África do surf

Muito além da Copa

0

Depois do fim do verão em Florianópolis (SC), comecei a programar uma viagem para um país que tivesse ondas constantes e de língua inglesa, para poder aperfeiçoar o idioma. Decidi passar dois meses na África do Sul com minha namorada, Giovanna Marcondes.

 

Partimos na primeira quinzena de abril, um período muito bom de ondas por lá. O clima é quente e a água não é muito fria. Apesar de o país ter todos os tipos de tubarões ao longo de sua costa, em especial o famoso tubarão branco, tive a sorte de não ver nenhum neste período. Durante o auge do inverno acaba sendo mais perigoso.

 

De um modo geral, a viagem foi dos sonhos. Agora muito se fala na África do Sul devido à Copa do Mundo, isso é muito bom para o país, tanto em divulgação como também para unificar as pessoas, pois ainda existe muito preconceito e racismo por lá.

 

O povo está muito feliz, em uma vibração extraordinária, é uma explosão de alegria. O povo africano é muito alegre e valoriza os verdadeiros valores da vida.

 

Surfei muita onda boa, a costa africana é rica em ondas de qualidade. Existem os principais picos de surf, conhecidos internacionalmente, como Jeffreys Bay, mas também existem muitas outras bancadas de muita qualidade, fundos de pedra e beach breaks, além de diversos secrets em cada região.

 

Mas fica um conselho: é necessário se informar antes, pois aquela onda perfeita pode esconder uma colônia de tubarões. Fora isso o surf é tranquilo e com altas.

 

Também fizemos diversos passeios além do surf como safáris, trilhas, parques nacionais. Todo os tipos de esportes radicais. Na floresta Tsitsikamma fica localizado o maior Bungee jumping do mundo.

 

Retornamos no último final de semana (12 e 13/06), até tentamos ficar para a Copa, mas os valores ficaram exorbitantes, agora é a hora deles. Aproveitamos muito, dei sorte de pegar altas ondas praticamente todos os dias, além de secrets com os amigos, perfeito.

 

Agradeço à Giovanna pelo esforço em fazer as fotos e pela companhia; a Pousada Mares do Santinho, ao Eduardo e a TravelMate, além da Lightning Bolt – que prepara seu retorno ao mercado nacional. Estes foram os meus patrocinadores nesta barca.