Huanchaco Longboard Pro

Mullinha é vice no Peru

0

Piccolo Clemente conta com apoio da torcida local e vence em casa. Foto: Peru Surf.

Uma grande festa da enorme torcida que lotou a Playa El Elio para festejar a primeira vitória peruana na história do ASP South America Longboard Series. Com o título inédito de Piccolo Clemente conquistado sobre o paulista Danilo Rodrigo no Huanchaco Longboard Pro, o peruano largou na frente na corrida pelo troféu de campeão sul-americano e também marcou 3.500 pontos nas seletivas para o Mundial de Longboard da ASP.

O peruano Piccolo Clemente começou o sábado decisivo vingando a derrota sofrida na final do ano passado para Rodrigo Sphaier. Depois, passou por Leco Salazar e ainda derrotou outro brasileiro na bateria que fechou a etapa com nível máximo 6 estrelas que abriu a temporada mundial dos pranchões em 2011 no Peru.

“Estou muito feliz. Batalhei bastante por isso, treinei intensamente e a recompensa veio agora para este público que lotou a praia para torcer para mim hoje”, vibra Piccolo Clemente, que faturou o prêmio máximo de US$ 6 mil na vitória apertada sobre Danilo Rodrigo por 15.97 a 15.24 pontos. O vice-campeão acabou saindo do mar antes do término da final, devido a uma séria inflamação dentária, levando US$ 3 mil e 2.640 pontos.

Mesmo competindo com dores, Danilo Rodrigo, mais conhecido como Mullinha, conseguiu fazer boas apresentações no sábado de ondas menores, mas constantes e ainda perfeitas para a prática do longboard. Ele ganhou o primeiro duelo do sábado contra Geraldo Lemos, na semifinal despachou o recordista de placar do campeonato, Marcelo Freitas, fazendo bonito também na grande final contra Piccolo Clemente.

O peruano largou na frente na decisão do título, mas o brasileiro surfou a melhor onda da bateria, que valeu nota 8.17. No entanto, Piccolo Clemente somou um 8.00 com um 7.97, contra um 7.07 da segunda nota computada por Danilo Rodrigo. O paulista precisava trocar esse 7.07 por um 7.81 para vencer, mas acabou desistindo quando faltavam seis minutos para acabar o campeonato, não conseguindo mais suportar as dores no dente inflamado.

Bom para Piccolo Clemente, que contou com o apoio fervoroso da enorme torcida que compareceu na Playa El Elio para torcer para o peruano já no primeiro duelo dele no sábado. Era a revanche contra o defensor do título e atual campeão sul-americano que o derrotou na final de 2010 em Huanchaco. Rodrigo Sphaier errou, acabou cometendo uma interferência e a penalidade de computar só uma nota contra duas do adversário lhe tirou a chance do bicampeonato, com o caminho ficando livre para o peruano ir buscar a sua primeira vitória no circuito sul-americano da ASP South America.

Próximas etapas
Assim como no ano passado, além do Huanchaco Longboard Pro, duas etapas patrocinadas pela marca Pena no Brasil, realizadas pela Associação Nordestina de Surf (ANS), vão definir o campeão da temporada e os dois atletas que irão representar a América do Sul no ASP World Longboard Tour (WLT), que aponta o número um do mundo.

 

A primeira delas é o Pena Bahia International Longboard Classic com nível máximo 6 estrelas em Itacimirim, Camaçari, entre os dias 15 e 17 de julho. Na semana seguinte, de 22 a 24, tem o 3 estrelas Pena Pernambuco International Longboard Classic em Ipojuca.

 

Ranking sul-americano do ASP South America Longboard Series 2011 depois de uma etapa

 

1 Piccolo Clemente (Per) – 3.500 pontos
2 Danilo Rodrigo (Bra) – 2.640
3 Alex Leco Salazar (Bra) – 2.080
3 Marcelo Freitas (Bra) – 2.080
5 Rodrigo Sphaier (Bra) – 1.560
5 Geraldo Lemos (Bra) – 1.560

5 Daniel Gil (Arg) – 1.560
5 Yan Guimarães (Bra) – 1.560

9 Matheus S. Cunha (Bra) – 920
9 Ronald Reyes (Vnz) – 920
9 Alexsandro Abolição (Bra) – 920
9 Wenderson Biludo (Bra) – 920
13 André Luiz Deka (Bra) – 800
13 Carlos Bahia (Bra) – 800
13 Roger Barros (Bra) – 800
13 Rodnei Costa (Bra) – 800