A Austrália recuperou a medalha de ouro na quinta edição do Fiji ISA World SUP and Paddleboard Championship 2016. O país havia ganho o título por equipes nas três primeiras edições do evento, só perdendo para os EUA na edição de 2015, em Sayulita.
Os australianos apresentaram um excelente desempenho durante todo o evento, ganhando um total de 10 medalhas, incluindo a Medalha de Ouro no SUP surfe feminino, com Shakira Westdorp, na corrida de distância para homens, com Michael Booth, na corrida técnica e de distância para mulheres, com Harriet Brown, Corrida de Paddleboard para homens,com Matt Poole, e a equipe de revezamento faturou a medalha de bronze.
A Austrália fechou o ranking com uma diferença de 1000 pontos para as medalhas de prata, bronze e cobre, França, Nova Zelândia e Havaí, respectivamente.
“Nosso objetivo era levar o ouro de volta para a Austrália e nós fizemos isso”, disse Shakira Westdorp, medalhista de ouro no SUP surfe feminino. “Todo mundo representou a Austrália bem e contribuiu para os pontos da equipe. Estou orgulhoso da equipe e do que conseguimos hoje”, finaliza.
“Este é o fim de uma semana histórico de competição com o SUP levantado a novas alturas trazendo um novo conjunto padrão para o esporte. As ondas épicas de Cloudbreak e as águas cristalinas que correm entre as ilhas tropicais de Fiji foram os locais ideais para mostrar a beleza e emoção deste esporte para o mundo”, disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre. “Eu gostaria de agradecer ao turismo de Fiji e todos aqueles que tornaram este evento possível. Os locais nos receberam com suas boas vibrações, seu espiríto ‘Bula’ e deixou uma impressão duradoura sobre todos nós. Vamos deixar Fiji como embaixadores deste país, sua cultura e suas ondas incríveis”, finaliza.
Ação em Fiji – Na equipe de corrida de revezamento corrida, Kai Lenny completou uma volta extraordinária. Em sua última volta, Lenny começou na quarta posição bem atrás dos líderes, mas rapidamente se recuperou. Na reta final, ele superou o australiano Lincoln Dews e Marcus Hansen, da Nova Zelândia, para levar a medalha de ouro. A vitória premiou a equipe do Havaí com 1000 pontos, empurrando-os para a quarta posição do pódio e a medalha de cobre.
“Quando cheguei a essa última bóia eu percebi que eu estava ganhando dos caras na frente”, disse Lenny. “Eu sabia que no trecho final eu precisava para atacar. Depois de experimentar o meu primeiro Campeonato Mundial ISA, descobri que é um evento muito divertido. É especial, porque é um por todos e estamos aqui nos apoiando mutuamente. Eu fiz um compromisso para competir pela equipe do Havaí e a camaradagem tem sido incrível”, finaliza Kay.
Destaque também para Annie Reickhert, de apenas 15 anos, o mais jovem atleta no revezamento. Reickhert realizou a sua própria proca e seu desempenhou teve papel fundamental no desempenho e na medalha de ouro do Havaí.
Após a corrida de revezamento, foi a vez dos 200 metros na SUP Sprint Race. A corrida não conta pontos da equipe, mas os melhores do mundo deram tudo de si com orgulho de representarem suas nações.
Lina Augaitis, do Canadá, e Casper Steinfath, da Dinamarca, levaram as medalhas de ouro na Feminina e Masculina, tornando-se os primeiros campeões mundiais da ISA nessa modalidade.
“Eu sonhei em ganhar esta medalha de ouro todo o ano”, disse Steinfath. “Ainda estou me beliscando para ver se é real. Foi um evento histórico aqui em Fiji. O SUP é verdadeiramente um esporte global. No ano passado estávamos no México, este ano em Fiji e no próximo ano vamos para a Dinamarca, o meu país de origem. Vinaka Fiji!”, finaliza.
Resultado final por equipes
1 Austrália, medalha de ouro (11959)
2 França, Medalha de Prata (10573)
3 Nova Zelândia, Medalha de Bronze (10049)
4 Hawaii, Medalha de Cobre (10029)
5 – USA (9883)
6 – Spain (7763)
7 – South Africa (7711)
8 – Japan (6858)
9 – Peru (6670)
10 – Argentina (6214)
11 – Canada (6044)
12 – Great Britain (4609)
13 – Sweden (4326)
14 – Puerto Rico (3795)
15 – Brasil (3628)
16 – Denmark (3148)
17 – Fiji (2902)
18 – Tahiti (2713)
19 – Ireland (1905)
20 – India (1473)
21 – Switzerland (1445)
22 – Mexico (1366)
23 – Slovenia
24 – Costa Rica 730
25 – Colombia (640)
26 – Cook Islands (413)
Confira os melhores momentos do último dia: