil, Maurício Moreira, Maurício “Noise” Skateboarder bro, Maurício Orelhinha, Maurício Pelé, Maurício (South to South), Maya Gabeira, Maíra Azevedo, Melissa Yoshimoto & Tronador, Meninas do Mar.com.br, Messias Félix, Mickey “Da Cat” Dora (in memorian), Mickey Bernardoni e Neitan, Mickey Hoffman, Midiabacana, Miguel Brussell, Miguel Calmon, Miguel Cury (in memorian), Miguel Gally, Miguel Noronha, Mike Stewart, Milson da Quebra Mar, Moisés Levy, Monica Rentróia, Monique e Francine Arruda (amiga do coração), Monique Barcellos, Morcego de Itanhaém, Mormaii, Morongo, Moronguinho, Motaury Porto, Mudinho, Munir El Hage, Murillo Xan Nathan e Kaena Brandi, Márcio “Paraíba” Morais, Márcio Freire, Márcio Mundin, Márcio Natureza, Márcio Torres, Márcio Vilela, Máurio Borges, Mônica Levy, Mônica Rentroia, Naim El Etter, Nair Afonso e toda a galera Bad Boy, Naira Muller, Nancy Geringer & Ricardo Macario, Nari Mary, Narimã Santos, Nativo, Neco e Nancy Carbone, Nei Sobral (filho) e Nei Sobral (pai) e dona Regina, Neila Silva, Nelsinho Rizzo, Nelson Ferreira, Nelson Machado da Waimea, Nelson Veiga, Nenelson, Neno Roncaratti, Nete (Rosanete) Silva, Neto Neves, Newton Miranda, Nilton “Tchô” Mondego, Nilton Baptista, Nilton Barbosa (in memorian), Nilton Santos – a Enciclopédia do Surf, Nina Lemos, Nino Matos (in memorian), Nivaldo Nivana, Norton Evaldt Imbituba, Nê Addas, Nilza Marina Eliane e o velho Alceu (in memorian), Oakley, Olavinho, Olimpinho (in memorian), Oliver Scaravaglioni, Omar Caneta, Osmar Gonçalves (in memorian), Oswaldo e Daniela Bissoli, Otávio e Mauro Pacheco, PH (Paulo Henrique), Pablo Dominguez, Pablo Zanocchi (el hermano), Paola Simão, Pardal Guarujá, Pardal Iozzi, Patrick McFeeley, Patrícia Spinelli, Paola Simão, Patrô (in memorian), Paul Gombos, Paula Esmanhoto, Paula Goskez (Surf Vibe), Paulinho (Bully?s), Paulinho, Marcelo e Sonia da Antiqueda, Paulo “Angel Dust” Caseiro, Paulo Anshowinhas, Paulo Anshowinhas, Paulo Banys, Paulo Barcellos, Paulo Baretta, Paulo Dias, Paulo Eduardo Antunes, Paulo Esmeralda, Paulo Govea, Paulo Handa, Paulo Henrique, Paulo Issa, Paulo Issa (Squalo Forever), Paulo Kid, Paulo Lima & Trip, Paulo Mexerica, Paulo Motta, Paulo Pateta, Paulo Pisca-Pisca Sabback, Paulo Proença, Paulo Rabello, Paulo Roberto de Carvalho, Paulo Sefton e Romeu Bruno, Paulo Tendas (in memorian), Paulo Thimoty (in memorian), Paulo Tracco, Paulo de Castro, Paulo de Tarso, Pauê Power Haagard, Pedro Battaglin, Pedro Bove, Pedro Campos, Pedro Cezar, Pedro Duarte, Pedro Felizardo, Pedro Falcão, Pedro Monteiro, Pedro Müller, Pedro Robalinho, Pedro Tojal, Pena Surfwear, Pepê Lopes (in memorian), Peter Troy (in memorian), Peterson e Maicon Rosa, Petrônio e Luiz Carlos da Greenish, Petterson Thomaz, Phil Rajzman, Pierre Musacchio (Fruto Verde), Pilão, Pino Nicolleti, Pinóia, Piola, Piva e Zimpa Imparato, Pranchagrande, Preto Surf Center Guarujá (in memorian), Preveti (Rest In Peace), Priscila Cirqueira, Professurf Marcelo Aguiar Aeroboyz Surf School, Projeto EcoOnda, Ptolomeu Cerqueira, Quiksilver, Quizumba, Rabbit Kekai, Racks Pinguim, Radio Surf, Rafael Azevedo True Ames, Rafael Forti, Rafael Girardi, Rafael Hadad, Rafael Matos, Randy Rarick, Raoni Monteiro, Raphael “Fico” e Claudio Levy, Raphael Gandara, Recent, Reef, Regina Maria Corrêa, Regininha do Méier, Reinaldo “Dragão” Andraus, Reinaldo (Kyw), Reinaldo Gama e suas sereias, Renan Guidon, Renan Maurice, Renan Rocha, Renata Azaro, Renata Cassol, Renato Boulos, Renato Buchab, Renato Castanho, Renato Hickel, Renato Lisboa, Renato e Roberto Macario, Renato Phebo, Renato Zimmerman, Renato de Alexandrino, Renê Xavier, Revista Vibe, Ricardinho Toledo, Ricardo “Makai”, Ricardo “Wanderbill” Wendhousen (in memorian) & Riquinho, Ricardo Barbeiro, Ricardo Batata, Ricardo Bocão e galera Woohoo, Ricardo Borghi, Ricardo Capeletti, Ricardo Cruz (World famous Quinho, da Rolling Stone mega magazine) Ricardo Decanini, Ricardo Junji, Ricardo Lobo e time Veltra, Ricardo Lumbra, Ricardo Luz, Ricardo Macuco, Ricardo Mega, Ricardo Piazza, Ricardo Rapidinho, Ricardo Santos, Ricardo Tatuí, Rick Lopes, Rick Werneck, Ricardo Martins e Wetworks, Rick e Laila Werneck, Ricky de Souza, Rico de Souza, Rip Curl, Rip Girls Tour, Risa (Centauro), Rita Rego, Roberta Borges, Roberta Castellani, Roberto, Fabio, Fernando, Augusto, Rudney, Maurício e toda a galera da Big Brands, Roberto Cardim, Roberto Damiani, Roberto Lima, Roberto Naum, Roberto Perdigão, Roberto Pierantoni, Roberto Price, Roberto Roberval Taylor, Roberto Valério (in memorian), Roberto Vieira, Roberto Daniel e Bruno Vercelli, Robson Cristiano, Rodnei Costa, Rodolfo, Ciro e Rafael da Goofy, Rodolfo Lima, Rodolfo Maia, Rodolfo Tostex, Rodrigo “Monster” Rezende, Rodrigo Dornelles, Rodrigo Koxa, Rodrigo Levy, Rodrigo Mesquita, Rodrigo Tusca, Rodrigo Vieira, Rodrigo e Mauro Ferraz, Roger Barbosa, Roger Barros, Roger Ferreira e Carlosburle.com, Rogerio Boccuzzi, Rogerio Caju, Rogério Ruiz (Associação de São Vicente), Romeu Andreatta e Alma Surf, Romuald Jeremias, Ronaldo Blumenthal, Ronaldo Gabriel Antonio, Ronaldo e Ricardo Fincatto “Lumbra”, Roni e Fábio Carrari, Ronny Zuggos, Rory Russel, Rosaldo Cavalcanti, Rosana da WBD, Rosenval Rolins, Rossiani Faustino, Rossini “Maraca”, Rub Surf Music, Rubão, Rubens Goulart, Rudá Carvalho, Rudney, Rômulo Fonseca, Salomão Moraru, Salomão Pereira, Salvador Lamas, Salvador Parisi, Samia Carolina, Sander Rio Branco Pontes, Sandra Bigio, Sandra Dias, Sandrelly Caseli, Sandro Rocha, Sandro Zarzour, Santiago “Weird” Roig, Sebastian Imiscoz, Sebastian Kornitz, Sebastian Rojas, Sergio Gadelha, Senhor Alberto Franette, Serapião, Serginho “New Advance”, Sergio Laus o homem-pororoca, Sergio Luís Ramos, Sergio Monaco, Sergio Noronha, Sergio Olas, Sergio Peixe, Sergio Richet, Sergio (Nicoboco), Shaun Tomson, Sheena (in memorian), Sidão Nias Tur, Sidão Tenucci, Silvana Lima, Silvia Nabuco, Silvia Winick, Silvinho Cornavieira, Silvio Zampol, Silvério Filho, Silvério Filho (4Iconz), South To South, Sr. Silvio Cornavieira, Star Point, Stefano Triska, Steven Allain, Sunessis Brito, Supla, Surf Prescriptions, Surf Pro.com SC, Surf Van, Surfrider Foundation Brasil, Sylvia Hartmann, Sylvio Mancusi, Sávio Carneiro, Sérgio Olas, SurfBahia.com.br (site porreta), Taiu Bueno SMF legend brazuca, Tales Dakine, Talycio Souza, Tanira Damasceno, Tanira e Andréa Guimarães, Tatiana Souza, Tatiana da Mata, Taís Almeida, Tato Lopes, Tato Sales, Teco Neco e Charles Padaratz, Tenan Surfboards, Terra (Ires Meira, Denise Alamino, Eduardo Villalba, Grace Lira, Jorge Heck, Maurício Palermo, Lilian Viana, Sofia Chen, William Miguita, Erick Jun, Claudia Solano, Aleksey), Thaís Havel, Thaís de Maresias, Thiago Bastos, Thiago Constant, Thiago Ferrão, Thiago Jacaré, Thiago Kafeijan, Thiago Lucio, Thiago Nunes, Thiago Rodrigues, Thiago e Luis Morillo Rivelli, Thiara Mandelli, Thomas Richter, Thyola, Tiago Bastos, Tiago Brant, Tiago Garcia, Tiago Garcia, Tiago Navas, Tiago Pereira Dias, Tiago Prates, Tiago Prates, Tião Maresia, Tico Cavalcanti, Tico da Town & Country, Tijolo Surfbike, Tim Piazza, Tinguinha Lima, Tininha (Lui Lui), Tio e Ushi (Paypo.com.uy), Tita Tavares, Tito Monaco, Tito Rosemberg, Tião Maresia, Tião (Split), Toló (in memorian), Tom Almeida, Tom Toledo, Toni Costa, Toninho Prada, Tony D’Andrea, Tony Fleury, Tony Kaluama, Tony Vazp & Surf Core, Totó, Tropical Brasil, Tuca Gianotti, Tulio Byte, Tulio Brandão, Tulio Koerich, Tuninho Pier, Twunay, Tânio Barreto, Tão Fonseca (Glasser), Ubatuba Surf Cam, Udson, Unipran, Uri Valadão, Valdir Vagras, Valentino Torkar, Valoir Issa Ferreira, Valter Vale, Vanderlei Deco, Vanessa Machado, Veri Freitas, Verônica Cassavia, Vibbe Bodyboard, Victor Braga, Victor Ribas, Victor Vasconcellos, Vilma e Denise da Tricats, Vinicius Garcia & Go Surf, Vinícius Santos, Vitor Froimtchuck, Vitor Ramos, Vitão (Sportv), Viviane Palladino, Ubirene “Bira” Schauffert, Udson, WG, Wagner Miguel Jeanne Pupo, Walter Garrote, Wanderley Romano, Wanessa Alves, Washington Fiapo, Washington Teixeira, Wellido Telles, Wellington Martins, Wiggolly Dantas, William Leichsenreiring, Willian de Souza, Wilson Nora, Wilson Piolho, Wilson Ribeiro, Wood Waves, Xande Avilla, Xande Teixeira, Xandi Fontes, Xandão e toda a galera do site Ondasdosul.com.br, Yara e Guaciara, Yordan Bosco, Yuri Sardenberg, Yuri Soledade, Zana “Hickel”, Zeca Scheffer (in memorian), Zecão, Zé Armando Atoll, Zé Augusto Pereira, Zé Lúcio Cardim, Zé Machado, Zé Mario (Dropz), Zé Paioli, Zé Paulo e Adriana, Zé Play, Zezão de Niterói… valeu, galera!!!
Agradecimentos