Ibiraquera Wave Contest

Mundial de sup dá a largada

0

A última terça-feira (7/9) foi de boas ondas e todas as baterias da primeira fase do Stand Up World Tour no Mormaii Ibiraquera Wave Contest foram realizadas. 

Nas arquibancadas, a torcida logo cedo fincou uma bandeira do Brasil e em todas as baterias torciam com muita animação, incentivando os atletas na água. Ondas de 1,5 metros em média fizeram a alegria dos competidores.

Na primeira bateria do evento, o líder do Circuito Mundial Peyo Lizarazu confirmou a boa fase e passou em primeiro, seguido do americano Sean Poynter. 

Carlos Bahia, local de Maresias (SP), dominou o segundo confronto inteiro e com a vibração da torcida passou à próxima fase. O taitiano Arsene Harehoe finalizou a bateria em segundo, com Paulo Sefton e Patuarritea Laux, do Tahiti, eliminados do evento.

Na terceira disputa, a lenda do surf internacional Garrett McNamara recebeu nota 7.15 manobrando forte desde o canal e não deu mais chances de virada para seus adversários.

A segunda vaga foi para o pernambucano Robertinho Vieira. O australiano Dave Muir ficou em terceiro e o paulista Tremembé em quarto lugar.

O francês Antonie Delpero eliminou de uma só vez dois brasileiros – Luiz Saraiva e César Augusto – e segue na disputa do título com o taitiano Guillaume Bourligueux, segundo classificado.

Na quinta bateria hegemonia havaiana sobre os brasileiros novamente. Guillaume Bourligueux e Ikaika Kawai passaram à próxima fase e o evento terminou para os cariocas Jaime Rocha e Ian Vaz.

Alexandre “Magrinho” Takeo, paulista radicado em Ibiraquera, soube aproveitar melhor as ondas que quebravam a direita da Ilha do Batuta e liderou com facilidade o confronto de ponta a ponta na sétima bateria.

 

A segunda colocação foi disputada pelo havaiano Kainoa McGee e pelo francês Xabi Laffite, que levou a melhor. O brasileiro Jefferson Comaru foi eliminado na quarta colocação.

Para o delírio da torcida, no início da sétima bateria, o santista Leco Salazar assumiu o primeiro lugar com nota 8.50 – maior nota do Mormaii Ibiraquera Wave Contest 2010 até o momento – e passou para a segunda fase junto com o taitiano Tama Audibert.

Na última disputa, o campeão do Campeonato Brasileiro de sup, Kauli Seadi, alternou a liderança com o segundo colocado do ranking mundial, o jovem havaiano Kai Lenny. Na primeira onda da bateria Kauli dropou no outside e marcou 7.25 pontos. Kai Lenny esboçou uma reação, mas Kauli obteve sua segunda nota do somatório um pouco melhor e passou em primeiro.

Na decisão feminina de kitesurf, a direção de prova decidiu dar empate técnico para Caroline Freitas e Mila,  já que ambas tem suas voltas para o Rio de Janeiro agendadas para amanhã. Os homens optaram em prorrogar o prazo de espera, que era para ser finalizado hoje, e realizar as disputas com vento.

Festa oficial Na última segunda-feira, foi realizada a festa oficial do Mormaii Ibiraquera Wave Contest no Mar Del Rosa, em Imbituba (SC).

 

O fotógrafo David Nagamini esteve presente e separou alguns dos melhores momentos da animada festa. Para obter mais informações sobre o seu trabalho, acesse o site Garopaba Mídia.